Madeira

«Destruição e abandono» na Quinta do Imperador

Após uma deslocação à Freguesia do Monte, Edgar Silva, Coordenador do PCP na Ilha da Madeira, alertou para a situação de «destruição e abandono» que se encontra a Quinta do Monte, também conhecida por Quinta do Imperador, no Funchal, e criticou a política sobre o património desenvolvida pelo Governo Regional.

No local, o dirigente comunista disse que o estado em que se encontra a quinta onde viveu D. Carlos de Áustria, no início do século XX, resulta de «uma prática politicamente criminosa por parte do Governo Regional em relação ao Património da Região».

Em Janeiro de 1997, o Governo Regional aprovou uma resolução em que era incumbida a Secretaria Regional da Cultura de promover os trabalhos de manutenção e restauro do interior da Quinta, dado o seu «valor turístico e cultural».

Entretanto, os jardins da Quinta do Monte foram concessionados a um privado, que cobra a entrada, mas as casas da propriedade «estão em adiantado estado de destruição», adiantou Edgar Silva, à Lusa.

Na casa principal, disse o também deputado, «os tectos já abateram e o recheio, valiosíssimo, foi roubado». «Isto não é só desolador, é uma prática politicamente criminosa», concluiu.

A Quinta do Monte foi construída no primeiro quartel do século XIX, por James Gordon. Nela ficaram hospedadas várias personalidades ilustres da época.



Mais artigos de: Nacional

CDU apresenta propostas em Coimbra

Com o agravamento da crise, o aumento do desemprego, os baixos salários, a precariedade, a crescente incapacidade do cumprimento do pagamento das rendas e consequente despejo, estão a aumentar, em Coimbra, os pedidos de habitação municipal.

Contra encerramento de escolas

O Governo do PS quer encerrar as escolas do ensino básico com menos de 21 alunos, uma medida contestada pelas câmaras municipais de Castro Verde e de Santiago do Cacém.

Normativo «politicamente morto»

Na última Assembleia Metropolitana do Porto foi discutida, por proposta da CDU, a implementação de portagens nas SCUT, de modo a que aquele órgão se «posicione politicamente em defesa dos interesses das populações e utentes», assim como do «desenvolvimento económico e social».

Perguntas pertinentes

O Grupo Municipal de «Os Verdes», através da deputada municipal Cláudia Madeira, entregou, há dias, na Assembleia Municipal de Lisboa um requerimento sobre o encerramento da Biblioteca Municipal de Alvalade e a sede da Junta de Freguesia de Alvalade. A Biblioteca de Alvalade...

Parem o <i>SATU-O</i>!

De acordo com o último Relatório e Contas da empresa que gere o SATU-O (empresa mista que a Câmara de Oeiras tem 51 por cento do capital e a Teixeira Duarte os restantes 49 por cento), verificou-se que o prejuízo em 2009 pelo «elevador deitado», que continua a subir e a descer...

Rendeiros admitem novas formas de luta

A Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal admitiu, quinta-feira, a possibilidade de recorrer a diversas formas de luta face à recusa da administração da Herdade da Comporta em manter os contratos de arrendamento rural, com centenas de rendeiros. «Estamos muito...

Em defesa da Ponte de Constância

Está a circular na Internet (www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2731) um abaixo-assinado contra o encerramento constante, para peritagens, da Ponte de Constância. «A Ponte não pode ser encerrada cada vez que se lembram de fazer peritagens, devem é ser reavaliados todos os processos e...

Trabalhar em Alta Velocidade

No âmbito da construção do troço Poceirão-Caia em Alta Velocidade, o presidente, o vice-presidente e alguns técnicos da Câmara Municipal de Vendas Novas receberam, quinta-feira, representantes da RAVE/REFER e da sociedade ELOS - Ligações de Alta Velocidade,...