Concurso de professores

PS persiste no erro

Depois de ter visto rejeitado pelo PS o agendamento e votação de um projecto de lei destinado a impedir que os resultados da avaliação de desempenho interfiram no concurso de colocação de professores – tendo em conta a própria natureza aleatória de como o processo de avaliação decorreu -, o PCP voltou ao tema marcando um debate de actualidade que dominou a sessão plenária de sexta-feira da passada semana.
Nele sobressaiu o desafio ao PS para que compreenda a urgência de emendar a mão, tal como aliás já fez no concurso de 2009/10, e não aplique os resultados da avaliação para efeito de colocação de professores.
É que, como lembrou Miguel Tiago, na aplicação do actual modelo de avaliação aconteceu de tudo, desde professores com aulas observadas até aos que as não tiveram, passando pelos que nem sequer foram avaliados.
Dito de outro modo, «foram avaliados em condições diversas e sob regras distintas», lembrou o deputado comunista, pondo em evidência a injustiça que é serem agora confrontados com uma forma de seriação que ignora essa realidade.
A bancada do PS voltou a refugiar-se em argumentos falaciosos, como seja o de que o PCP está contra a avaliação, para assim continuar a negar uma solução justa para os problemas que se colocam com o actual modelo. E reiterou velhas posições que mereceram a mais viva contestação dos professores e suas organizações representativas, contrariando o que afirmara mais recentemente aos sindicatos quando estes foram recebidos no Parlamento.


Mais artigos de: Assembleia da República

Ceder ao capital

O PCP vai opor-se com todas as suas forças às privatizações que o Governo quer levar a cabo no quadro do PEC.

Silêncio desrespeitador

O ex-administrador da PT Rui Pedro Soares recusou-se no dia 21 a responder às perguntas dos deputados na comissão de inquérito ao envolvimento do Governo na compra da TVI pela PT alegando a sua qualidade de arguido num processo judicial.A atitude deste ex-responsável da PT - constituído arguido sob a acusação de...

Privatizações podem ser derrotadas

«Os resultados das privatizações estão aí expressos numa profunda recessão económica, numa crescente dependência face ao exterior, nos graves défices estruturais que amarram Portugal à cauda dos indicadores de desenvolvimento económico e social no quadro europeu», afirmou o Secretário-geral do PCP, num balanço demolidor...

Restituir gestão ao poder local

O PCP defende o termo do regime de excepção existente no Parque das Nações e a reposição deste território no âmbito da gestão existente para o todo nacional.Foi esta a posição assumida pelo presidente do Grupo Parlamentar do PCP no debate suscitado por uma petição solicitando a criação de uma nova freguesia - Parque das...

Cumpra-se a Constituição!

«É tempo de retomar e cumprir Abril, é tempo de respeitar, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República e não de pensar na sua subversão». Este foi o sentido mais profundo das palavras proferidas pelo deputado comunista José Soeiro na sessão solene com a qual a Assembleia da Repúblicas assinalou o 36.º aniversário...

Aberto novo processo legislativo

Foram aprovados na generalidade, baixando à comissão, os diplomas sobre combate à corrupção apresentados pelo PS, PCP e BE.