Até à Festa do Avante!

500 acções contra o PEC

O PCP realizou anteontem a primeira de 500 acções, com o objectivo de mobilizar contra o PEC do Governo e afirmar a necessidade da ruptura e da mudança.

O PCP mobiliza os trabalhadores para a luta

Esta iniciativa nacional foi decidida na última reunião do Comité Central, prolonga-se até à Festa do Avante! e terá expressão, por todo o País, incluindo comícios, desfiles, tribunas públicas e outras acções de rua. Numa nota de imprensa emitida segunda-feira, o PCP destaca que esta iniciativa é «inseparável da necessária contribuição que o PCP dará para o desenvolvimento da luta de massas contra o PEC, a começar pela grande jornada de luta que será o próximo 1.º de Maio».
Na nota, realça-se ainda que o «agravamento da situação económica e social e a perspectiva de uma nova ofensiva contra os direitos dos trabalhadores, onde as medidas previstas no PEC assumem um papel central, reclamam uma intensificação da iniciativa e acção partidárias». Esta terá de estar voltada para o esclarecimento dos trabalhadores e das populações sobre os objectivos do Governo e para a mobilização para a luta contra todas e cada uma das medidas que foram anunciadas. Será também o momento para afirmar a necessidade de uma ruptura com a política de direita e de uma mudança na vida nacional.
A iniciativa começou anteontem, com o debate, em Lisboa, sobre as questões da pobreza. Amanhã, o PCP promove uma audição pública, no Parlamento, em torno das privatizações, e na terça-feira tem lugar, em Braga, a primeira acção de rua, uma tribuna pública. Em todas estas iniciativas participa Jerónimo de Sousa.

Alterar os fundamentos

No seminário de anteontem sobre pobreza e exclusão social, Jerónimo de Sousa lembrou que os comunistas, que se batem pela melhoria das respostas que atenuem o sofrimento humano, não alimentam ilusões acerca das «respostas parciais que não alteram os fundamentos do sistema de exploração e as políticas que produzem a pobreza». Assim, o «grande desafio que permanece no horizonte dos que assumem como objectivo a erradicação da pobreza é a luta pela afirmação de uma alternativa política que promova a implementação de um modelo de desenvolvimento económico e social alternativo, que coloque o homem e a satisfação das suas necessidades como objectivo central e razão de ser da sua existência e funcionamento».
O Secretário-geral realçou que hoje «muitos dos novos pobres são trabalhadores com baixíssimos salários e em permanente rotação entre um emprego precário e longos períodos de desemprego». A aumentar está também a «pobreza envergonhada», que entre as suas causas principais tem o desemprego, a precariedade e o endividamento crescente das famílias. A exploração crescente dos imigrantes em situação ilegal e a situação de famílias monoparentais, em particular nas comunidades africanas, aumentam esta «face oculta da pobreza».
O dirigente comunista alertou para os perigos da transferência, em curso, das funções sociais do Estado para outras entidades. Dada a impossibilidade de muitas delas responderem aos problemas, alertou, «cresce e alarga-se o espaço de negócio para a iniciativa privada em diversos domínios da área social».
Antes de Jerónimo de Sousa, intervieram quase duas dezenas de participantes, entre os quais Fernanda Mateus, membro da Comissão Política; Paulo Lóia, Carlos Carvalhas e Edgar Silva, do Comité Central; Jorge Machado, deputado do Partido; e a socióloga Inês Fontinha. Os trabalhos foram dirigidos por Paulo Raimundo, da Comissão Política.


Mais artigos de: PCP

Um Partido vivo e actuante

Ao mesmo tempo que leva a cabo uma intensa acção política, de denúncia da política de direita e afirmação das suas propostas de ruptura e mudança, o PCP avança a passos largos no reforço da sua organização e intervenção: neste fim-de-semana, em que teve lugar o IX Congresso da Organização da Região Autónoma dos Açores do PCP, no qual participou Jerónimo de Sousa, realizaram-se muitas outras assembleias de organizações partidárias.

Reforçar a organização e a luta

No fim-de-semana, várias organizações do Partido realizaram as suas assembleias: de concelhias a sectores de empresas, passando por células e organizações de freguesia, por todo o lado o Partido se reforça e, com ele, a luta dos trabalhadores e das populações.

Mais perto dos trabalhadores

Os problemas dos trabalhadores das telecomunicações estiveram em discussão na III Assembleia da célula dos comunistas que trabalham neste sector no distrito de Lisboa, realizada no sábado. O trabalho precário, a desvalorização dos salários praticada em algumas empresas e o forte ataque aos direitos foram alguns dos temas...

Compreender quem somos e como lutamos

O PCP está a assinalar o 25.º aniversário da edição de O Partido com Paredes de Vidro, obra fundamental de Álvaro Cunhal que mantém, hoje, toda a actualidade.

Decidir para intervir

Também em Espinho, a organização concelhia do Partido realizou este fim-de-semana, a sua assembleia. Esteve presente Carlos Gonçalves, da Comissão Política e responsável pela Organização Regional de Aveiro do PCP, que fez a intervenção de encerramento. Chamando a atenção para a Resolução Política aprovada, o dirigente...

<i>Artigo 38.º</i>

«O Estado assegura a liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder político e o poder económico.» in Constituição da República Portuguesa.Não é de espantar a forma como a comunicação social – propriedade de alguns dos mais poderosos grupos económicos a actuar em Portugal – trata o PCP,...

Comunicação social em debate

O PCP promove hoje, às 18 horas, na Casa da Imprensa, em Lisboa, um debate sobre «Propriedade dos media, direitos dos jornalistas e democracia», em que participam José Casanova, do Comité Central do PCP e director do Avante!; Fernando Correia, professor e investigador de Ciências da Comunicação; e Vasco Cardoso, da...

PCP recebe PCE

O PCP recebeu, segunda-feira, uma delegação do Partido Comunista de Espanha, encabeçada pelo seu secretário-geral Jose Luis Centella, recentemente eleito para o cargo. Como afirmou, à comunicação social, Jerónimo de Sousa, o encontro serviu para trocar opiniões sobre a situação que se vive nos dois países e para...

Encontro sobre Lénine

Realizou-se no sábado passado, na sede da Soeiro Pereira Gomes, um encontro sobre a actualidade da obra de Lénine, em que participaram cerca de 200 quadros do Partido, vindos de todo o País. Durante o encontro, dirigido por Luísa Araújo, do Secretariado do Comité Central, vários intervenientes abordaram diversas...

Faleceu Catarina Rafael

Faleceu, no dia 15 de Abril, com 92 anos, Catarina Machado Rafael. Nascida em Vale de Vargo, em 1917, de uma família de pequenos comerciantes, aderiu ao PCP no início da década de 40 do século passado, tendo passado à clandestinidade em 1947. Deste essa data e até 1973 assegurou, com o seu companheiro Joaquim Rafael, o...

PCP assinala 120 anos de Maio

No dia 28 de Abril, quarta-feira, às 17.30 horas, na Casa do Alentejo em Lisboa, o PCP realiza uma sessão pública, denominada 1.º de Maio – 120 Anos Contra a Exploração, Pelos Direitos dos Trabalhadores, Pelo Progresso Social, que será dirigida por Paulo Raimundo e que contará com intervenções de José Ernesto Cartaxo,...

Porta-voz das populações

Os deputados comunistas ao Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo e João Ferreira, estiveram nos distritos de Coimbra e Aveiro e levarão os problemas das suas populações às instâncias comunitárias.