Decidir para intervir

Também em Espinho, a organização concelhia do Partido realizou este fim-de-semana, a sua assembleia. Esteve presente Carlos Gonçalves, da Comissão Política e responsável pela Organização Regional de Aveiro do PCP, que fez a intervenção de encerramento.
Chamando a atenção para a Resolução Política aprovada, o dirigente comunista destacou a importância do reforço da organização do Partido. Assim, há que dar especial atenção ao recrutamento, à formação ideológica, à difusão do Avante! e de O Militante e à criação e dinamização de células de empresa. A divulgação dos pontos de vista, propostas e actividades do Partido é também uma preocupação, devendo-se dar especial atenção ao boletim concelhio e ao sítio na Internet. No debate foi destacado o trabalho muito positivo dos eleitos nas listas da CDU na Assembleia Municipal e nas freguesias.
No domingo, em Mangualde, teve lugar a II Assembleia daquela organização concelhia do PCP. Ao mesmo tempo que traçaram um balanço da actividade partidária dos últimos anos, os comunistas chamaram a atenção para a situação que se vive no concelho, com especial destaque para a PSA Peugeot-Citroen e para a política da nova maioria municipal, do PS. Relativamente aos avanços na organização do Partido, foi destacado o aumento de 50 por cento do número de militantes em quatro anos e a franca melhoria verificada ao nível da organização e estrutura partidária. Mais atrasadas estão a recolha de fundos e a difusão da imprensa.
A Comissão Concelhia eleita ficou composta por 12 membros, dois dos quais são mulheres. Não reflectindo o peso das mulheres na organização, isto representa um avanço significativo, dado que a anterior direcção não tinha qualquer mulher. A encerrar, João Abreu, do Comité Central e responsável pela Organização Regional de Viseu, centrou-se no papel do PCP, da sua organização e actividade, destacando a importância da ligação do Partido aos problemas das populações e, sobretudo, dos trabalhadores nas empresas e locais de trabalho.
Na véspera, os comunistas de Óbidos aprovaram, na sua assembleia de organização, as linhas fundamentais para o reforço do Partido no concelho. Aliás, as responsabilidades acrescidas resultantes da eleição para a Assembleia Municipal e duas assembleias de freguesia, impõem, segundo os comunistas, o reforço da organização do Partido e da sua capacidade de intervenção. Ficou decidida a criação de um organismo para o acompanhamento do trabalha autárquico e de organismos em algumas freguesias. O recrutamento de novos militantes e o aumento da divulgação da imprensa do Partido merecem também uma especial atenção na resolução política aprovada.
A organização de freguesia de Palmela realizou igualmente a sua assembleia no sábado. No centro das preocupações dos comunistas locais está uma mais efectiva ligação do Partido aos militantes, a intervenção sobre os problemas que afectam os trabalhadores e a população da freguesia e a mobilização para a luta. Esteve presente Nuno Costa, do Comité Central.


Mais artigos de: PCP

Um Partido vivo e actuante

Ao mesmo tempo que leva a cabo uma intensa acção política, de denúncia da política de direita e afirmação das suas propostas de ruptura e mudança, o PCP avança a passos largos no reforço da sua organização e intervenção: neste fim-de-semana, em que teve lugar o IX Congresso da Organização da Região Autónoma dos Açores do PCP, no qual participou Jerónimo de Sousa, realizaram-se muitas outras assembleias de organizações partidárias.

Reforçar a organização e a luta

No fim-de-semana, várias organizações do Partido realizaram as suas assembleias: de concelhias a sectores de empresas, passando por células e organizações de freguesia, por todo o lado o Partido se reforça e, com ele, a luta dos trabalhadores e das populações.

Mais perto dos trabalhadores

Os problemas dos trabalhadores das telecomunicações estiveram em discussão na III Assembleia da célula dos comunistas que trabalham neste sector no distrito de Lisboa, realizada no sábado. O trabalho precário, a desvalorização dos salários praticada em algumas empresas e o forte ataque aos direitos foram alguns dos temas...

Compreender quem somos e como lutamos

O PCP está a assinalar o 25.º aniversário da edição de O Partido com Paredes de Vidro, obra fundamental de Álvaro Cunhal que mantém, hoje, toda a actualidade.

500 acções contra o PEC

O PCP realizou anteontem a primeira de 500 acções, com o objectivo de mobilizar contra o PEC do Governo e afirmar a necessidade da ruptura e da mudança.

<i>Artigo 38.º</i>

«O Estado assegura a liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder político e o poder económico.» in Constituição da República Portuguesa.Não é de espantar a forma como a comunicação social – propriedade de alguns dos mais poderosos grupos económicos a actuar em Portugal – trata o PCP,...

Comunicação social em debate

O PCP promove hoje, às 18 horas, na Casa da Imprensa, em Lisboa, um debate sobre «Propriedade dos media, direitos dos jornalistas e democracia», em que participam José Casanova, do Comité Central do PCP e director do Avante!; Fernando Correia, professor e investigador de Ciências da Comunicação; e Vasco Cardoso, da...

PCP recebe PCE

O PCP recebeu, segunda-feira, uma delegação do Partido Comunista de Espanha, encabeçada pelo seu secretário-geral Jose Luis Centella, recentemente eleito para o cargo. Como afirmou, à comunicação social, Jerónimo de Sousa, o encontro serviu para trocar opiniões sobre a situação que se vive nos dois países e para...

Encontro sobre Lénine

Realizou-se no sábado passado, na sede da Soeiro Pereira Gomes, um encontro sobre a actualidade da obra de Lénine, em que participaram cerca de 200 quadros do Partido, vindos de todo o País. Durante o encontro, dirigido por Luísa Araújo, do Secretariado do Comité Central, vários intervenientes abordaram diversas...

Faleceu Catarina Rafael

Faleceu, no dia 15 de Abril, com 92 anos, Catarina Machado Rafael. Nascida em Vale de Vargo, em 1917, de uma família de pequenos comerciantes, aderiu ao PCP no início da década de 40 do século passado, tendo passado à clandestinidade em 1947. Deste essa data e até 1973 assegurou, com o seu companheiro Joaquim Rafael, o...

PCP assinala 120 anos de Maio

No dia 28 de Abril, quarta-feira, às 17.30 horas, na Casa do Alentejo em Lisboa, o PCP realiza uma sessão pública, denominada 1.º de Maio – 120 Anos Contra a Exploração, Pelos Direitos dos Trabalhadores, Pelo Progresso Social, que será dirigida por Paulo Raimundo e que contará com intervenções de José Ernesto Cartaxo,...

Porta-voz das populações

Os deputados comunistas ao Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo e João Ferreira, estiveram nos distritos de Coimbra e Aveiro e levarão os problemas das suas populações às instâncias comunitárias.