Deputados comunistas no PE

Porta-voz das populações

Os deputados comunistas ao Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo e João Ferreira, estiveram nos distritos de Coimbra e Aveiro e levarão os problemas das suas populações às instâncias comunitárias.

O contacto directo com as pessoas é prática corrente dos eleitos do PCP

Ilda Figueiredo, no âmbito de uma visita ao distrito de Coimbra, na semana passada (juntamente com o outro deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Ferreira) contactou com os trabalhadores da Poceram e com os seus representantes à porta do Tribunal de Coimbra, onde decorria a assembleia de credores da empresa. Na ocasião, a parlamentar comunista manifestou a sua solidariedade para com aqueles trabalhadores, comprometendo-se ainda a levantar aquela escandalosa situação no Parlamento Europeu. Mas, destacou, a unidade e luta dos trabalhadores é o caminho mais seguro para a justa resolução do problema.
Com 153 trabalhadores, a Poceram é mais uma empresa cerâmica a declarar falência no concelho de Coimbra, com contornos pouco claros, como o Avante! informou há duas semanas. Ao tomar conhecimento da entrega das instalações a uma entidade bancária – que fez com que a empresa passasse a pagar quase 50 mil euros por mês por algo que antes era seu – Ilda Figueiredo garantiu que exigirá uma investigação de todo o processo e o pagamento de todos os direitos aos trabalhadores.
Ilda Figueiredo visitou ainda o Centro de Tratamento de Correio do Centro, em Taveiro. Nos contactos mantidos com a administração e com os trabalhadores, a deputada pôde manifestar a preocupação do PCP com o processo de liberalização do sector dos correios e com a privatização dos CTT.
De visita à Serra do Buçaco, onde contactaram a população local, Ilda Figueiredo e João Ferreira ficaram a conhecer mais de perto os problemas relacionados com a doença do nemátodo do pinheiro, que já levou ao corte de importantes áreas de pinhal. Os deputados levantarão a questão no Parlamento Europeu no sentido de exigir a recuperação e reflorestação que recuperem a zona e apoiem os produtores florestais.
Na Figueira da Foz, João Ferreira encontrou-se com pescadores e com responsáveis do porto de pesca e do Clube Náutico, onde ficou a conhecer os problemas que prejudicam a actividade piscatória e colocam em causa o seu desenvolvimento.

Obras que tardam

No sábado, no âmbito da visita dos deputados do Parlamento Europeu ao distrito de Aveiro, João Ferreira visitou a localidade da Marinha, em Ovar, a convite da Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro/ALDA. No contacto com os agricultores, o deputado pôde constatar que nada foi feito ainda para minimizar as consequências das cheias que submergiram a localidade em Fevereiro.
Fruto das obras de desassoreamento do porto de Aveiro, as águas continuam a invadir regularmente os campos agrícolas, chegando frequentemente às casas e às vacarias. Os agricultores, no encontro realizado com o deputado comunista, colocaram a urgência do reforço dos diques, num momento em que se preparam as sementeiras da primavera.
Presente no encontro, Miguel Viegas, eleito do PCP na Assembleia Municipal de Ovar, que exortou os presentes a participarem na próxima sessão daquele órgão, que se realiza hoje. Em sua opinião, a situação é grave: por um lado a Câmara demite-se perante a necessidade de intervir na questão da protecção dos terrenos e do reforço das barreiras de retenção, «empurrando» a responsabilidade para o Polis; por outro, o Polis afirma que não planeia nenhuma intervenção para aquele local. Assim, é fundamental que a população se faça ouvir!


Mais artigos de: PCP

Um Partido vivo e actuante

Ao mesmo tempo que leva a cabo uma intensa acção política, de denúncia da política de direita e afirmação das suas propostas de ruptura e mudança, o PCP avança a passos largos no reforço da sua organização e intervenção: neste fim-de-semana, em que teve lugar o IX Congresso da Organização da Região Autónoma dos Açores do PCP, no qual participou Jerónimo de Sousa, realizaram-se muitas outras assembleias de organizações partidárias.

Reforçar a organização e a luta

No fim-de-semana, várias organizações do Partido realizaram as suas assembleias: de concelhias a sectores de empresas, passando por células e organizações de freguesia, por todo o lado o Partido se reforça e, com ele, a luta dos trabalhadores e das populações.

Mais perto dos trabalhadores

Os problemas dos trabalhadores das telecomunicações estiveram em discussão na III Assembleia da célula dos comunistas que trabalham neste sector no distrito de Lisboa, realizada no sábado. O trabalho precário, a desvalorização dos salários praticada em algumas empresas e o forte ataque aos direitos foram alguns dos temas...

Compreender quem somos e como lutamos

O PCP está a assinalar o 25.º aniversário da edição de O Partido com Paredes de Vidro, obra fundamental de Álvaro Cunhal que mantém, hoje, toda a actualidade.

Decidir para intervir

Também em Espinho, a organização concelhia do Partido realizou este fim-de-semana, a sua assembleia. Esteve presente Carlos Gonçalves, da Comissão Política e responsável pela Organização Regional de Aveiro do PCP, que fez a intervenção de encerramento. Chamando a atenção para a Resolução Política aprovada, o dirigente...

500 acções contra o PEC

O PCP realizou anteontem a primeira de 500 acções, com o objectivo de mobilizar contra o PEC do Governo e afirmar a necessidade da ruptura e da mudança.

<i>Artigo 38.º</i>

«O Estado assegura a liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder político e o poder económico.» in Constituição da República Portuguesa.Não é de espantar a forma como a comunicação social – propriedade de alguns dos mais poderosos grupos económicos a actuar em Portugal – trata o PCP,...

Comunicação social em debate

O PCP promove hoje, às 18 horas, na Casa da Imprensa, em Lisboa, um debate sobre «Propriedade dos media, direitos dos jornalistas e democracia», em que participam José Casanova, do Comité Central do PCP e director do Avante!; Fernando Correia, professor e investigador de Ciências da Comunicação; e Vasco Cardoso, da...

PCP recebe PCE

O PCP recebeu, segunda-feira, uma delegação do Partido Comunista de Espanha, encabeçada pelo seu secretário-geral Jose Luis Centella, recentemente eleito para o cargo. Como afirmou, à comunicação social, Jerónimo de Sousa, o encontro serviu para trocar opiniões sobre a situação que se vive nos dois países e para...

Encontro sobre Lénine

Realizou-se no sábado passado, na sede da Soeiro Pereira Gomes, um encontro sobre a actualidade da obra de Lénine, em que participaram cerca de 200 quadros do Partido, vindos de todo o País. Durante o encontro, dirigido por Luísa Araújo, do Secretariado do Comité Central, vários intervenientes abordaram diversas...

Faleceu Catarina Rafael

Faleceu, no dia 15 de Abril, com 92 anos, Catarina Machado Rafael. Nascida em Vale de Vargo, em 1917, de uma família de pequenos comerciantes, aderiu ao PCP no início da década de 40 do século passado, tendo passado à clandestinidade em 1947. Deste essa data e até 1973 assegurou, com o seu companheiro Joaquim Rafael, o...

PCP assinala 120 anos de Maio

No dia 28 de Abril, quarta-feira, às 17.30 horas, na Casa do Alentejo em Lisboa, o PCP realiza uma sessão pública, denominada 1.º de Maio – 120 Anos Contra a Exploração, Pelos Direitos dos Trabalhadores, Pelo Progresso Social, que será dirigida por Paulo Raimundo e que contará com intervenções de José Ernesto Cartaxo,...