Menos investimento em PIDDAC

Desenvolvimento adiado

Na proposta de Orçamento de Estado para 2010, o Governo prevê uma vez mais a redução, e de forma significativa, do investimento público, desperdiçando assim mais uma oportunidade para promover o desenvolvimento das regiões do País.

A nível nacional, o PIDDAC sofre um corte de de 24 por cento

As organizações do Partido estão a reagir à proposta de Orçamento de Estado, nomeadamente no que ao investimento público diz respeito. Em nota de dia 3, a Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP destaca o corte de mais de 80 por cento no investimento no distrito face a 2009 – para um corte de 25 por cento a nível nacional.
Para os comunistas, esta proposta «acentua o abandono a que pretende votar o distrito». A agravar ainda mais esse abandono está o «manifestamente baixo» índice de execução dos PIDDAC's anteriores. Em falta continuam projectos importantes como o Hospital do Seixal, os centros de saúde, as instalações para as forças de segurança, os pavilhões desportivos para as escolas.
Um «verdadeiro desastre» é como a Direcção da Organização Regional de Beja do PCP considera a proposta de plano de investimentos para o distrito. Previstos para o distrito estão menos de 4,5 milhões de euros, contra os mais de 71,5 milhões do ano anterior. Em 2005, foram inscritos mais de 134 milhões de euros.
Para além de, mais uma vez, não haver «um cêntimo» inscrito para fazer face à componente nacional dos investimentos de Alqueva, também não está previsto o lançamento de obras para o desenvolvimento do plano rodoviário.
No distrito de Évora, o corte nos investimentos previstos no PIDDAC é de 35 por cento, denunciam os comunistas locais. Em nota à imprensa, a Direcção da Organização Regional de Évora denuncia ainda o facto de quatro dos 14 concelhos do distrito (Mora, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Viana do Alentejo) não terem inscrita qualquer verba – no caso de Mora pelo quarto ano consecutivo.
Em Portalegre, a situação não é melhor, antes pelo contrário: o corte no PIDDAC ascende a 67 por cento em relação a 2009, passando, assim, de 0,68 para 0,1 do total nacional. Também neste distrito, como denunciou a Direcção da Organização Regional do Partido, numa conferência de imprensa realizada no dia 2, sete dos 15 concelhos não terem qualquer verba inscrita. Nos casos de Arronches e Fronteira, verifica-se esta situação pelos quarto e terceiro ano consecutivos, respectivamente.
Mais a norte, em Braga, o PCP também faz uma apreciação negativa da proposta. Relativamente ao ano passado, o investimento no distrito sofre um corte de 68 milhões de euros. A isto se soma o baixo grau de execução dos anteriores planos de investimento, acusa a Direcção da Organização Regional de Braga do PCP. A agravar a situação, regista-se que 50 por cento do total do investimento está associado a um só projecto – o Instituto Ibérico de Nanotecnologia. Para os restantes projectos sobram apenas 16 milhões.
Em Bragança, fala-se em «afronta e humilhação». Para este distrito, flagelado já pela desertificação, está previsto pouco mais de um milhão de euros. O corte é de uns expressivos 98,6 por cento. A situação do distrito, considera a Direcção da Organização Regional do Partido, «exige um forte investimento público e uma política clara de desenvolvimento do todo nacional».


Mais artigos de: PCP

Exigência de ruptura

A finalizar, no sábado, o seminário promovido pelo PCP sobre «dez anos de política de direita», Jerónimo de Sousa garantiu que há alternativas capazes de assegurar a construção de um Portugal «mais justo, mais solidário e mais desenvolvido».

Sempre ao lado dos trabalhadores

É para o contacto directo com os trabalhadores nas empresas que está a ser direccionada grande parte das acções da campanha nacional Com o PCP – Lutar contra as injustiças, exigir uma vida melhor.

Enfrentar a exploração na <i>PSA</i>

A célula do PCP da PSA Peugeot/Citroen, de Mangualde, distribuiu na manhã de dia 5 um comunicado aos trabalhadores da empresa onde denuncia o aumento da exploração na empresa. Na base da acusação está o «acordo de traição» cozinhado com a ex-Comissão de Trabalhadores para obrigar os operários a submeter-se a um «injusto...

Continuar a avançar

Realizou-se no sábado, no auditório da Biblioteca Municipal de Alpiarça, a 13.ª Assembleia da Organização Concelhia do PCP. O espaço foi pequeno para albergar os 127 participantes e os muitos convidados que ali fizeram questão de comparecer. No debate travado, os militantes comunistas avaliaram o balanço da actividade...

Intervir melhor em Aveiro

Sob a consigna Organizar, intervir, construir!, realizou-se no sábado, dia 6, a 10.ª Assembleia da Organização Concelhia de Aveiro do PCP, realizada no auditório da biblioteca municipal. Foi discutida – e aprovada por unanimidade – a Resolução Política e eleita a nova Comissão Concelhia, que dirigirá a acção do Partido...

Organizações prestam contas

EPALDando seguimento à decisão do Comité Central, que aponta para a realização das assembleias de todas as organizações de base no primeiro semestre do ano, a célula da Empresa Pública de Água de Lisboa/EPAL realizou a sua 5.ª assembleia, no sábado, no Centro de Trabalho Vitória. Participaram 15 militantes. No debate,...

Defender direitos

A célula do PCP na Higiene Pública, Empresa Municipal (HPEM), de Sintra, está contra a decisão de privatizar os serviços de varrição ao consórcio SUMA/TRIU, aprovada, entretanto, pelo conselho de administração da empresa, com o voto contra do representante da CDU. Em comunicado da célula, os comunistas consideram a...

<i>Avante!</i> faz 79 anos

É só no próximo dia 15 que se assinala o 79.º aniversário do Avante!, mas as comemorações já começaram. No dia 4, na Marinha Grande, cerca de cinquenta pessoas participaram num debate sobre a importância da imprensa do Partido, tanto nos tempos da luta clandestina quer na actualidade. Na ocasião, Gustavo Carneiro, da...

PS, PSD e PP chumbam plano de emergência

O Plano de Emergência para o Distrito de Castelo Branco, apresentado pelo PCP, foi chumbado na Assembleia da República no passado dia 5. Como era de esperar, o PS votou contra, a que se somou a abstenção do PSD e do CDS-PP. Em nota enviada à imprensa, a Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do Partido...

Lutar vale a pena!

A Direcção da Organização Regional de Braga do PCP emitiu uma nota, no dia 4, na qual comenta o anunciado acordo entre a Administração Regional de Saúde do Norte e o Grupo Mello. Este acordo terá levado à reposição dos serviços de Nefrologia, Infecciologia, Imunoalergologia e Reumatologia daquele hospital, que haviam...

Reforçar o Partido na luta

A VII Assembleia da Organização Concelhia de Sintra, realizada sábado, em Queluz, importantes medidas de direcção e organização. O objectivo é reforçar o colectivo e a sua influência na luta dos trabalhadores e das populações.

A terra a quem a trabalha!

O PCP está a assinalar os 35 anos da Reforma Agrária, «acontecimento inspirador, nos dias de hoje, da necessária ruptura com a política de direita». No dia 17 Jerónimo de Sousa estará em Montemor-o-Novo a evocá-la.