Debate no Porto

Afirmar o Partido e o seu projecto

O segundo debate preparatório da Assembleia da Organização Regional do Porto do PCP, marcada para 13 de Fevereiro, foi realizado no Centro de Trabalho da Boavista, no passado dia 21. À semelhança do primeiro, contou com a presença de muitos militantes do Partido e com uma participação muito activa. Com o tema Luta ide­o­ló­gicaco­mu­ni­cação so­cial, men­sagem, imagem do Par­tido, o debate teve a participação de José Casanova, membro do Comité Central e director do Avante!, a quem coube proferir as intervenções de abertura e encerramento.
Um dos primeiros temas a ser abordado, e que com as intervenções seguintes se confirmou como um dos que mais incomoda os militantes comunistas, foi o tratamento dado pelos grandes meios de comunicação social ao trabalho, às propostas e ao projecto do PCP. Para José Casanova é claro que, sendo o grande capital proprietário desses grandes meios de informação, o PCP, a ideologia comunista, é alvo de «diabolização e criminalização», porque é precisamente o PCP a ameaça concreta aos interesses desse grande capital.
O director do Avante! referiu-se não só à omissão, mas também à deturpação, e muitas vezes à «pura mentira», usadas frequentemente para, por exemplo, «justificar medidas que acentuam a exploração». Para este dirigente comunista, a «opinião pública» é a «opinião muitas vezes publicada e por muitos órgãos de comunicação social», referindo-se ao tratamento semelhante dado por todos esses órgãos a determinadas notícias, que não são mais do que manifestações de interesses do grande capital. Em seguida, exemplificou com os ataques aos serviços públicos, a defesa generalizada da «contenção salarial», a diminuição da despesa pública, entre outros.
O reconhecimento desta ofensiva foi transversal em todas as intervenções no debate, tendo muitos militantes referido a importância da formação ideológica para a transmissão do projecto e das propostas dos comunistas. Já o Avante! e O Mi­li­tante foram referidos como as grandes ferramentas ao dispor do PCP. Como lembrou José Casanova, no Avante! lêem-se notícias que, por muito que se procure nos outros todos, «não se lêem em mais nenhum». Além disso, a opinião dos comunistas sai nos seus órgãos de imprensa. Daí a importância de reforçar a divulgação e venda de ambos. José Casanova sublinhou ainda que a ligação do Partido às massas é o principal veículo de difusão da verdadeira mensagem e da verdadeira imagem do Partido. Também a Festa do Avante! foi referida por aquele dirigente comunista como tendo uma grande importância como demonstração do PCP e dos seus ideais.


Mais artigos de: PCP

A mudança será imposta pela luta

Desde segunda-feira que as organizações do Partido estão na rua, em centenas de distribuições e contactos, a levar a cabo a campanha nacional Com o PCP – Lutar contra as in­jus­tiças. Exigir uma vida me­lhor, . O arranque foi no sábado, numa sessão pública, em Tomar, de solidariedade com os trabalhadores com graves problemas sociais, que contou com a participação de Jerónimo de Sousa.

Livros de resistência e revolução

Em vésperas do lançamento do primeiro título da sua nova colecção, o director das Edições Avante!, Francisco Melo, revela um pouco do conteúdo e da importância da Bi­bli­o­teca Avante!. De­zas­sete Ins­tantes de uma Pri­ma­vera, de Iulian Semionov, é o primeiro livro e sai na próxima semana com o Avante!.

Um exemplo a seguir

Na estação do metropolitano do Campo Grande, em Lisboa, os comunistas são uma presença regular. Todas as quintas-feiras, duas vezes por dia, uma mão-cheia de militantes do Partido das freguesias de Alvalade, Lumiar, São João de Deus e São João de Brito promove, naquele local, o Avante!, aproveitando o vai-e-vem de gente...

Reforçar o Partido

A Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP (DORS) aprovou, na sua reunião de dia 23, os objectivos para o reforço do Partido em 2010, dando seguimento às decisões definidas pelo Comité Central em Novembro do ano passado. Decidida ficou a realização, durante o primeiro semestre, das assembleias das...

DORG tem novo responsável

Patrícia Machado, de 31 anos, é a nova responsável pela Direcção da Organização Regional da Guarda do PCP, substituindo Armando Morais, que assumirá tarefas na Península de Setúbal.

Operação de propaganda

A deslocação do primeiro-ministro a Leiria, no âmbito da iniciativa «Governo Presente», para apresentar mais uma vez o Programa Pares (creches) e o Programa de Reabilitação de Escolas, não passa de uma «operação de propaganda», visando criar um efeito multiplicador à volta de obras já anunciadas pelo anterior Governo,...

Confirmar avanços

O PCP está a apelar aos micro, pequenos e médios empresários da Península de Setúbal para que «demonstrem o seu descontentamento e protesto na defesa dos seus interesses e exijam uma alternativa de desenvolvimento para Portugal e para a região». Num comunicado de Janeiro da sua Comissão Regional para este sector, o PCP...

Festa do Avante!

A Festa do Avante!está já marcada para os dias 3, 4 e 5 de Setembro de 2010 na Quinta da Atalaia. O cartaz está já afixado nos Centros de Trabalho do Partido e em breve estará disponível a EP. Lá mais para o Verão, começam as jornadas de trabalho, a divulgação do programa, a venda das EP's - tarefas que se...

Orçamento não serve o País

Numa primeira reacção à apresentação do Orçamento de Estado para 2010, Honório Novo, deputado do PCP na Assembleia da República, afirmou que o mesmo mantém e reforça as mesmas políticas do Executivo PS, agora com o apoio explícito do PSD e do CDS-PP.

Pelo hospital e o SNS

Jerónimo de Sousa participou, anteontem, numa audição pública sobre o Hospital do Seixal. No Auditório da Junta de Freguesia de Amora, o Secretário-geral do PCP defendeu um Serviço Nacional de Saúde mais «moderno, eficaz e eficiente».