Ligação à vida

O dia começou em São Domingos de Rana, na Luís Amaro Bexiga, uma empresa de carpintaria sediada mesmo em frente à Euronadel – mais um triste exemplo da subserviência dos governos do País às multinacionais. Apesar dos muitos milhões concedidos, esta empresa rumou a outras paragens.
Leonor Sousa, filha do proprietário da Luís Amaro Bexiga, recebeu a delegação da CDU que, além de Jerónimo de Sousa, integrava também Pedro Mendonça, candidato à Câmara Municipal de Cascais, e Clementina Henriques, candidata à Assembleia da República. Ao mesmo tempo que guiava a visita às instalações, a administradora explicava a situação que a empresa atravessa actualmente: com mais de 50 anos de actividade, conta com 15 trabalhadores, mas já empregou 27. Ninguém foi despedido, contou com orgulho, ao mesmo tempo que salientou que não foi possível dar emprego aos muitos jovens que ali o procuram. E o trabalho que tem em mãos bem que o justificava…
Para fazer face às dificuldades, a empresa tem variado os seus clientes e ramos de actividade – dos móveis por medida aos materiais de construção, passando pelas encomendas de designers. Para já, tem dado para sobreviver.
Falando aos jornalistas sobre os principais problemas com que a empresa se depara, Leonor Sousa citou, sem saber, as propostas da CDU: falou da necessidade de acabar com o Pagamento Especial por Conta, do elevado preço da energia e dos incomportáveis impostos cobrados às pequenas empresas.
Jerónimo de Sousa, após reafirmar as propostas feitas anteriormente, afirmou que esta situação «não é uma fatalidade» e que é possível mudar. Em sua opinião, não se pode apelar à competitividade das empresas permitindo que se mantenham estas condições de desigualdade face aos concorrentes estrangeiros.


Mais artigos de: Em Foco

A CDU está a crescer!

Cinco mil pessoas encheram a transbordar, no domingo, o Palácio de Cristal, no Porto, para o comício da CDU. Depois de Évora, foi o segundo dos «grandes momentos» da campanha, ela própria grande e a crescer. O terceiro é hoje à noite no Campo Pequeno, em Lisboa.

Confirmar nas urnas a força da CDU

O secretário-geral do PCP participou, sábado, nas acções da CDU no distrito de Setúbal. Acompanhado pelos candidatos da Coligação por aquele círculo eleitoral, Jerónimo de Sousa sublinhou que é preciso confirmar nas urnas a força que a CDU mostra nas ruas.

«É preciso dar mais força à CDU»

Já ninguém consegue parar a dinâmica da CDU, uma força que está a crescer, que «avança com toda a confiança», e que quer, no dia 27 de Setembro, mais votos e mais deputados para uma verdadeira ruptura com a política de direita.

Penalizar a política de direita

Num périplo pelo distrito de Lisboa, Jerónimo de Sousa apelou às pessoas com deficiência, aos trabalhadores portugueses e ao população em geral para, com o seu voto, penalizarem a política de direita do Governo PS.

A força da alternativa

No dia 17, Jerónimo de Sousa participou num comício na Amadora, onde realçou a preocupação que muitos começam a sentir em relação ao crescimento da CDU.

Com Deus ou com o Diabo?

A manhã de dia 17 passou-a Jerónimo de Sousa em Cascais. Um concelho que, ao contrário do que por vezes se pensa, não se limita a exuberantes praias e luxuosos hotéis e casinos. Para lá da «linha de Cascais» existe pobreza, desemprego, desigualdades e gente que trabalha e luta por uma vida melhor. Foi a esta Cascais que...

«Isto vais meus amigos isto vai»

A campanha eleitoral oficial andava há dia e meio na estrada quando Jerónimo de Sousa se deslocou aos distritos de Braga, terça-feira da semana passada, e de Leiria e Coimbra, durante todo o dia seguinte. As iniciativas confirmaram que também no Norte e Centro do País a CDU avança, cresce e reforça-se.

Força crescente

Sempre acompanhado da primeira candidata pelo círculo eleitoral de Leiria, Ana Rita Carvalhais, Jerónimo de Sousa participou, na tarde de quarta-feira, numa arruada na Marinha Grande e, depois, num jantar em Martingança.Nas ruas da cidade vidreira, o Secretário-geral do PCP e a cabeça de lista da CDU constataram o apoio...

Consciências ganhas

Nas acções da CDU realizadas nos distritos de Braga e Leiria, duas estórias atestam que a intervenção persistente do PCP e da CDU ao lado dos trabalhadores é fundamental não apenas para ganhar votos, mas para ganhar consciências para a luta que continua depois das eleições.Em Guimarães, Salgado Almeida, candidato da...