Comício da CDU em Almada

O voto na mudança a sério

Num grande comício realizado na terça-feira em Almada, Jerónimo de Sousa e Ilda Figueiredo reafirmaram a sua confiança no reforço eleitoral da CDU. PS e PSD, garantem, «têm medo da CDU» e têm razão para isso.

Na Europa, os deputados comunistas defendem os interesses nacionais

«O voto na CDU é o voto que eles (PS e PSD) mais temem, porque é o voto na mudança a sério», afirmou Jerónimo de Sousa em Almada, manifestando a sua confiança na possibilidade de reforço da CDU já no próximo domingo. Perante largas centenas de pessoas que enchiam a praça que tem o nome de um histórico militante comunista, Gabriel Pedro, o dirigente do PCP criticou aqueles que «pregam que se trata de uma campanha sem pessoas». Observando tão numerosa e entusiástica assistência, realçou: «Até nisso somos diferentes.»
Para Jerónimo de Sousa, tão massiva presença naquele comício confirmava a «boa e dinâmica campanha, com grande adesão popular» realizada pela CDU nas últimas semanas. Mas há que a confirmar nas urnas, «com o voto de todos e de cada um que discorda desta política». Assim, apelou aos apoiantes, os próximos dias terão de ser de «mobilização para o esclarecimento e para o voto na CDU».
Jerónimo de Sousa referiu-se também àqueles que «andam por aí a questionar o valor do voto, como se todos fossem iguais e tivessem iguais responsabilidades na situação do País. Nós não enfiamos essa carapuça». Esses, «os grandes senhores do dinheiro, os poderosos, vão votar, e nos do costume. Não querem é que quem luta e contesta vote.» A solução, garante, «não é não votar, é votar e votar bem, na CDU».
E aos que acusam a coligação de «nacionalismo», confundindo-o com patriotismo, o Secretário-geral comunista reafirmou: «estaremos na Europa como deputados nacionais, a defender os interesses de Portugal e dos portugueses.» Em seguida, alertou para as promessas de mudança para a Europa que o PS tem vindo a lançar na campanha eleitoral. «Para eles, a Europa deve ser lá longe, muito longe, porque cá fazem exactamente o contrário.»
O dirigente comunista dirigiu-se ainda aos hesitantes, realçando que se o PS puder ler nos resultados eleitorais do próximo domingo uma aprovação à sua política, retomará a sua ofensiva «ainda com mais força». Aos que lutaram durante estes anos, e foram «tantas centenas de milhares», apelou: «não percam esta oportunidade para mudar, votando na CDU.»

Aposta na juventude

Antes, Ilda Figueiredo tinha já salientado a importância de ter no Parlamento Europeu «gente que luta pela valorização que quem trabalha». E essa gente «está na lista da CDU».
Relatando as visitas efectuadas durante o dia ao Arsenal do Alfeite e à Lisnave, Ilda Figueiredo lembrou que há 20 anos a indústria naval no distrito de Setúbal empregava mais de 20 mil trabalhadores e que hoje «pouco resta». No que sobra da Lisnave, em Setúbal (pois em Almada «é já só uma saudade»), abunda a precariedade e a repressão, e no Arsenal, a braços com um processo de privatização, «há 400 trabalhadores ameaçados, sem saberem do seu futuro». Ilda Figueiredo lembrou em seguida que foram os dois deputados do PCP no Parlamento Europeu que levaram às instituições comunitárias os problemas destes trabalhadores.
Sobre a campanha eleitoral, a candidata realçou que «a qualquer lado que vamos nunca é a primeira vez, e as pessoas sabem disso». Em seguida, recordou que os dois deputados do PCP são responsáveis por 34 por cento do total da actividade dos 24 parlamentares portugueses.
Antes de terminar, Ilda Figueiredo valorizou a forte presença de mulheres na lista da CDU (16, para 14 homens), que, em sua opinião, faz jus ao papel das mulheres na sociedade. Mas também os jovens estão em destaque nesta lista, afirmou, apontando o segundo candidato, João Ferreira, com 30 anos, que «será eleito».

Votar em quem merece confiança

Mário Nogueira, secretário-geral da FENPROF, subiu ao palco do comício de Almada para reafirmar o seu apoio à CDU. «É preciso ir votar em quem merece confiança», afirmou, garantindo que «esses não são outros senão os candidatos da CDU».
Reafirmando que as eleições para o Parlamento Europeu têm a ver com a Educação, o sindicalista exemplificou com o processo de Bolonha e a Directiva Bolkestein, que deram rudes golpes na educação pública e universal no País. Dirigindo-se aos professores, que combateram estas e outras medidas, e que se envolveram na luta ao lado dos restantes trabalhadores, Mário Nogueira apelou ao seu voto na CDU.
Após lembrar que «José Sócrates não gosta que aqui estejamos», o sindicalista afirmou que se o primeiro-ministro e outros governantes podem participar em acções de campanha, porque não poderia quem lhes dá combate? No seu caso, afirma, trata-se não só de um «exercício de cidadania» mas de um «dever cívico».
Rui Paixão, mandatário regional da CDU, salientou o aumento do desemprego (no distrito, de 27 por cento no último ano) e Inês Maia, da Juventude CDU, realçou a luta dos jovens por emprego, educação e direitos. Na mesa do comício, estavam para além dos oradores, João Ferreira e Ana Rita Carvalhais, candidatos da CDU, vários dirigentes do PCP, do PEV e da ID e Maria Emília de Sousa e José Manuel Maia, presidentes da Câmara e Assembleia Municipal de Almada e candidatos às próximas autárquicas.


Mais artigos de: Nacional

«Nós e tu, a força da CDU»

Ilda Figueiredo esteve no distrito de Braga, quinta-feira, dia 28, em contacto com os trabalhadores e a população. Com a cabeça de lista da CDU ao Parlamento Europeu estiveram Ana Paula Simões, candidata da Coligação pelo Partido Ecologista «Os Verdes», Manuel Rodrigues, membro do Comité Central do PCP e igualmente candidato na lista da CDU ao PE, e centenas de activistas e militantes da coligação, numa jornada que chegou a muitos, muitos mais, afirmando que nós e tu, fazemos a força da CDU. Com toda a confiança!

Cresce a confiança na CDU

Depois de Ilda Figueiredo, quinta-feira, 28, foi a vez do secretário-geral do PCP visitar o distrito de Braga, sábado, 30, para iniciativas de contacto com a população.A jornada começou em Barcelos com um almoço no restaurante «Muralhas». Na ocasião, Jerónimo de Sousa exortou os presentes para, no dia 7, «votarem em quem...

Por um futuro com direitos

Na sessão-debate, no dia 27 de Maio, em Lisboa, promovida pela Juventude CDU, ficou demonstrado que quem luta por trabalho com direitos e por uma educação pública, universal e gratuita é quem melhor defende os jovens no Parlamento Europeu.

A força que não trai

Ilda Figueiredo andou pelo distrito de Évora no domingo em várias acções de campanha. A jornada terminou na capital do distrito, num grande comício onde também participaram Jerónimo de Sousa e Francisco Madeira Lopes.

Condenar o Governo e a sua política

Ilda Figueiredo, em mais um grande dia de campanha, visitou, sábado, o distrito de Lisboa. Um contacto directo, sincero, honesto, essencialmente fraterno, com trabalhadores e com as populações, afirmando e alertando para a necessidade, no dia 7 de Junho, do voto na CDU, para romper com as políticas de direita e defender os interesses nacionais.

CDU alerta para desigualdades

Ilda Figueiredo começou o seu segundo dia de campanha (26 de Maio) em Coimbra, onde manifestou a sua indignação com a proibição, ordenada pelo Ministério da Economia, da presença de jornalistas numa reunião com trabalhadores e delegados sindicais na Direcção Regional de Economia do Centro.

Valorizar o transporte ferroviário

O candidato da CDU João Ferreira esteve no distrito de Coimbra no dia 1 a visitar o Instituto de Tecnologia e Construção. Depois, teve a oportunidade de contactar com estudantes e bolseiros no pólo III da Universidade de Coimbra e no Instituto Pedro Nunes.Em seguida, rumou à Figueira da Foz, de comboio. O objectivo...

«Ensino Superior: que futuro com Bolonha?»

João Ferreira, candidato da CDU ao Parlamento Europeu, participou, dia 20 de Maio, na Faculdade de Ciências de Lisboa, num painel dedicado ao tema «Ensino Superior: que futuro com Bolonha?», juntamente com os professores Manuel Gusmão, Eduardo Chitas, Leonor Mota Soares e o investigador Frederico Carvalho. O debate,...

Leva a luta até ao voto!

Com o objectivo de afirmar e defender o direito à cultura e apurar as bandas de garagem que actuarão na Festa do Avante, realizou-se, sábado, na Praça do Peixe, a final regional de Aveiro do Concurso de Bandas – Palco Novos Valores. Na ocasião, Paulo Martins, da Comissão Regional de Aveiro da JCP, salientou que «face ao...

Juventude identificada por agentes policiais

Carina Castro, candidata ao Parlamento Europeu, e activistas da Juventude CDU foram identificados, mais uma vez, por agentes policiais, no dia 25 de Maio, numa acção de distribuição e propaganda e contacto com os trabalhadores de um call center de um grupo económico, em Lisboa, devido ao exercício do direito de...

CDU exige a substituição do «Porta 65»

Números divulgados recentemente pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) confirmam que com o fim do Incentivo ao Arrendamento Jovem (IAJ) o Estado «poupou», apenas em 2009, 37,5 milhões de euros. Este ano, o Governo vai atribuir um orçamento de cinco milhões de euros para o Programa «Porta 65»,...

Mensagem às comunidades portuguesas

No sentido de sensibilizar os portugueses residentes no estrangeiro relativamente à importância do voto na CDU e do reforço da sua presença no Parlamento Europeu (PE), Ilda Figueiredo lembrou, em mensagem distribuída no início da semana, que «estas eleições são o momento de fazer convergir no voto a vontade dos que lutam...

Emigração

Mais de duas centenas de pessoas participaram, domingo, em Orbe, na Suíça, numa festa da CDU. No decorrer do dia, para além de jogos tradicionais portugueses, foram feitas intervenções políticas, que estiveram a cargo de Jorge Machado, deputado do PCP na Assembleia da República, e de São Belo, candidata da CDU residente...

Dia 7, vota CDU

No dia 7 de Junho, todos os votos contam para eleger mais deputados da CDU. Assim, há que ir votar e ganhar mais e mais gente para o voto naqueles que, em Portugal e na Europa, mais trabalham em defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo. Este ano, muitos eleitores poderão deparar-se com a inesperada alteração do...

Concerto em Queluz

Cerca de uma centena de jovens participou, durante toda a tarde de domingo, num concerto promovido pela Coordenadora da CDU na Freguesia de Queluz no âmbito da campanha para as eleições europeias. Na iniciativa, realizada no terraço do Centro de Trabalho do PCP, actuaram os C4, os Pestoxx, Dalai Lume, Albert Fish e...

Desenvolver a economia

No passado dia 10 de Maio, realizou-se, em Montemor-o-Novo um convívio de cooperativistas apoiantes da CDU. Esta iniciativa contou com a presença de cerca de duas centenas de pessoas ligadas ao movimento cooperativo de diversos ramos, estando presente o candidato da CDU ao Parlamento Europeu, Pedro Guerreiro.Na ocasião,...

Convívio na Ribeira do Cascão

Na Ribeira do Cascão, que divide o concelho de Alcoutim e Mértola, no âmbito da campanha para as eleições para o Parlamento Europeu (PE), realizou-se, sábado, um convívio com cerca de duas centenas de pessoas. Estiveram presentes Vera Dourado, candidata da CDU ao PE e José Casanova, director do Avante! e do Comité...

Compromissos cumpridos! Trabalho feito!

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu:● Declararam «Não» à «constituição europeia» e ao «Tratado de Lisboa», denunciaram as suas gravosas consequências para os trabalhadores e para o País e exigiram a realização de uma consulta, por referendo, ao povo português;● Realizaram centenas de encontros, visitas...

<i>Quando</i> e <i>onde</i> a luta?

A luta não é hoje, não é no domingo nem de segunda a sexta. A luta é todos os dias.A luta não tem horário, não tem relógio «de ponto» nem assina «livro de presenças». A luta é sempre.Mas a luta tem dias especiais. Como todos os primeiros de Maio, os 25 de Abril, como todos os 8 de Março. Para todos e em todos os anos. Há...

O pluralismo, a isenção e o rigor<br>estiveram longe da campanha eleitoral

Se por alguma razão, no actual contexto político e social, se admitisse a existência de uma cobertura por parte dos principais órgãos de comunicação social da actividade e intervenção do PCP e da CDU marcada pelo pluralismo, isenção e rigor, então, estaríamos a negar de uma só vez que, para os grupos económicos, para as...

Repostos pendões no Porto

Notificado pela Comissão Nacional de Eleições, na sequência de uma queixa da CDU, o presidente da Câmara Municipal do Porto teve que mandar repor os pendões da coligação, retirados no dia 26 de Maio da Avenida dos Aliados.«Esta retirada concreta de materiais da CDU não pode deixar de ser contextualizada no quadro de uma...