Comício em Évora

A força que não trai

Ilda Figueiredo andou pelo distrito de Évora no domingo em várias acções de campanha. A jornada terminou na capital do distrito, num grande comício onde também participaram Jerónimo de Sousa e Francisco Madeira Lopes.

PS e PSD estiveram de acordo no essencial das políticas europeias

O histórico Teatro Garcia de Resende, em Évora, encheu-se a transbordar para o comício da CDU. Na plateia, muita gente ficou em pé, e nos quatro andares de galerias não sobrava um único lugar. Transbordante era igualmente o entusiasmo, que explodiu no momento em que foram chamados ao palco Ilda Figueiredo e Jerónimo de Sousa. Nesse momento, já lá estavam os dirigentes regionais e nacionais do PCP e do PEV e os primeiros candidatos da CDU às câmaras municipais do distrito.
Na sua intervenção, que encerrou o comício, Jerónimo de Sousa saudou os mais de 1600 dirigentes e delegados sindicais e membros de Comissões de Trabalhadores que tornaram público, na véspera, o seu apoio à CDU (ver páginas 14 e 15). Para o Secretário-geral do PCP, isto revela que estes sindicalistas e membros de CT's «sabem quem tem estado com os trabalhadores nas grandes e pequenas lutas» e também que a CDU «é a única força que não os trai, que não diz uma coisa hoje e faz outra amanhã, como fez o PS e o seu Governo em relação ao Código do Trabalho, que prometeu dar os direitos retirados pelo governo do PSD/CDS, mas acabou a fazer pior que os partidos da direita».
Após acusar o Governo de se recusar a tomar medidas para fazer face ao agravamento do desemprego (dando o exemplo da Tyco, em Évora), Jerónimo de Sousa acrescentou que este «só não recusa os milhões para a banca e para os banqueiros, já lá vão 26 mil milhões de euros para cobrir os seus negócios e a especulação financeira». Negócios que, realçou, «continuam em alta com os lucros nos principais quatro bancos a atingirem 4,4 milhões de euros por dia nestes três primeiros meses do ano».

Eles que respondam!

Antes de Jerónimo de Sousa, já Ilda Figueiredo tinha acusado o PS e PSD de andarem a inventar «guerras de alecrim e manjerona» para tentar esconder as culpas que têm na situação que se vive no País. Estes partidos, juntamente com o CDS-PP votaram favoravelmente quase todas as resoluções que se aprovaram no Parlamento Europeu e que tiveram «consequências terríveis» para os trabalhadores portugueses.
Ao andar pelo País, e também pelo Alentejo, ouve-se falar de desemprego, de salários em atraso, de recurso abusivo ao lay-off, de precariedade, lembrou a candidata. E, acusou, o PS e o PSD, nas suas campanhas, «não querem debater as “causas profundas” destes problemas».
Ilda Figueiredo desafiou, em seguida, os candidatos desses dois partidos a clarificarem a sua posição sobre diversos assuntos. PS e PSD aprovaram a liberalização dos mercados e, lembrou a candidata da CDU, rejeitaram a proposta do PCP de accionar cláusulas de salvaguarda para sectores específicos, como o têxtil ou os mármores. «Sabem a resposta deles sobre isto? Nós também não, mas sabemos como votaram lá, no Parlamento Europeu.»
Também relativamente à Directiva sobre Organização e Tempo de Trabalho, Ilda Figueiredo quer saber como votarão esses partidos, já que acredita que a directiva voltará após as eleições. Numa outra directiva, que abre a porta à privatização do Serviço Nacional de Saúde, o PS absteve-se e o PSD e o CDS/PP votaram favoravelmente, lembrou a candidata da CDU.
Francisco Madeira Lopes, dirigente do Partido Ecologista Os Verdes e candidato da CDU ao Parlamento Europeu, salientou que a coligação é a única força candidata a estas eleições «que presta contas pelo trabalho realizado». «Dos votos na CDU, nenhum se perde», afirmou.
Ironizando com o alegado distanciamento do PS face à política que está na origem da crise, Madeira Lopes realçou que se a direita «arquitectou a desregulação dos mercados, o PS ajudou na engenharia». Na discussão e votação da Directiva sobre Organização e Tempo de Trabalho, da Estratégia de Lisboa ou da Directiva do Retorno, o PS marcou posição ao lado da direita, exemplificou o dirigente ecologista.

Mais perto das pessoas

Pouco passava das onze da manhã quando Ilda Figueiredo chegou a Cabeção, no concelho de Mora. O calor, que era já muito intenso apesar da hora, entorpecia os movimentos e fazia desejar uma sombra na companhia de uma bebida bem fresca.
Era precisamente isso que faziam alguns habitantes locais quando a candidata da CDU ali chegou, acompanhada de vários activistas da coligação. Distribuindo folhetos de campanha, apresentando-se ou transmitindo mensagens de confiança, Ilda Figueiredo não deixava ninguém sem uma palavra. «As pessoas são, para nós, o mais importante», afirmava...
No comício realizado numa praça daquela localidade, perante largas dezenas de pessoas, Ilda Figueiredo reafirmou a aposta da coligação na juventude, exemplificando com a candidata ao Parlamento Europeu Hortênsia Menino e com o deputado João Oliveira, ali presentes.
No mesmo sentido, mas já em Aguiar, Viana do Alentejo, no final de um almoço com dezenas de apoiantes da CDU, Ilda Figueiredo acusou o PS e o PSD de falarem muito dos jovens, mas de lhes estarem a criar condições «que são as piores das últimas gerações». Como consequência da política de direita, acrescentou, os jovens abandonam o ensino prematuramente, não encontram emprego ou apenas um trabalho precário e mal pago e acabam por abandonar as suas regiões, que ficam desertas.
A terminar, e antes de partir para Évora, Ilda Figueiredo salientou que o povo de Aguiar «sempre deu o seu voto à CDU, porque vê nela a força que luta pelos seus direitos e pelas conquistas de Abril».


Mais artigos de: Nacional

«Nós e tu, a força da CDU»

Ilda Figueiredo esteve no distrito de Braga, quinta-feira, dia 28, em contacto com os trabalhadores e a população. Com a cabeça de lista da CDU ao Parlamento Europeu estiveram Ana Paula Simões, candidata da Coligação pelo Partido Ecologista «Os Verdes», Manuel Rodrigues, membro do Comité Central do PCP e igualmente candidato na lista da CDU ao PE, e centenas de activistas e militantes da coligação, numa jornada que chegou a muitos, muitos mais, afirmando que nós e tu, fazemos a força da CDU. Com toda a confiança!

Cresce a confiança na CDU

Depois de Ilda Figueiredo, quinta-feira, 28, foi a vez do secretário-geral do PCP visitar o distrito de Braga, sábado, 30, para iniciativas de contacto com a população.A jornada começou em Barcelos com um almoço no restaurante «Muralhas». Na ocasião, Jerónimo de Sousa exortou os presentes para, no dia 7, «votarem em quem...

Por um futuro com direitos

Na sessão-debate, no dia 27 de Maio, em Lisboa, promovida pela Juventude CDU, ficou demonstrado que quem luta por trabalho com direitos e por uma educação pública, universal e gratuita é quem melhor defende os jovens no Parlamento Europeu.

Condenar o Governo e a sua política

Ilda Figueiredo, em mais um grande dia de campanha, visitou, sábado, o distrito de Lisboa. Um contacto directo, sincero, honesto, essencialmente fraterno, com trabalhadores e com as populações, afirmando e alertando para a necessidade, no dia 7 de Junho, do voto na CDU, para romper com as políticas de direita e defender os interesses nacionais.

CDU alerta para desigualdades

Ilda Figueiredo começou o seu segundo dia de campanha (26 de Maio) em Coimbra, onde manifestou a sua indignação com a proibição, ordenada pelo Ministério da Economia, da presença de jornalistas numa reunião com trabalhadores e delegados sindicais na Direcção Regional de Economia do Centro.

Valorizar o transporte ferroviário

O candidato da CDU João Ferreira esteve no distrito de Coimbra no dia 1 a visitar o Instituto de Tecnologia e Construção. Depois, teve a oportunidade de contactar com estudantes e bolseiros no pólo III da Universidade de Coimbra e no Instituto Pedro Nunes.Em seguida, rumou à Figueira da Foz, de comboio. O objectivo...

«Ensino Superior: que futuro com Bolonha?»

João Ferreira, candidato da CDU ao Parlamento Europeu, participou, dia 20 de Maio, na Faculdade de Ciências de Lisboa, num painel dedicado ao tema «Ensino Superior: que futuro com Bolonha?», juntamente com os professores Manuel Gusmão, Eduardo Chitas, Leonor Mota Soares e o investigador Frederico Carvalho. O debate,...

Leva a luta até ao voto!

Com o objectivo de afirmar e defender o direito à cultura e apurar as bandas de garagem que actuarão na Festa do Avante, realizou-se, sábado, na Praça do Peixe, a final regional de Aveiro do Concurso de Bandas – Palco Novos Valores. Na ocasião, Paulo Martins, da Comissão Regional de Aveiro da JCP, salientou que «face ao...

Juventude identificada por agentes policiais

Carina Castro, candidata ao Parlamento Europeu, e activistas da Juventude CDU foram identificados, mais uma vez, por agentes policiais, no dia 25 de Maio, numa acção de distribuição e propaganda e contacto com os trabalhadores de um call center de um grupo económico, em Lisboa, devido ao exercício do direito de...

CDU exige a substituição do «Porta 65»

Números divulgados recentemente pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) confirmam que com o fim do Incentivo ao Arrendamento Jovem (IAJ) o Estado «poupou», apenas em 2009, 37,5 milhões de euros. Este ano, o Governo vai atribuir um orçamento de cinco milhões de euros para o Programa «Porta 65»,...

Mensagem às comunidades portuguesas

No sentido de sensibilizar os portugueses residentes no estrangeiro relativamente à importância do voto na CDU e do reforço da sua presença no Parlamento Europeu (PE), Ilda Figueiredo lembrou, em mensagem distribuída no início da semana, que «estas eleições são o momento de fazer convergir no voto a vontade dos que lutam...

Emigração

Mais de duas centenas de pessoas participaram, domingo, em Orbe, na Suíça, numa festa da CDU. No decorrer do dia, para além de jogos tradicionais portugueses, foram feitas intervenções políticas, que estiveram a cargo de Jorge Machado, deputado do PCP na Assembleia da República, e de São Belo, candidata da CDU residente...

Dia 7, vota CDU

No dia 7 de Junho, todos os votos contam para eleger mais deputados da CDU. Assim, há que ir votar e ganhar mais e mais gente para o voto naqueles que, em Portugal e na Europa, mais trabalham em defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo. Este ano, muitos eleitores poderão deparar-se com a inesperada alteração do...

Concerto em Queluz

Cerca de uma centena de jovens participou, durante toda a tarde de domingo, num concerto promovido pela Coordenadora da CDU na Freguesia de Queluz no âmbito da campanha para as eleições europeias. Na iniciativa, realizada no terraço do Centro de Trabalho do PCP, actuaram os C4, os Pestoxx, Dalai Lume, Albert Fish e...

Desenvolver a economia

No passado dia 10 de Maio, realizou-se, em Montemor-o-Novo um convívio de cooperativistas apoiantes da CDU. Esta iniciativa contou com a presença de cerca de duas centenas de pessoas ligadas ao movimento cooperativo de diversos ramos, estando presente o candidato da CDU ao Parlamento Europeu, Pedro Guerreiro.Na ocasião,...

Convívio na Ribeira do Cascão

Na Ribeira do Cascão, que divide o concelho de Alcoutim e Mértola, no âmbito da campanha para as eleições para o Parlamento Europeu (PE), realizou-se, sábado, um convívio com cerca de duas centenas de pessoas. Estiveram presentes Vera Dourado, candidata da CDU ao PE e José Casanova, director do Avante! e do Comité...

Compromissos cumpridos! Trabalho feito!

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu:● Declararam «Não» à «constituição europeia» e ao «Tratado de Lisboa», denunciaram as suas gravosas consequências para os trabalhadores e para o País e exigiram a realização de uma consulta, por referendo, ao povo português;● Realizaram centenas de encontros, visitas...

<i>Quando</i> e <i>onde</i> a luta?

A luta não é hoje, não é no domingo nem de segunda a sexta. A luta é todos os dias.A luta não tem horário, não tem relógio «de ponto» nem assina «livro de presenças». A luta é sempre.Mas a luta tem dias especiais. Como todos os primeiros de Maio, os 25 de Abril, como todos os 8 de Março. Para todos e em todos os anos. Há...

O pluralismo, a isenção e o rigor<br>estiveram longe da campanha eleitoral

Se por alguma razão, no actual contexto político e social, se admitisse a existência de uma cobertura por parte dos principais órgãos de comunicação social da actividade e intervenção do PCP e da CDU marcada pelo pluralismo, isenção e rigor, então, estaríamos a negar de uma só vez que, para os grupos económicos, para as...

O voto na mudança a sério

Num grande comício realizado na terça-feira em Almada, Jerónimo de Sousa e Ilda Figueiredo reafirmaram a sua confiança no reforço eleitoral da CDU. PS e PSD, garantem, «têm medo da CDU» e têm razão para isso.

Repostos pendões no Porto

Notificado pela Comissão Nacional de Eleições, na sequência de uma queixa da CDU, o presidente da Câmara Municipal do Porto teve que mandar repor os pendões da coligação, retirados no dia 26 de Maio da Avenida dos Aliados.«Esta retirada concreta de materiais da CDU não pode deixar de ser contextualizada no quadro de uma...