Dia de luta na PSP

Pela primeira vez em vinte anos, todos os nove sindicatos da PSP comprometeram-se a participar na manifestação convocada para hoje, em Lisboa, contra os novos estatutos da classe profissional que o Ministério da Administração Interna pretende impor, anunciou a Associação Sindical dos Profissionais de Polícia, ASPP/PSP.
A mesma associação lançou, dia 9, uma petição com recolha de assinaturas, a exigir a suspensão da aplicação, a esta força, da Lei 12-A, de 2008, que introduziu o novo regime de carreiras e remunerações na Função Pública.
Como aquela Lei, segundo o sindicato, não respeita a diferença e a especificidade da actividade policial, a ASPP/PSP exige a criação de legislação específica para a PSP.
Face à perda de direitos decorrente daquela norma, a ASPP apresentou queixa ao Presidente da Assembleia da República, ao Procurador Geral da República e ao Provedor de Justiça, mas só obteve resposta da Provedoria, que respondeu ir estudar a situação. A falta de resposta das outras entidades foi considerada, pela associação sócio-profissional, um acto de «abandono e desrespeito».

Sargentos

«Um mau serviço prestado à disciplina», foi como a Associação Nacional de Sargentos classificou o processo disciplinar instaurado ao vice-presidente da direcção da ANS, David Pereira, por ter prestado esclarecimentos numa estação de rádio, em Junho de 2006, na qualidade de dirigente associativo durante a «Vigília pela nossa saúde», com a qual a ANS pretendeu alertar para as graves perdas de direitos impostas pelo Governo PS aos militares e aos seus familiares.
Num comunicado de dia 18, a ANS recordou como centenas de militares se dirigiram, por escrito, ao Almirante Chefe do Estado Maior da Armada, em solidariedade com o militar punido, e como, um ano depois da vigília, houve tribunais a decidir pela ilegalidade das tentativas dos chefes do Estado Maior terem tentado proibir a participação de militares, numa situação análoga.
Desde Novembro de 2007, os militares da Armada que prestaram esta solidariedade estão a viver dificuldades para serem promovidos ou condecorados, revelou a ANS, manifestando-se determinada na luta em defesa da dignidade da condição militar.


Mais artigos de: Trabalhadores

Igualdade entre Mulheres e homens

Decorre amanhã, no Hotel Altis, em Lisboa, a partir das 9.30 horas, a «V Conferência Igualdade entre mulheres e homens, da CGTP-N, sob o lema «Agir em igualdade, lutar para mudar».

Manifestação histórica de enfermeiros

Os mais de cinco mil enfermeiros que se concentraram, dia 12, no Dia Internacional do Enfermeiro, diante do Ministério da Saúde, enchendo a Avenida João Crisóstomo, em Lisboa, e se deslocaram, em manifestação até à residência oficial do primeiro-ministro incorporaram a maior manifestação de sempre da história da classe...

Exigir negociações sérias

Em fase de mobilização geral para a manifestação nacional de dia 30, a Plataforma Sindical dos Professores congratulou-se com a reabertura de negociações e previa entregar, ontem, um abaixo-assinado a exigir «negociações sérias».

Eleições no SPGL

Os 18 mil professores sócios do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa elegeram, anteontem, a nova direcção para o próximo triénio. No propósito de «eleger uma direcção de confiança», e por considerar haver «debilidades e insuficiências organizativas e de acção de uma direcção que se revelou incapaz de acompanhar a...

Projecto de Acordo Colectivo de Carreiras

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública efectua hoje, em Lisboa, um plenário nacional para que os seus representantes discutam, analisem e aprovem um projecto de Acordo Colectivo de Carreiras a apresentar ao Governo.

Perseguição na SCML

Dirigentes e delegados sindicais do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal e da CGTP-IN concentraram-se, segunda-feira, no Largo da Misericórdia, em Lisboa, diante da Santa Casa, para exigirem a anulação imediata da sanção aplicada à trabalhadora e dirigente sindical, Catarina...

Guardas florestais protestam em Lisboa

Os guardas florestais efectuarão, segunda-feira, 25, pelas 14.30 horas, uma concentração nacional, junto do Ministério da Administração Interna, em Lisboa, pela dignificação das suas carreiras, e pela melhoria das condições de trabalho. Segundo a Federação dos Sindicatos da Função Pública, que convocou a acção, essas...

Milhões exigem mudança

Bancos e grandes empresas apresentam lucros milionários, quando o País e a grande maioria da população sofrem os efeitos de uma crise económica como não se via há décadas, ganhando ainda mais valor a determinação de quem luta por outro rumo.

PIB e emprego confirmam alertas

A divulgação dos dados do INE, relativos à evolução do PIB e do mercado de emprego no 1.º trimestre de 2009, confirma os alertas da CGTP-IN sobre a degradação da situação económica e social - comentou a central, sexta-feira, reafirmando que «o agravamento da crise económica e do desemprego requer mudança de políticas».A...