França

Superior em luta

Mais de 30 mil investigadores, professores e estudantes desfilaram, dia 19, pelas ruas da capital francesa, empunhando cartazes e bandeiras com palavras de ordem de condenação das reformas previstas pelo governo de Sarkozy no ensino superior, investigação e educação. Acções análogas tiveram lugar em outras duas dezenas de cidades francesas, num dias em que as 83 universidades do país estiveram em greve.
O movimento de protesto, que já dura há várias semanas, é especialmente dirigido contra a alteração do estatuto de professor-investigador, cuja carreira passaria a depender das universidades pondo em causa a sua independência, e a supressão de postos de trabalho nas universidades.
Após o desfile em Paris, um grupo de 250 estudantes ocupou um anfiteatro da universidade Sorbonne, mantendo-se nas instalações durante toda a noite.


Mais artigos de: Europa

Perigos para a paz

O Parlamento Europeu aprovou na semana passada os relatórios sobre as relações entre a União Europeia e a NATO, a Estratégia Europeia de Segurança e a Política Europeia de Segurança e Defesa (PESD) que acentuam o militarismo e intervencionismo da UE.

Detenções ilegais

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou, dia 19, o Reino Unido pela detenção irregular de 11 pessoas ao abrigo das leis especiais aprovadas na sequência dos atentados de Nova Iorque em 11 de Setembro de 2001.

Admitir a verdade

O Parlamento Europeu aprovou, dia 19, uma resolução sobre o transporte e detenção ilegal de prisioneiros pelos Estados Unidos, que utilizaram países europeus para as suas operações.O documento denuncia a «não adopção de qualquer acção» no sentido de «clarificar o programa de entregas extraordinárias» e «insta os...

Protesto maciço na Irlanda

Cerca de 200 mil pessoas, segundo os sindicatos, manifestaram-se, no sábado 21, no centro da capital irlandesa, em protesto contra as medidas de austeridade adoptadas pelo governo para fazer face à crise económica.Professores, polícias e a generalidade dos funcionários públicos compuseram o grosso da manifestação que...

Sacudir a água do capote

A julgar por alguns artigos que têm sido publicados na imprensa portuguesa, a aproximação das eleições para o Parlamento Europeu (PE) deve estar a criar alguma angústia nas hostes socialistas no PE. Conscientes de todas as malvadezas que, enquanto governo e enquanto maior grupo parlamentar português no PE, foram...