CDU de Odivelas alerta para problemas dos jovens

Em Odivelas os jovens não têm acompanhamento necessário, no que diz respeito às questões da saúde. Em causa está, por exemplo, a não implementação da disciplina de Educação Sexual nas escolas, responsabilidade do Governo, mas que a Câmara Municipal deveria pressionar o mesmo na sua concretização.
«O facto de os jovens do nosso concelho não terem uma correcta educação sexual, tem reflexos na falta de conhecimento dos jovens nesta matéria, que, consequentemente, leva a comportamentos de risco, ao aumento das taxas de gravidez na adolescência e de doenças sexualmente transmissíveis», acusam, em declaração política, os eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Odivelas.
Depois, continuam, «no Centro de Saúde não existem consultas de ginecologia nem de pediatria, sendo as poucas consultas de Planeamento Familiar feitas pelos poucos médicos de família existentes para uma população tão vasta e com elevada taxa de jovens». «E esta situação de falta de divulgação e sensibilização dos jovens e dos pais para as questões da educação e saúde sexual, pode agravar diversos problemas, como a ineficácia da campanha de vacinação contra o cancro do colo do útero. É um facto grave e lamentável que a grande maioria dos jovens inicie a sua vida sexual sem ter o devido acompanhamento técnico», lamentam ainda.
Outro dos problemas prende-se com a alimentação e os distúrbios alimentares, nomeadamente a obesidade, a anorexia e a bulimia. «Os jovens são cada vez mais “empurrados”, nas escolas e outros locais de convívio, para as comidas rápidas e calóricas e para os refrigerantes, por serem mais baratos e mais publicitados. Seria importante a presença, nas escolas, de nutricionistas para supervisão das ementas, e de psicólogos para acompanhamento dos jovens alunos, como meio de prevenção e despiste destas doenças», defendem os comunistas, acrescentando: «A Câmara deveria ter em atenção este problema, acompanhando-o e promovendo acções juntamente com a comunidade, sendo a ponte privilegiada entre a escola e os centros de saúde».
Aliado ao problema da alimentação, surge a falta de estímulo ao desporto. «Não existem incentivos para que os jovens pratiquem desporto, incentivando-se antes o sedentarismo», refere, da declaração política, a CDU, acusando a Câmara «na falta de apoios aos clubes, na falta de equipamentos ou até na falta de uma visão estratégica para o desporto escolar».
Segundo os eleitos do PCP, não existem ainda apoios relativamente à saúde oral, havendo jovens que nunca foram ao dentista.


Mais artigos de: Nacional

Fortaleza de resistência ao fascismo

Cerca de uma centena de pessoas participou na inauguração da exposição evocativa dos 75 anos da instalação da prisão política em Peniche. Na ocasião, lembrou-se ainda o 49.º aniversário da heróica fuga que devolveu dez quadros do PCP à luta contra o fascismo, a 3 de Janeiro de 1960.

Maioria perde a compostura

Vêm-se assistindo, nos últimos tempos, a um claro aumento de irritação e de perda de compostura por parte da maioria PSD/CDS-PP na Câmara de Vila Nova de Gaia.

«Voluntariado à força»

Os eleitos da CDU na Câmara e na Assembleia Municipal do Porto realizaram, recentemente, diversos contactos com os trabalhadores municipais, designadamente das oficinas e dos serviços de limpeza em S. Dinis, no sentido de se inteirarem dos principais problemas e preocupações com que estes se defrontam. Estes contactos...

A solução é lutar!

A Organização Regional de Coimbra da JCP está a desenvolver uma campanha junto dos jovens trabalhadores com o objectivo de esclarecer e mobilizar para a luta contra as alterações ao Código de Trabalho, que, a verificarem-se, «serão responsáveis pelo aumento do desemprego, particularmente na juventude, bem como pelo...

Frente Anti-Racista tem nova página de <i>Internet</i>

A Frente Anti-Racista - associação, criada em 1994, com o objectivo de defender os direitos das comunidades imigrantes - tem uma nova página de Internet, que pode ser visitada em frenteantiracista. Desta forma, os cibernautas, para além da participação em fóruns de debate e em blog's, têm a possibilidade de obter...

Protesto em Lisboa

Condenando a agressão israelita na Faixa de Gaza, o PCP apela à participação dos trabalhadores, dos jovens e da população em geral na concentração que se realiza hoje, quinta-feira, às 18 horas, junto à embaixada de Israel, em Lisboa, promovida por um conjunto de organizações.