Vila Nova de Gaia

Maioria perde a compostura

Vêm-se assistindo, nos últimos tempos, a um claro aumento de irritação e de perda de compostura por parte da maioria PSD/CDS-PP na Câmara de Vila Nova de Gaia.

Se alguém faltou à verdade, não foi a CDU

Na última reunião de Assembleia Municipal, aquando da discussão do Plano de Actividades e o Orçamento para 2009, a CDU apresentou, de forma fundamentada, um conjunto de críticas, «de que se destaca o facto de a maioria (PSD/CDS-PP) estar a desenvolver procedimentos visando obter o máximo de verbas possível num ano de eleições, e voltando para isso a recorrer ao habitual sistema de empolamento artificial da receita por forma a poder apresentar projectos que, depois, serão abandonados por falta de verbas».
Uma das questões levantadas foi o facto de estar prevista a alienação, já em Abril, da rede de saneamento em alta. Tal questão, segundo os eleitos do PCP, nunca foi agendada para discussão em Câmara, mas consta do Plano de Actividades da Empresa Municipal «Águas de Gaia». «A resposta da maioria foi afirmar que a vereadora da CDU tinha mentido», lamentam os comunistas, acusando, de igual forma, o presidente da Assembleia de tentar «negar o uso da palavra a Ilda Figueiredo, apesar de a Lei e o Regimento preverem expressamente o seu direito à defesa da honra».
«A vereadora interveio, citando as fontes em que se basearam as críticas feitas, o que permitiu comprovar que se alguém faltou à verdade, não foi a CDU», acrescentaram.
Outra das principais críticas prende-se com o Plano de Urbanização da Barrosa. «Culminando um processo de destruição de uma das últimas grandes zonas verdes da zona urbana do município, este Plano, contrariando o PDM ainda em vigor, visa tão só permitir a instalação de mais uma grande superfície numa zona onde já existe uma dezena», revela a CDU que, na ocasião, «questionou, novamente, os alegados benefícios do projecto, nomeadamente a falácia da suposta criação de postos de trabalho, escondendo-se em simultâneo os efeitos devastadores sobre o pequeno comércio e indústria locais que este empreendimento gerará».


Mais artigos de: Nacional

Fortaleza de resistência ao fascismo

Cerca de uma centena de pessoas participou na inauguração da exposição evocativa dos 75 anos da instalação da prisão política em Peniche. Na ocasião, lembrou-se ainda o 49.º aniversário da heróica fuga que devolveu dez quadros do PCP à luta contra o fascismo, a 3 de Janeiro de 1960.

«Voluntariado à força»

Os eleitos da CDU na Câmara e na Assembleia Municipal do Porto realizaram, recentemente, diversos contactos com os trabalhadores municipais, designadamente das oficinas e dos serviços de limpeza em S. Dinis, no sentido de se inteirarem dos principais problemas e preocupações com que estes se defrontam. Estes contactos...

CDU de Odivelas alerta para problemas dos jovens

Em Odivelas os jovens não têm acompanhamento necessário, no que diz respeito às questões da saúde. Em causa está, por exemplo, a não implementação da disciplina de Educação Sexual nas escolas, responsabilidade do Governo, mas que a Câmara Municipal deveria pressionar o mesmo na sua concretização. «O facto de os jovens do...

A solução é lutar!

A Organização Regional de Coimbra da JCP está a desenvolver uma campanha junto dos jovens trabalhadores com o objectivo de esclarecer e mobilizar para a luta contra as alterações ao Código de Trabalho, que, a verificarem-se, «serão responsáveis pelo aumento do desemprego, particularmente na juventude, bem como pelo...

Frente Anti-Racista tem nova página de <i>Internet</i>

A Frente Anti-Racista - associação, criada em 1994, com o objectivo de defender os direitos das comunidades imigrantes - tem uma nova página de Internet, que pode ser visitada em frenteantiracista. Desta forma, os cibernautas, para além da participação em fóruns de debate e em blog's, têm a possibilidade de obter...

Protesto em Lisboa

Condenando a agressão israelita na Faixa de Gaza, o PCP apela à participação dos trabalhadores, dos jovens e da população em geral na concentração que se realiza hoje, quinta-feira, às 18 horas, junto à embaixada de Israel, em Lisboa, promovida por um conjunto de organizações.