Impedir o fim dos ATL

Mais de duzentos trabalhadores de Centros de Actividades de Tempos Livres de todo o País, ameaçados de despedimento colectivo manifestaram-se, dia 28, diante do Ministério do Trabalho, em Lisboa, contra o encerramento dos ATL, por aumentos salariais dignos e para exigirem que o ministro do Trabalho e da Segurança Social receba e dialogue com os seus representantes. Também avisaram que regressarão ao protesto as vezes que forem necessárias até verem atendidas as suas reivindicações.
Dos 1200 centros de ATL existentes, o Governo prevê continuar a subvencionar apenas 200 e encerrar mais de 700, até 31 de Agosto, o que «atiraria para a rua milhares de crianças que têm apoio diário nos ATL, e para o maior despedimento colectivo encoberto de sempre, milhares de trabalhadores que já auferem dos mais baixos salários praticados neste País», afirmou ao Avante!, Manuel Ramos, dirigente da Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública.
Os manifestantes também exigiram actualizações salariais e manifestaram-se contra esta «opção cega» do Governo, como considerou o secretário-geral da CGTP-IN, Manuel Carvalho da Silva, no fim da acção que culminou com um forte apelo à participação na manifestação nacional de 5 de Junho.


Mais artigos de: Trabalhadores

Motivos fortes de luta

O fim das «negociações», as cedências parciais a que o Governo foi obrigado pela luta e a «vergonhosa vassalagem» da UGT vêm reafirmar as razões justas que os trabalhadores da Administração Pública têm para se manifestarem hoje em Lisboa.

Resposta firme e global

Trabalhadores do sector privado e da Administração Pública concentram-se às 14.30 horas no Marquês de Pombal e desfilam, em seguida, pela Avenida da Liberdade.

Governo destabiliza formação para o mar

Primeiro, ouviu-se falar na demolição do edifício da Escola de Pesca e da Marinha de Comércio, onde também estava instalada a sede do Forpescas, para ali - em Pedrouços, junto à encerrada Docapesca - serem construídas as novas instalações da Fundação Chapalimaud. Isto foi no início deste ano.Poucos meses depois, no...

Greve dia 9 nos <i>CTT</i>

O SNTCT/CGTP-IN apela à participação dos trabalhadores na manifestação nacional de hoje e convocou uma greve geral no grupo CTT para a próxima segunda-feira.

Resistir e vencer pela luta

«Pela luta resistimos, pela luta venceremos» é a palavra de ordem que fecha a plataforma reivindicativa imediata, aprovada no 9.º Congresso da Federação Nacional de Sindicatos da Função Pública, que decorreu nos dias 30 e 31 de Maio, no Instituto Politécnico de Setúbal.Situando a realização do congresso num momento...

Por uma condição militar digna

Mais de centena e meia de sargentos e outros militares dos três ramos das Forças Armadas participaram, dia 28, na «Jornada Nacional em defesa da condição militar, da operacionalidade, da coesão e da disciplina das forças Armadas», promovida pela Associação Nacional de Sargentos, no Largo de Camões, em Lisboa. À mesma...