Por todo o País

Assembleias de organização

Continua a um ritmo muito elevado a realização de assembleias de organização do Partido, uma das prioridades definidas pelo Comité Central para 2008.

A realização de assembleias de organização é uma prioridade assumida pelo CC

Reforçar o Partido no interior da Tudor foi a principal conclusão da 1.ª Assembleia da Organização de Célula do Partido naquela empresa, realizada no dia 31. Estiveram presentes Adelaide Alves, do Comité Central, e Armindo Miranda, da Comissão Política. O documento de balanço e o plano de trabalho foram aprovados, assim como a proposta de novo secretariado.
Das metas traçadas até ao final do ano, salienta-se o recrutamento de sete novos militantes, a edição de um boletim com tiragem trimestral, a actualização das quotizações e o aumento da venda do Avante!.
No almoço realizado após a assembleia, que juntou também simpatizantes do Partido, familiares e antigos trabalhadores da empresa, interveio Armindo Miranda, que salientou a importância das células de empresa na organização do Partido e a necessidade do seu reforço.
No sábado, 31, realizou-se a VI Assembleia da Organização Concelhia de Vila do Conde, com a presença de mais de quatro dezenas de militantes do Partido. Foi debatida com especial aprofundamento a situação cada vez mais grave dos encerramentos de empresas, que afectaram nos últimos meses várias centenas de trabalhadores. Noutras empresas, que não encerraram, a situação mantém-se incerta: na Maconde, o acordo estabelecido mantém a incerteza em relação ao futuro; e na Quimonda, foram despedidos mais de cem trabalhadores recentemente.
O relatório de actividades e a resolução política foram aprovados, apontando um conjunto de objectivos para prosseguir e intensificar o reforço do Partido verificado nos últimos anos. A nova Comissão Concelhia, que foi também aprovada por unanimidade, ficou composta por 22 elementos. O encerramento esteve a cabo de Valdemar Madureira, da Direcção da Organização Regional do Porto.
No dia anterior, tinha-se realizado a Assembleia da Organização Concelhia da a Póvoa do Varzim. Com a presença de trinta militantes do concelho, foram debatidos os problemas do concelho, nomeadamente o encerramento de empresas e a política autárquica. Quanto ao PS, mostrou que não sabe ser alternativa, consideraram os comunistas.
O relatório de actividades e a resolução política foram aprovados por uma abstenção e a nova Comissão Concelhia, alargada e rejuvenescida, foi aprovada por unanimidade. Foi ainda aprovada uma moção sobre as pescas, sector com grande importância e história no concelho.

Freguesias

No dia 31, foi realizada a 10.ª Assembleia da Organização de Freguesia de Alverca, com o lema «Reforçar o PCP, lutar por uma vida melhor». O debate centrou-se muito na discussão de medidas que permitam aproximar os militantes da freguesia da actividade mais geral do Partido. A resolução política apontou também como estruturante a continuação das lutas de massas e a ligação do Partido aos trabalhadores e populações, destacando as lutas passadas e em curso em empresas e bairros.
Em Pias, no concelho de Serpa, realizou-se no mesmo dia a Assembleia da Organização da Freguesia, com a participação de Miguel Madeira, do Comité Central e responsável pela Direcção da Organização Regional de Beja, e António Vitória, responsável pela organização concelhia. Na ocasião, foi eleita uma nova Comissão de Freguesia, composta por 24 membros.
Para além de debater a situação do País e da freguesia, a assembleia definiu as prioridades da sua acção: recrutar jovens para o Partido; difundir mais o Avante! e O Militante; realizar mais iniciativas de contacto com a população; aumentar o nível de quotização; dinamizar o Centro de Trabalho de Pias e preparar o XVIII Congresso do Partido.


Mais artigos de: PCP

Defender a escola pública, de qualidade e gratuita

Mais de trezentas pessoas com ligação ao sector da educação e ensino participaram, dia 31, no Encontro Nacional do PCP que teve como lema «por uma escola pública, de qualidade e gratuita, ao serviço do País e dos portugueses».

Prioridade à saúde!

A política de saúde do Governo PS está a ter consequências muito negativas no concelho de Cascais, acusa a Comissão Concelhia local do PCP. Os comunistas realçam, fundamentalmente, a constituição da parceria público-privada para o novo Hospital de Cascais, «entregando desde já a gestão do actual Centro Hospitalar ao...

Reformados convivem

Realizou-se no dia 24 de Maio o 10.º almoço da célula dos reformados da cidade de Montemor-o-Novo. Este ano, a iniciativa realizou-se no Parque de Exposições, Mercados e Feiras e contou com a participação de 170 pessoas. As intervenções ficaram a cargo de Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal, e Fernanda...

Marchar contra a precariedade

Cerca de duas centenas de pessoas participaram quarta-feira, dia 28, em mais uma Marcha Contra a Precariedade promovida pela Concelhia de Sintra do PCP. Jerónimo de Sousa, encabeçou o protesto que percorreu o centro da cidade de Queluz e encerrou o desfile com um comício junto à estação de comboios.O secretário-geral do...

O fim da longa discriminação

A Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP saudou, em comunicado de 26 de Maio, as mulheres corticeiras pelo acordo alcançado entre o Sindicato dos Operários Corticeiros e a associação patronal do sector com vista a pôr fim à discriminação salarial até aqui consagrada na convenção colectiva do sector. Apesar de...

Exploração no <i>Rock in Rio</i>

A célula dos trabalhadores comunistas na Câmara Municipal de Lisboa acusa a maioria PS e BE de pretender aplicar o «famigerado banco de horas, que não tem suporte legal, aos trabalhadores da limpeza urbana» que prestarem serviço no Rock in Rio. Em comunicado de dia 30, data do início do evento, o PCP salientava que os...

Em defesa do Pavilhão do Partido

Mais de cento e cinquenta pessoas juntaram-se ao início da tarde de dia 30 em frente à Câmara Municipal de Alpiarça para manifestarem o seu repúdio pela intenção da maioria PS, de retirar ao PCP o Pavilhão no Largo da Feira. Para os comunistas, isto representa uma manobra provocatória, tentada no passado sem sucesso, de...

PCP contra silenciamento nas televisões

O PCP enviou anteontem, aos directores de Informação da RTP, da SIC e da TVI, um protesto contra o silenciamento da iniciativa política do Partido durante o mês de Maio.No documento, assinado por Vasco Cardoso, da Comissão Política, começa-se por recordar que, no mês passado, «o PCP manteve uma fortíssima actividade e...