Festa da Alegria é em Julho

A Festa da Alegria, que se realiza a 19 e 20 de Julho, em Braga, vai de novo constituir uma grande iniciativa cultural e política, que este ano introduz novos motivos de interesse.

Jerónimo de Sousa intervém na tarde de domingo

Mas neste momento, em que se verifica um profundo ataque aos direitos dos trabalhadores e das populações, a festa dos comunistas apresenta-se não apenas como uma iniciativa de convívio e alegria mas também de combate e resistência. Uma festa também de debate e intervenção política, que tem o seu ponto alto na tarde de domingo, num grande comício com a participação do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.
Expressão política desta festa serão ainda as várias exposições patentes ao visitante – guerra no Iraque, 90.º aniversário da Revolução de Outubro, fugas de Peniche, homenagem a Adriano Correia de Oliveira, Ary dos Santos e Lino Lima –, bem como o debate de temas como «Média, manipulação e democracia» e «A memória da Resistência. Os alicerces do Futuro».
E como da festa cresce todos os anos, muitas são as organizações do Partido que fazem questão de nela se fazer representar: Madeira, Açores, Algarve, Alentejo, Setúbal, Lisboa, Santarém, Leiria, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Aveiro, Porto, Viana do Castelo, Bragança e Vila Real, para além de todos os concelhos do Distrito de Braga. Presença que, à partida, assegura aos visitantes o acesso à gastronomia, artesanato e cultura de todas estas regiões.
De realçar é, ainda, a presença da juventude, com um espaço dirigido e participado pela JCP, que com a sua alegria e combatividade ajudará a fazer jus ao nome desta grande Festa.
A cultura, as novas tecnologias e o desporto são outras vertentes importantes da Festa da Alegria, onde se poderá igualmente assistir a belos momentos de teatro e poesia.
Enfim, é possível dizer desde já que a Festa contém todos os ingredientes para atrair ainda mais visitantes do que habitualmente. Afinal, o custo do Ingresso na Festa (IF) – título de solidariedade – é apenas de 12,50 euros para os dois dias, um baixo valor para quem tem à sua disposição os principais nomes do panorama musical nacional, o Palco Juventude, com a promoção dos novos valores da música portuguesa, o Auditório, com debates, teatro, poesia e jazz, o espaço do Desporto, com variadas modalidades, a Feira do Livro e do Disco, cerca de 100 pavilhões com representações de todo o País, animação de rua e muito mais.


Mais artigos de: PCP

Política que tira o pão

A Comissão Política do PCP acusou anteontem as políticas de direita de agravarem as condições de vida da grande maioria dos portugueses e reduzirem a soberania alimentar do País.

Organizar para intervir

Os comunistas do distrito de Aveiro aprovaram, sábado, em Rio Meão, no concelho de Santa Maria da Feira, as linhas de acção para continuar a reforçar a organização e acção do Partido no distrito.

Só a luta pode travar a ofensiva

O secretário-geral do PCP encerrou os trabalhos da 7.ª Assembleia da Organização Regional de Aveiro do PCP, fazendo votos para que as decisões tomadas «se expressem num profícuo trabalho e empenhada militância em defesa dos trabalhadores, das populações e do desenvolvimento deste importante distrito do País».

Compromisso de luta

Mais de cem delegados participaram, domingo, na 5.ª Assembleia do Sector Intelectual da Organização Regional de Lisboa do PCP.

Crescer na <i>OGMA</i>

Os problemas que afectam os trabalhadores, a actividade sindical e o reforço do Partido foram os temas dominantes dos trabalha da II Assembleia da célula do Partido na OGMA, realizada no sábado. A célula, que não realizava uma assembleia desde 1977, está integrada na Organização Concelhia de Vila Franca de Xira e no seu...

Esclarecer e mobilizar

Na 5.ª Assembleia de Organização do Sector de Empresas de Sintra, realizada no sábado, dia 17, aprofundou-se a análise da grave situação laboral vivida no concelho. Várias foram as empresas que encerraram, como a Multicircuitos e a Minerva Sintrense. No sector gráfico, há situações de grande instabilidade,...

Porto lança acção contra a precariedade

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP lançou no dia 16 a caravana em defesa do trabalho com direitos. Com esta acção, os comunistas do Porto vão percorrer os 18 concelhos do distrito, contactando com os trabalhadores. O documento que será distribuído nas acções realizadas no âmbito desta campanha assenta em...

Homenagem a Adalberto Videira

Realizou-se no passado sábado em Pinhel uma sessão de homenagem a Adalberto Videira, falecido em Setembro do ano passado. A iniciativa foi promovida pela Direcção da Organização Regional da Guarda e pela Comissão Concelhia local e contou com a participação de 130 pessoas, vindas de vários concelhos do distrito (e de...

Medidas preventivas!

O levantamento de medidas preventivas na área da Ota ainda não entrou na mesa da Assembleia da República, apesar de o Governo ter já manifestado por duas vezes essa intenção. Assim, no passado dia 15, o Grupo Parlamentar do PCP apresentou o Projecto de Lei que Revoga o regime dessas medidas.São duas as questões que o PCP...

Sintra pela Saúde

Está a decorrer no concelho de Sintra a Marcha pela Saúde, promovida pela Comissão Concelhia do PCP. Em nota do dia 19, os comunistas de Sintra destacam a participação de mais de um milhar de pessoas nas cinco concentrações realizadas (Sintra, Massamá, Belas, Mem Martins e Cacém) e dos 20 mil documentos distribuídos no...