DORS traça objectivos

Recrutar 300 em 2008

Reunida no último dia de Janeiro, a Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP traçou as principais linhas de acção do Partido para o ano que agora começou. E definiu como um dos objectivos o recrutamento de 300 novos militantes em 2008, em particular trabalhadores.
No que respeita ao calendário, a DORS realça o plenário regional de quadros das empresas e locais de trabalho, que se realizou no dia 9 de Fevereiro; as comemorações do aniversário do Partido, com diversas iniciativas, entre as quais o almoço no Seixal com Jerónimo de Sousa, no dia 9 de Março; a 10.ª Assembleia da Organização Concelhia de Almada; ou as comemorações dos 100 anos de luta na CUF/Quimigal promovidas pela Comissão Concelhia do Barreiro.
No plano autárquico, e no seguimento dos vários presta-contas e encontros concelhios que se têm realizado na região (onde a CDU é maioria em 8 das 9 autarquias), será realizado em Abril um Encontro Regional da CDU, com o lema «Poder Local – Peça Fundamental do Desenvolvimento da Região». Este encontro terá como objectivo avaliar o trabalho realizado nos dois primeiros anos de mandato pelas autarquias e definir os objectivos políticos e as principais linhas de trabalho até ao final de 2009.
Ao analisar a situação política e social, a DORS reafirmou a sua solidariedade com a «justa e determinada luta dos trabalhadores da região em defesa dos seus postos de trabalho, em particular com os trabalhadores da Gestnave, Erecta e Arsenal do Alfeite». Estas empresas representam no conjunto mais de 1700 trabalhadores e são da exclusiva responsabilidade do Estado. A concretizarem-se as intenções do Governo, acentuar-se-á o «caminho de destruição do aparelho produtivo da região e do País».
A suspensão da laboração na AP, no Lavradio, o encerramento de uma linha de produção na Lusosider, em Paio Pires, pondo em risco mais de cem postos de trabalho, bem como os salários em atraso no Bingo de Setúbal e a declaração de falência da Unidos Panificadores de Setúbal, são também motivos de preocupação.


Mais artigos de: PCP

Câmara de Grândola quer despejar PCP

Com o seu nome ligado à Revolução dos Cravos através da canção que serviu de senha à saída dos militares revolucionários, Grândola «Vila Morena» pode ficar marcada pela decisão – inédita – da autarquia, de maioria PS, de despejar o PCP do edifício onde funciona o seu Centro de Trabalho desde 1974.

Fazer cumprir a lei da IVG

Um ano após o referendo que despenalizou a Interrupção Voluntária da Gravidez até às 10 semanas, o PCP destacou a urgência de dar corpo a novas políticas que façam cumprir a lei no Serviço Nacional de Saúde.

Governo volta a atacar

Num balanço «cor-de-rosa» ao SIMPLEX, o Governo anunciou um novo conjunto de medidas e voltou a justificar o encerramento de urgências hospitalares, maternidades, SAP’s e escolas com a afirmação de que «os esforços de simplificação só produzirão os resultados que pretendemos quando começarem a ser percebidos pelos...

Bolseiros exigem contratos

Aproveitando a discussão na Assembleia da República, no dia 1, de um projecto de lei do PCP que visa a substituição das actuais bolsas de investigação científica por contratos de trabalho que garantam um vínculo efectivo entre o investigador e a instituição que usufrui do seu trabalho, os comunistas de Coimbra realizaram...

Recuperar os deputados

Os comunistas querem recuperar, em Outubro, os deputados perdidos nas últimas eleições para a Assembleia Regional. Na sua reunião de dia 28 de Janeiro, a Direcção da Organização da Região Autónoma dos Açores do PCP considerou que a eleição de deputados regionais da CDU é uma necessidade. Mas é também um factor decisivo...

Contrariar a política de direita

Jerónimo de Sousa visitou, anteontem, o concelho de Beja, com o objectivo de se inteirar dos problemas região e tomar contacto com algumas das mais importantes obras que o município está a concretizar para responder aos problemas das populações.