Costa Nova

Governo esquece pescadores

Ao contrário do que o Ministro da Agricultura e Pesca recentemente disse, os pescadores da estânia balnear da Costa Nova continuam ser ter asseguradas quaisquer melhorias das condições de trabalho, acusa a Comissão Inter-Concelhia de Ílhavo e Vagos do PCP.
Aliás, diz, é «cáustica» a resposta da Comissão Europeia à questão colocada no Parlamento Europeu pelo eurodeputado comunista Pedro Guerreiro, sobre se existiriam, por parte do governo português, projectos relacionados com o desassoreamento do acesso ao cais dos pescadores da Costa Nova e a melhoria das suas condições de segurança, de forma a evitar roubos de material, nomeadamente motores das embarcações: «não existem quaisquer tipos de projectos com vista à concretização de soluções para os problemas atrás mencionados, não havendo, por parte do Governo, qualquer sinal nesse sentido».
Entretanto, a Comissão fez questão de notar que cabe aos estados Membros a realização destes projectos, fundamentalmente através do Instrumento Financeiro de Orientação das Pescas (IFOP), referindo que estas medidas deverão estar inseridas no programa operacional FEP, para o período 2007/20013, o que, ao que se sabe, ainda não aconteceu.
Assim, a Concelhia de Ílhavo e Vagos do PCP «exige ao governo que não esqueça nem descure os pescadores de pesca artesanal da praia da Costa Nova, pois estes são tão sérios e cumpridores dos seus deveres como todos os outros trabalhadores».


Mais artigos de: PCP

Democracia política degrada-se

Na sequência da solicitação do Tribunal Constitucional, o PCP informou, no passado dia 27, este tribunal de que as suas fileiras integram mais de cinco mil militantes, e reafirmou as «suas fundadas e legítimas dúvidas quanto à constitucionalidade da norma invocada».

Retirada de propaganda é ilegal

Os comunistas de Esposende lamentam que a Câmara Municipal não tenha ainda vindo reconhecer publicamente «com humildade» que errou quando, em Setembro, retirou propaganda do PCP relativa à Festa do Avante!.

Carta aberta ao presidente da Câmara do Porto

A Direcção da Organização da Cidade do Porto do PCP enviou uma carta aberta ao presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio. Na missiva, os comunistas acusam o autarca e a coligação PSD/PP que dirige a autarquia portuense de infringir as leis e desrespeitar as liberdades democráticas, no que respeita ao direito à...

«Os trabalhadores não se resignam»

A Comissão Concelhia do Barreiro do PCP saudou, em nota de dia 20, a União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN pela jornada de luta realizada nesse dia nas ruas da cidade, que o Avante! noticiou na última edição. O PCP salienta que nessa jornada de luta, que juntou mais de 500 trabalhadores de empresas como a EMEF, da...

PCP homenageia Moisés Lamarão

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP promoveu, no dia, uma romagem à campa de Moisés Lamarão, um dos mais destacados militantes da região, por ocasião do seu 96.º aniversário. Juntaram-se à evocação dezenas de militantes do Partido, para além de familiares e amigos do homenageado. Em nome da Comissão Concelhia, Miguel...

Populações protestam

Centenas de pessoas protestaram, no dia 15 de Dezembro, em Odivelas, contra a inépcia do Governo PS que, com a «conivência da Câmara Municipal de Odivelas», continua a adiar investimentos absolutamente indispensáveis ao concelho.Esta acção, que constituiu num desfile pelas principais ruas da Cidade, foi convocada pela...

PCP por aumentos dignos

A partir deste início de ano, serão visíveis os efeitos da «Reforma da Segurança Social» aprovada pelo PS, que se traduzirá numa degradação do valor das reformas e pensões e no agravamento das condições de vida dos reformados, pensionistas e idosos.