Parecer do CNE reafirma

Retirada de propaganda é ilegal

Os comunistas de Esposende lamentam que a Câmara Municipal não tenha ainda vindo reconhecer publicamente «com humildade» que errou quando, em Setembro, retirou propaganda do PCP relativa à Festa do Avante!.

Todos os municípios do País receberam o parecer da CNE

A Comissão Concelhia local do PCP recorda, em comunicado de dia 20, que há muito que a Câmara Municipal tem na sua posse um parecer da Comissão Nacional de Eleições que dá razão ao PCP. Os comunistas de Esposende fizeram queixa da autarquia à CNE, que recordou, na sua resposta, que a referida autarquia recebera já um parecer referente a uma questão semelhante.
O parecer em causa foi emitido em Outubro, após solicitação da Câmara Municipal de Penafiel, que se encontrava em conflito com o PCP devido, igualmente, à retirada de propaganda da Festa do Avante!. As conclusões da Comissão foram enviadas não só à Câmara de Penafiel como a todos os outros 305 municípios do País.
Ao solicitar o parecer, a autarquia de Penafiel colocava algumas questões, nomeadamente se a divulgação da Festa do Avante! é considerada mensagem publicitária ou mensagem de propaganda; ou se afixação de cartazes de promoção deste evento está sujeita a licenciamento.
À primeira questão, a Comissão Nacional de Eleições realça que tem sido seu entendimento constante que a «utilização de cartazes para a promoção da Festa do Avante! reveste o carácter de propaganda política, entendendo-se como tal toda a divulgação de natureza ideológica, designadamente, a referente a organizações políticas. Com efeito, trata-se de uma iniciativa que, além do seu carácter cultural, visa igualmente publicitar as ideias e os programas de acção do Partido Comunista Português». Por outro lado, prossegue o parecer, «a liberdade de expressão garante não só o direito de manifestar o próprio pensamento (aspecto substantivo), como também o da livre utilização dos meios através dos quais esse pensamento pode ser difundido (aspecto instrumental)».
No que respeita à segunda questão, a Comissão Nacional de Eleições recorda que, segundo a lei, a «afixação de propaganda é livre a todo o tempo». Assim, a divulgação de propaganda da Festa do Avante! em lugares ou espaços públicos, «seja quais forem os meios utilizados, é livre no sentido de não depender de obtenção de licença camarária, salvo quando o meio utilizado exigir obras de construção civil, caso em que apenas estas estão sujeitas a licenciamento». Caso assim não fosse, afirma a CNE, «estar-se-ia a sujeitar o exercício de um direito fundamental a um acto prévio e casuístico de licenciamento, o que poderia implicar o risco de a efectivação prática desse direito cair na disponibilidade dos órgãos da Administração».
Os comunistas de Esposende consideram que este parecer constitui «uma lição» para a Câmara Municipal. Nele fica bem claro, sublinham, que a Câmara «jamais poderia ter removido os pendões relativos à Festa do Avante! sem uma determinação do tribunal, tendo, ainda, que notificar, no caso o PCP, o que nunca aconteceu».


Mais artigos de: PCP

Democracia política degrada-se

Na sequência da solicitação do Tribunal Constitucional, o PCP informou, no passado dia 27, este tribunal de que as suas fileiras integram mais de cinco mil militantes, e reafirmou as «suas fundadas e legítimas dúvidas quanto à constitucionalidade da norma invocada».

Carta aberta ao presidente da Câmara do Porto

A Direcção da Organização da Cidade do Porto do PCP enviou uma carta aberta ao presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio. Na missiva, os comunistas acusam o autarca e a coligação PSD/PP que dirige a autarquia portuense de infringir as leis e desrespeitar as liberdades democráticas, no que respeita ao direito à...

«Os trabalhadores não se resignam»

A Comissão Concelhia do Barreiro do PCP saudou, em nota de dia 20, a União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN pela jornada de luta realizada nesse dia nas ruas da cidade, que o Avante! noticiou na última edição. O PCP salienta que nessa jornada de luta, que juntou mais de 500 trabalhadores de empresas como a EMEF, da...

PCP homenageia Moisés Lamarão

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP promoveu, no dia, uma romagem à campa de Moisés Lamarão, um dos mais destacados militantes da região, por ocasião do seu 96.º aniversário. Juntaram-se à evocação dezenas de militantes do Partido, para além de familiares e amigos do homenageado. Em nome da Comissão Concelhia, Miguel...

Governo esquece pescadores

Ao contrário do que o Ministro da Agricultura e Pesca recentemente disse, os pescadores da estânia balnear da Costa Nova continuam ser ter asseguradas quaisquer melhorias das condições de trabalho, acusa a Comissão Inter-Concelhia de Ílhavo e Vagos do PCP.Aliás, diz, é «cáustica» a resposta da Comissão Europeia à questão...

Populações protestam

Centenas de pessoas protestaram, no dia 15 de Dezembro, em Odivelas, contra a inépcia do Governo PS que, com a «conivência da Câmara Municipal de Odivelas», continua a adiar investimentos absolutamente indispensáveis ao concelho.Esta acção, que constituiu num desfile pelas principais ruas da Cidade, foi convocada pela...

PCP por aumentos dignos

A partir deste início de ano, serão visíveis os efeitos da «Reforma da Segurança Social» aprovada pelo PS, que se traduzirá numa degradação do valor das reformas e pensões e no agravamento das condições de vida dos reformados, pensionistas e idosos.