Sobre violações aos direitos democráticos

Carta aberta ao presidente da Câmara do Porto

A Direcção da Organização da Cidade do Porto do PCP enviou uma carta aberta ao presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio. Na missiva, os comunistas acusam o autarca e a coligação PSD/PP que dirige a autarquia portuense de infringir as leis e desrespeitar as liberdades democráticas, no que respeita ao direito à propaganda política.
Além do mais, várias decisões da maioria na Câmara Municipal são «absolutamente incoerentes» e revelam outros objectivos para além da declarada intenção de tornar a cidade «mais limpa». Senão, veja-se: a 5 de Dezembro, o PCP recebeu um fax da Direcção Municipal da Via Pública notificando para, em cinco dias, proceder à retirada de uma estrutura de propaganda política da Rua do Freixo, dado o local estar integrado numa «Zona Amarela», nas quais, segundo o ilegal regulamento municipal sobre propaganda e publicidade da coligação, está interdita a colocação de propaganda.
Sucede que a menos de 10 metros da localização da estrutura do PCP está um outdoor da Câmara e uma estrutura de grandes proporções do Millenium BCP. Face a isto, o PCP questiona se o regulamento serve para «tornar a cidade mais limpa» ou para silenciar o PCP e outras forças que combatem as políticas de direita.
Os comunistas lembram que há uns meses, o PSD colocou na Rotunda do Freixo um cartaz de grandes dimensões. Questionada sobre esta situação, os serviços da Câmara responderam que esse partido pedira autorização. Ou seja, acusam os comunistas, «para uns há regulamento com retirada pronta de propaganda e aplicação célere de multas, para outros há “autorização”». Face a isto, o PCP quer saber se o PSD também foi multado e, sobretudo, como é possível autorizar publicidade de uma instituição bancária no mesmo local onde foi «proibida» a do PCP.


Mais artigos de: PCP

Democracia política degrada-se

Na sequência da solicitação do Tribunal Constitucional, o PCP informou, no passado dia 27, este tribunal de que as suas fileiras integram mais de cinco mil militantes, e reafirmou as «suas fundadas e legítimas dúvidas quanto à constitucionalidade da norma invocada».

Retirada de propaganda é ilegal

Os comunistas de Esposende lamentam que a Câmara Municipal não tenha ainda vindo reconhecer publicamente «com humildade» que errou quando, em Setembro, retirou propaganda do PCP relativa à Festa do Avante!.

«Os trabalhadores não se resignam»

A Comissão Concelhia do Barreiro do PCP saudou, em nota de dia 20, a União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN pela jornada de luta realizada nesse dia nas ruas da cidade, que o Avante! noticiou na última edição. O PCP salienta que nessa jornada de luta, que juntou mais de 500 trabalhadores de empresas como a EMEF, da...

PCP homenageia Moisés Lamarão

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP promoveu, no dia, uma romagem à campa de Moisés Lamarão, um dos mais destacados militantes da região, por ocasião do seu 96.º aniversário. Juntaram-se à evocação dezenas de militantes do Partido, para além de familiares e amigos do homenageado. Em nome da Comissão Concelhia, Miguel...

Governo esquece pescadores

Ao contrário do que o Ministro da Agricultura e Pesca recentemente disse, os pescadores da estânia balnear da Costa Nova continuam ser ter asseguradas quaisquer melhorias das condições de trabalho, acusa a Comissão Inter-Concelhia de Ílhavo e Vagos do PCP.Aliás, diz, é «cáustica» a resposta da Comissão Europeia à questão...

Populações protestam

Centenas de pessoas protestaram, no dia 15 de Dezembro, em Odivelas, contra a inépcia do Governo PS que, com a «conivência da Câmara Municipal de Odivelas», continua a adiar investimentos absolutamente indispensáveis ao concelho.Esta acção, que constituiu num desfile pelas principais ruas da Cidade, foi convocada pela...

PCP por aumentos dignos

A partir deste início de ano, serão visíveis os efeitos da «Reforma da Segurança Social» aprovada pelo PS, que se traduzirá numa degradação do valor das reformas e pensões e no agravamento das condições de vida dos reformados, pensionistas e idosos.