Reino Unido

Laboratório provoca surto epidémico

As autoridades britânicas suspeitam que o surto de febre aftosa registado numa zona rural do País pode ter tido origem num complexo laboratorial de investigação e produção de vacinas.
O departamento de Agricultura afirmou que a estirpe da doença descoberta era idêntica àquela usada pelo referido laboratório, cujas instalações estão situadas a apenas seis quilómetros da zona infectada.
O laboratório público pertence ao Instituto de Saúde Animal (IAH) e é partilhado com uma empresa farmacêutica privada, a Merial Animal Health. As instalações foram fiscalizadas na segunda-feira, 5, mantendo-se desde então sob vigilância policial.
Embora os inspectores não tenham detectado nenhuma falha de segurança, o director do IAH, Martin Shirley, reconheceu que o vírus detectado na exploração agrícola vizinha é «muito parecido» com uma estirpe de 1967 que o laboratório mantém na sua posse.
Para além disso, este responsável revelou que essa estirpe foi utilizada «de forma limitada no laboratório no decorrer das últimas quatro semanas».
Este laboratório, situado a 50 quilómetros no sudoeste de Londres, é o único no Reino Unido que está autorizado a manipular formas vivas do vírus da febre aftosa no decurso da produção de vacinas.


Mais artigos de: Europa

Maquinistas puxam a sirene

Os maquinistas dos comboios alemães iniciam hoje, quinta-feira, uma greve parcial que deverá afectar sobretudo o transporte de mercadorias, prevendo-se que o tráfego de passageiros sofra alguns atrasos.

Aliança desfeita

A coligação de extrema-direita que governava a Polónia desfez-se com o anúncio da saída dos dois ministros do partido populista Samoobrona (autodefesa) e a retirada de apoio parlamentar ao PiS, o principal partido no poder.

UE chantageia Pacífico Sul

Os ministros do Comércio dos países do Pacífico Sul denunciaram na semana passada a tentativa por parte da Comissão Europeia de condicionar a ajuda comunitária ao desenvolvimento à assinatura de acordos comerciais claramente prejudiciais para as suas economias.No orçamento comunitário para o próximo ano, a União Europeia...

Armamentos florescem na Europa

A Alemanha liderou as exportações de armamento na Europa, com vendas que ascenderam a 2.850 milhões de euros, ocupando a terceira posição mundial no comércio de material de guerra, atrás dos Estados Unidos e da Rússia.De acordo com o anuário do centro de investigação sueco Sipri (Stockholm International Peace Research...

Um mês de mandato

Num mês morno em que até o aparato da presidência portuguesa da União Europeia (UE) abranda, com um deserto de iniciativas até ao fim de Agosto, devemos preparar-nos para a dose gigantesca de demagogia, show-off e ataques aos direitos e garantias que surgirão na reentrée política europeia, logo nos primeiros dias de...

<strong>Bristish Airways multada</strong>

A companhia aérea Bristish Airways admitiu, na semana passada, ter feito um acordo ilegal com a Virgin Atlantic, outra companhia britânica, para concertar subidas das taxas de combustível aplicadas a cada bilhete. Entre Agosto de 2004 e Janeiro de 2006, este suplemento passou de 7,4 euros para 89 euros.Pela infracção às...