Euro atinge novo máximo histórico

A moeda única europeia bateu um novo recorde histórico face à divisa norte-americana, valorizando-se, na sexta-feira, 27, em 1,3682 dólares. O anterior máximo do euro tinha sido atingido em 30 de Dezembro de 2004, com o câmbio a 1,3666 dólares.
Desde o início do ano, o euro regista uma progressão de 2,5 por cento depois de já se ter valorizado 16 por cento em 2006. A evolução semelhante verifica-se em relação à moeda japonesa, contra a qual o euro alcançou, no mesmo dia, o valor mais alto de sempre (166,88 yens).
A queda do dólar face ao euro é explicada pelo abrandamento da economia norte-americana, cujo produto interno bruto (PIB) progrediu, em termos anuais, apenas 1,3 por cento no primeiro trimestre, índice que no último trimestre de 2006 se cifrou em 2,5 por cento.
Ao contrário, as previsões de crescimento da União Europeia são optimistas, calculando-se que irá ultrapassar este ano o ritmo da economia norte-americana, pela primeira vez desde 2001.
A valorização do euro é igualmente estimulada pelo aumento das taxas de juro decretado pelo Banco Central Europeu, que as elevou para 3,75 por cento, valor que se aproxima da taxa americana de 5,25 por cento, tanto mais que esta última deverá ser reduzida em breve para amortecer a queda da actividade económica.
Embora as economias mais dinâmicas da zona euro, caso da Alemanha, pareçam não ser afectadas com a subida do euro, conseguindo manter a boa performance das suas exportações, a política monetária do BCE tem suscitado fortes críticas noutros países, designadamente em França, onde a estagnação económica é em grande parte atribuída à perda de competitividade dos produtos gauleses nos mercados internacionais.


Mais artigos de: Europa

Barrar o autoritarismo

A Liga dos Direitos do Homem (LDH) apelou, no sábado, 28, ao voto na candidata presidencial socialista, Ségolène Royal, e acusou o candidato da direita de ser responsável por uma «regressão das liberdades».

Apoios reforçados

O Parlamento Europeu aprovou, dia 26, um relatório que estabelece um regime de compensação dos custos suplementares ligados ao escoamento de produtos de pesca das regiões ultraperiféricas.

Minoria russa defende monumento

Na terceira noite consecutiva de confrontos na Estónia, em protesto contra a retirada do centro da cidade do monumento em memória aos soldados soviéticos, a polícia deteve mais 200 pessoas, na noite de domingo, 29, aumentando o total de detidos para cerca de um milhar e o número de feridos para 156.Só na noite anterior,...

Cumprir a legislação

O Parlamento Europeu aprovou, dia 26, o relatório da eurodeputada Ilda Figueiredo, que reforça a obrigatoriedade de os estados-membros e a Comissão prestarem contas sobre a aplicação das medidas destinadas a promover a melhoria da segurança e saúde dos trabalhadores.Actualmente, a elaboração de relatórios de aplicação...

Corrupção alastra

Um relatório do Centro de Estudos da Democracia de Sofia, na Bulgária, afirma que a corrupção está a aumentar no país, sobretudo nos meios políticos. Em causa estão «membros do governo, deputados, altos cargos públicos e eleitos autárquicos», sublinha aquele instituto não governamental num documento divulgado no dia...

Por uma agricultura sem OGM

Para os comunistas, a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico está no cerne do seu projecto de transformação social, que visa a emancipação do Homem no quadro mais geral do progresso das forças produtivas. Mas sendo este um facto inquestionável, não dogmatizamos a ciência e o seu produto, nem a consideramos...