Inauguração do novo Centro de Trabalho no Cadaval

Um bom dia para o Partido

«Este é um bom dia para o Partido!» Foi com estas palavras que Jerónimo de Sousa se dirigiu às cerca de 150 pessoas que o esperavam num ambiente festivo e emotivo. Esta era, aliás, a primeira vez que um secretário-geral do Partido se deslocava ao Cadaval no pós 25 de Abril.
Num palco improvisado, que obrigou ao corte do trânsito na Trav. Dr. Fernando Abreu e Faria, onde se situa o Centro de Trabalho, Jerónimo de Sousa não se referia à excelente tarde de domingo, mas sim à inauguração do novo Centro de Trabalho do PCP naquele concelho.
Muito aplaudido e saudado, o secretário-geral do PCP referiu tratar-se de um dia histórico para o Partido. Tantos anos depois, reabria-se um espaço de convívio e trabalho naquilo que considerou um acto de reconciliação com o concelho. O anterior Centro de Trabalho do Partido no Cadaval foi destruído no chamado Verão Quente, tal como tantos outros pelo País fora.
Jerónimo de Sousa lembrou que, afinal, os medos e os preconceitos não tinham sentido pois aqueles que nessa altura «acicatavam» os ânimos contra os comunistas são os mesmos que nestes 30 anos têm roubado direitos, destruído a pequena e média produção, retirado poder de compra aos trabalhadores e ao povo.
Segundo Jerónimo de Sousa, este acto é mais um passo que vai no sentido do reforço do Partido, assinalando a adesão, desde Março de 2005, de 4000 militantes ao PCP e 100 à JCP e sublinhando também os avanços eleitorais registados, a nível local, nas eleições autárquicas e presidenciais.
Caracterizando o actual momento político, apelou ao empenho das comunistas na defesa do direito à Segurança Social, à escola pública, à saúde e ao emprego com direitos.
Para o dirigente do PCP, o novo Centro de Trabalho terá de ser uma «porta aberta para fora», onde possam entrar todos aqueles que são alvo das políticas de direita levadas a cabo por sucessivos Governos. A finalizar, Jerónimo de Sousa destacou as convicções e combatividade dos comunistas que permite que se orgulhem do seu passado e queiram mais influência política, social e eleitoral do Partido no concelho do Cadaval.
Em nome da Concelhia do Cadaval, Ricardo Miguel fez referência aos militantes do Partido que nos tempos difíceis lançaram as sementes à terra que permitem hoje colher estes frutos, associando esta reabertura aos avanços em termos de organização do Partido.
Após o Avante, Camarada e A Internacional, seguiu-se uma visita ao Centro de Trabalho e um lanche convívio em plena rua num ambiente de festa e emoção a que nem faltaram lágrimas aos que esperaram tantos anos para que este dia chegasse.


Mais artigos de: PCP

Quilómetros de exploração

«Motoristas de mercadorias por salários e horários dignos – trabalho com direitos» foi o lema do encontro realizado no domingo com a presença de Jerónimo de Sousa.

Um «verdadeiro roubo»

Jerónimo de Sousa voltou a denunciar, no passado dia 27, «o verdadeiro roubo» aos direitos de protecção social e às reformas dos trabalhadores que representam as propostas do Governo para a Segurança Social.

PS e direita juntos no essencial

A entrega da proposta de «reforma» da Segurança Social para um dos próximos dias de Outubro, anunciada por José Sócrates, no passado dia 27, no debate mensal com os vários grupos parlamentares, evidencia a «pressa» do Governo em vê-la aprovada e a vigorar no início de 2007, bem como a «justeza da decisão do PCP» em...

«A luta não terminou!»

Foi na rua que a Organização Regional de Lisboa do PCP terminou a campanha em defesa da Segurança Social. Entre a Praça do Chile e o Ministério do Trabalho e da Segurança Social, na Praça de Londres, muitas dezenas de pessoas desfilaram pelas ruas esclarecendo a população acerca das propostas do Governo para a Segurança...

PS impõe aumentos e novas contribuições para a ADSE

Inserindo-se na lógica reivindicada pelo grande capital no seu conclave nos passados dias 21 e 22 de Setembro, os trabalhadores e pensionistas da Administração Pública foram confrontados e afrontados com mais um anúncio do Governo de agravamento da sua situação.«A proposta de aumentar a participação dos trabalhadores no...

Em defesa da água pública

A propósito do Dia Nacional da Água, a Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP endereçou, segunda-feira, uma carta à Governadora Civil de Setúbal onde reafirma as suas posições sobre o que entende ser «um bem público, universal e essencial para a vida humana e do planeta».

Portalegre, que futuro?

A ameaça de encerramento que pesa sobre a unidade fabril da Jonhson Controls, em Portalegre, faz a Comissão Concelhia de Portalegre do PCP temer pelos postos de trabalho dos seus 250 trabalhadores e o futuro da cidade e da região.Para o PCP, são pois muito graves as declarações do ministro da Economia no sentido da...

Creche da Vista Alegre encerra

Criada em meados do século passado, com o objectivo de proporcionar aos filhos dos trabalhadores uma infância «mais acompanhada e protegida», encerrou agora a creche da Fábrica da Vista Alegre. A Célula do PCP nesta empresa considera este encerramento «uma perda concreta de direitos» por parte dos trabalhadores, que...

Quintas & Quintas<br>não honra compromissos

A administração da empresa Quintas & Quintas, da Póvoa do Varzim, está a chamar trabalhadores e a propor-lhes a rescisão dos contratos de trabalho, mudando de funções muitos deles como forma de pressão para que a aceitem. Isto, depois de se ter comprometido com a Câmara Municipal a preservar os postos de trabalho e a...

Esclarecimento prossegue

Inseridas na Campanha Nacional em defesa da Segurança Social pública, também a Organização do PCP a Zona Ocidental de Lisboa realizaram três sessões públicas de esclarecimento, duas nas associações de reformados das freguesias de Alcântara e da Ajuda – CURPIA e CURIFA –, outra nas instalações da Associação de Actividades...

Uma porta aberta <br>para os trabalhadores

Seis anos depois do incêndio que o destruiu, o Centro de Trabalho do PCP de Viana do Castelo reabriu as suas portas. A inauguração realizou-se no sábado, com a participação de Jerónimo de Sousa.