Assinalou-se no dia 21 de Setembro

Dia Mundial da Paz

O Dia Mundial da Paz, que se assinalou no passado dia 21, foi celebrado em diversos pontos do País. Em Lisboa, o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) promoveu a distribuição na Baixa lisboeta de uma tarjeta relativa à data. Nessa acção, em que participaram dezenas de activistas, o CPPC alertou a população para a situação que se vive em vários pontos do mundo.
No Iraque, «todos os dias morrem cem pessoas e a guerra está para durar»; nos territórios da Palestina, prossegue a ocupação e «com ela a matança de palestinianos»; no Afeganistão, a NATO «pede mais tropas, prolonga o mandato e os combates ganham nova intensidade estendendo-se a outras províncias daquele país», denuncia o CPPC.
À noite, um jantar juntou centenas de aderentes do CPPC, bem como representantes de diversas estruturas.
Em Beja, o núcleo local do CPPC promoveu um jantar com uma centena de participantes. Durante esse encontro, os activistas da paz trocaram impressões sobre o difícil momento que se atravessa a nível internacional e sobre as formas de defenderam a paz no mundo. Foi orador no jantar Rui Namorado Rosa, dirigente nacional do CPPC.
No Porto, o Movimento Pela Paz realizou um debate sobre o Médio Oriente. No debate participaram Manuel Loff, Júlio Roldão e Machael Kabelan.


Mais artigos de: Nacional

Memória da Resistência em Lisboa

Ruben de Carvalho, vereador do PCP, aceitou na Câmara de Lisboa a sua designação como responsável pela elaboração de um relatório visando estabelecer um programa sobre a preservação memorial da luta contra a ditadura.

Festa do desporto popular

Com o objectivo de incentivar a prática saudável do desporto e melhorar a qualidade de vida das populações e promover o desenvolvimento integrado, vai realizar-se, até 14 de Outubro, a XXIII Seixalíada.

Almada recorda história de luta

Promovida por várias organizações de militares e trabalhadores de estabelecimentos fabris das Forças Armadas, realizou-se no passado dia 16 de Setembro, em Almada, uma sessão comemorativa do 70.º aniversário da Revolta dos Marinheiros.O 8 de Setembro de 1936 foi comemorado no Fórum Romeu Correia, Auditório Fernando Lopes...

Solidariedade com os presos bascos

Com o objectivo de denunciar a situação em que vivem os quase 700 presos políticos bascos e, particularmente, o caso de Iñaki de Juana Chaos, na altura em greve de fome, a Associação de Solidariedade com Euskal Herria realizou, quarta-feira da semana passada, uma concentração frente à Embaixada de Espanha em...

«Não à privatização das Águas da Covilhã»

No dia 24 de Junho de 2004, confrontado com a denúncia da CDU de querer privatizar a água, o presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, afirmava ao jornal «O Interior»: «Entendo que há zonas onde eles – os privados – não devem meter a mão e a água é uma delas», chamando a atenção para o investimento que tem sido...