Seixal promove integração social

Festa do desporto popular

Com o objectivo de incentivar a prática saudável do desporto e melhorar a qualidade de vida das populações e promover o desenvolvimento integrado, vai realizar-se, até 14 de Outubro, a XXIII Seixalíada.
O dia 23 de Setembro marcou o arranque da XXIII Seixalíada. Até 14 de Outubro vão viver-se três semanas de intensa actividade desportiva, numa grande festa do desporto popular, com fair play, companheirismo e solidariedade.
Além das instalações de clubes e colectividades ou dos espaços desportivos municipais, as actividades decorrem também ao ar livre, em parques e jardins e na Baía do Seixal, tornando-se cada vez mais acessível a todos.
O número de modalidades volta a crescer. São 70 actividades individuais e colectivas, radicais, desportos náuticos, artes marciais, jogos tradicionais e de mesa. O programa inclui ainda encontros, convívios, aulas abertas e oficinas, bem como o I Seminário Internacional de Taekwondo das Seixalíadas e um colóquio subordinado ao tema «Fair Play no Desporto».
Além das modalidades mais comuns, como atletismo, futebol ou natação, destacamos outras pelo seu carácter menos usual. São elas: Aeromodelismo, Boxe, BTT, Danças de Salão, Escalada, Rapel, Esgrima, Kendo, Peteca, Skate, Taichi e Wakeboard.
Uma das novidades desta edição é o desporto para indivíduos portadores de deficiência. Este projecto promove a integração das instituições e alarga a oferta desportiva, criando um conjunto novo de actividades.
Das acções propostas, destaque para o Karaté em cadeira de rodas, o 1.º Torneio de Basquetebol em Cadeira de Rodas, a Vela Adaptada, a Natação Adaptada e eventos desportivos destinados a sensibilizar a população e o movimento associativo.
A Seixalíada é uma iniciativa que resulta de uma parceria em conjunto com as juntas de freguesia, movimento associativo e outras instituições do concelho.


Mais artigos de: Nacional

Memória da Resistência em Lisboa

Ruben de Carvalho, vereador do PCP, aceitou na Câmara de Lisboa a sua designação como responsável pela elaboração de um relatório visando estabelecer um programa sobre a preservação memorial da luta contra a ditadura.

Almada recorda história de luta

Promovida por várias organizações de militares e trabalhadores de estabelecimentos fabris das Forças Armadas, realizou-se no passado dia 16 de Setembro, em Almada, uma sessão comemorativa do 70.º aniversário da Revolta dos Marinheiros.O 8 de Setembro de 1936 foi comemorado no Fórum Romeu Correia, Auditório Fernando Lopes...

Solidariedade com os presos bascos

Com o objectivo de denunciar a situação em que vivem os quase 700 presos políticos bascos e, particularmente, o caso de Iñaki de Juana Chaos, na altura em greve de fome, a Associação de Solidariedade com Euskal Herria realizou, quarta-feira da semana passada, uma concentração frente à Embaixada de Espanha em...

«Não à privatização das Águas da Covilhã»

No dia 24 de Junho de 2004, confrontado com a denúncia da CDU de querer privatizar a água, o presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, afirmava ao jornal «O Interior»: «Entendo que há zonas onde eles – os privados – não devem meter a mão e a água é uma delas», chamando a atenção para o investimento que tem sido...

Dia Mundial da Paz

O Dia Mundial da Paz, que se assinalou no passado dia 21, foi celebrado em diversos pontos do País. Em Lisboa, o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) promoveu a distribuição na Baixa lisboeta de uma tarjeta relativa à data. Nessa acção, em que participaram dezenas de activistas, o CPPC alertou a população...