Aveiro

PS não toca na Lei de Bases da direita

Jerónimo de Sousa acusou, em Aveiro, o PS de pretender «fazer crer que as suas propostas estão em oposição às medidas e às soluções da direita». Num comício realizado no dia 13, o secretário-geral do Partido avançou que o PS quer ainda «criar a ilusão que as suas medidas são de esquerda, a pensar nos interesses dos trabalhadores e do povo e não nos interesses do grande capital». Mas «quem conhece as propostas do Governo do PS sabe que não é assim».
As propostas que o PS pretende aprovar de urgência na Assembleia da República, denunciou, «assentam que nem uma luva na concretização dos objectivos dos partidos da direita, PSD e CDS-PP, quando fizeram aprovar uma Lei de Bases da Segurança Social que estabelece a existência de três sistemas: o sistema público, o sistema complementar e o sistema de acção social».
Se é assim tão diferente da direita, questionou Jerónimo de Sousa, porque é que o PS não se «demarca claramente desta Lei de Bases que preconiza a redução do papel do sistema público de Segurança Social na garantia de direitos de protecção social»? A resposta é, para o dirigente comunista, clara: não o faz porque o seu projecto «é o mesmo, a concretizar a ritmos diferentes».
Para Jerónimo de Sousa, é nas propostas concretas do Governo do PS, «exclusivamente de redução de direitos, que se vêem a coincidência de propósitos e objectivos com as propostas da direita». Vêem-se desde logo na redução do alcance social de importantes prestações sociais, como o são o subsídio de desemprego, o abono de família, a pensão de sobrevivência, mas também, denunciou, «pela forma como libertam e isentam o grande patronato e o capital financeiro.

Universidade recusa comício

O comício realizou-se no Centro de Congressos de Aveiro, mas esteve previsto para a Universidade. Mas esta recusou o pedido do PCP para a realização da iniciativa nas suas instalações. Em ofício dirigido à Universidade, o PCP fez saber que «pelo que conhecemos, já houve cedência de espaços da Universidade em outros momentos para fins políticos de outros partidos». Tal informação não foi contrariada pela Universidade, realça a Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP.
O PCP deixou ainda claro que não acompanha a ideia de que os partidos políticos tenham um estatuto de menoridade na sociedade portuguesa. «Os partidos – realça – têm um papel fundamental a desempenhar na democracia portuguesa, definição aliás, inscrita na Constituição da República».


Mais artigos de: PCP

Derrotar as propostas do Governo

Com a palavra de ordem «Os direitos defendem-se agora», a campanha nacional do Partido contra as propostas do PS e em defesa da Segurança Social pública, universal e solidária percorre todo o País. Jerónimo de Sousa esteve em Aveiro, no Litoral Alentejano, no Porto e em Lisboa.

Segurança Social não está falida

No Porto, perante centenas de militantes e simpatizantes do PCP, Jerónimo de Sousa rejeitou os argumentos do Governo de que a Segurança Social caminha para a falência.

«Uma batalha para hoje»

«É preciso que em cada aldeia, em cada vila, em cada cidade, os comunistas e os democratas se transformem em elementos de esclarecimento, em homens e mulheres que estão a defender mais que uma posição partidária, estão a defender uma posição solidária, uma posição em defesa da Segurança Social pública», afirmou...

Os trabalhadores vão lutar

À saída de uma reunião com a Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSFP), Jerónimo de Sousa afirmou estar-se perante uma «ofensiva sem precedentes» contra todos os trabalhadores portugueses. As medidas do Governo para a Segurança Social, afirmou, atinge todos os trabalhadores, sejam eles da Função Pública...

Porto evoca marinheiro revoltoso

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP assinalou os 70 anos da Revolta dos Marinheiros com uma evocação pública da memória de Joaquim Ribeiro, destacado militante operário, resistente antifascista, marinheiro revoltoso e tarrafalista, falecido há 25 anos. Com a reapresentação do seu livro No Tarrafal,...

Falta investimento

O Concelho de Santo Tirso ocupa o 306.º lugar entre os 308 municípios do País, segundo um estudo sobre o indicador de Desenvolvimento Municipal realizado pela Municípia, e, de acordo com dados recentes sobre a «evolução da população na Grande Área Metropolitana do Porto», está a sofrer uma considerável perda de...

Sobre a nomeação do novo PGR

«A nomeação do novo Procurador-Geral da República – o Juiz Conselheiro Pinto Monteiro – reveste-se de particular importância, não apenas pelo relevante papel do órgão no âmbito do Sistema Judicial mas, sobretudo, no contexto em que se encontra a situação da Justiça em Portugal», refere-se numa nota divulgada ontem pelo...

Fim das taxas limitadoras

As novas taxas que o ministro Correia de Campos revelou anteontem querer introduzir, a par do aumento das que já vigoram, fazem parte de uma política de substituição do Estado, na Saúde, pelo sector privado, acusa o PCP.