Areeiro, Campo Grande e Olivais

Contra o encerramento das piscinas municipais

Os eleitos do PCP na Câmara de Lisboa exigem a recuperação e não o encerramento das piscinas municipais do Areeiro e Campo Grande e do Complexo Desportivo dos Olivais. Para os comunistas, que realizaram uma visita ao local na passada semana, a necessária requalificação destes equipamentos (recorrentemente exigida pelo PCP, desde 2002, durante a gestão de Santana Lopes) não mereceu em devido tempo qualquer atenção por parte da maioria PDS/CDS-PP, o que conduziu à sua contínua degradação.

Acerca deste problema, em nota enviada ao Avante!, dá-se a conhecer que existe um projecto de requalificação há cerca de cinco anos.
«Com efeito, existe nos serviços da Câmara desde 2001 um projecto de requalificação das piscinas do Campo Grande, através da cobertura da piscina e da remodelação dos balneários e restantes instalações, enquadrando o edifício existente; e foi lançado, em Novembro de 2001, um concurso público para remodelação e cobertura da piscina de 50 metros do Complexo Desportivo dos Olivais, concurso esse anulado por proposta do vereador Pedro Pinto, em Abril de 2004», denunciam os eleitos, sublinhando que «durante mais de quatro anos estes equipamentos, sem a adequada manutenção, degradaram-se continuamente, servindo deficientemente quem os procurava».
Para os comunistas, a actual controvérsia em torno da remodelação das três piscinas, para além de evidenciar a incúria na sua manutenção, suscitou preocupações generalizadas quanto à anunciada intenção do vereador do Pelouro de encerramento e demolição das três instalações em causa.
Agora, tudo indica que se mantém a intenção de demolir as piscinas, desprezando-se quer o significado histórico e arquitectónico que o facto de, no caso dos Olivais, se acrescentar a eventual destruição de uma piscina recentemente construída (1999/2000).
«É urgente, em nome do interesse público, que sejam definidos e concretizados pelos responsáveis da gestão municipal programas adequados de recuperação e valorização destas piscinas e que as mesmas continuem geridas pelo município, em função das necessidades de todos os lisboetas, e se mantenham integradas no património desportivo municipal, ao serviço da população de Lisboa», recordam os eleitos do PCP.


Mais artigos de: Nacional

Pensionistas e idosos exigem uma outra política

Os reformados, pensionistas e idosos não têm muitas razões para estarem satisfeitos com a situação de que são vítimas. Para mostrar o seu descontentamento vão realizar, amanhã, sexta-feira, um desfile da Casa da Cultura até ao Governo Civil de Beja.

Câmara de Beja baixa impostos

A Câmara de Beja vai baixar as taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e do lançamento da Derrama em 2005, com o objectivo de fixar a população no concelho e atrair investimentos.

Provedor da Justiça dá razão à CDU

Como é do conhecimento público, o presidente da autarquia Porto, Rui Rio, no início do actual mandato, propôs que Regimento de funcionamento das reuniões da Câmara do Porto em que se estabelecia que, nas sessões públicas (mensais) não se pudesse inscrever os munícipes que relatassem situações «individuais»,...

Municípios contra nova lei

A Associação Nacional de Municípios Portugueses decidiu anteontem desencadear a convocação de um congresso extraordinário, para aprovar medidas contra a proposta de nova Lei das Finanças Locais, apresentada pelo Governo.A decisão, tomada pelo Conselho Directivo da ANMP, será analisada dia 20, quarta-feira, pelo Conselho...

Libertem os «cinco»!

Iniciou-se anteontem e decorre até 6 de Outubro uma jornada mundial de solidariedade com os cinco patriotas cubanos, detidos nos EUA desde 12 de Setembro de 1998.