Fraude fiscal

Berlusconi escapa à justiça espanhola

O antigo primeiro-ministro italiano, Sílvio Berlusconi, evocou a imunidade enquanto parlamentar do Conselho da Europa para evitar responder num processo agora reaberto pela justiça espanhola por falsificação de documentos e fraude fiscal.
Em 1997, na sequência de uma busca à sede da Fininvest, a justiça italiana encontrou documentos que revelavam que o grupo de Berlusconi detinha mais de 80 por cento da estação televisiva espanhola Telecinco, ultrapassando largamente o limite de 25 por cento imposto pela lei então vigente no país.
Foi então iniciado um processo contra o magnata italiano por suspeita de fraude fiscal no valor de 108 milhões de euros, entre 1990 e 1993. Contudo, as investigações tiveram de ser suspensas enquanto Berlusconi chefiou o governo de Itália.
Em 28 de Julho, o tribunal constitucional espanhol autorizou a reabertura do processo, contando que Berlusconi, após ter sido derrotado nas recentes legislativas, perdera a valiosa imunidade.
Contudo, no passado dia 7, os advogados do Il Cavalieri, enviaram uma carta ao juiz responsável, Baltasar Garzon, informando-o de que o seu cliente conserva a imunidade uma vez que é membro da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE).
Já em 2000-2001, período em que Berlusconi não estava no governo italiano, os advogados tinham evocado a imunidade de deputado do Parlamento Europeu e da APCE, obrigando os magistrados a pedir o seu levantamento, objectivo entretanto gorado pela vitória da Forza Itália em Junho desse ano.


Mais artigos de: Europa

Histeria policial provoca caos

Centenas de milhares de passageiros já foram afectados pelas medidas de excepção adoptadas desde quinta-feira, 10, no aeroporto de Heathrow, na sequência da descoberta de um alegado complot terrorista.

Detidos estrangeiros maltratados

O Comité para a Prevenção da Tortura (CPT) do Conselho da Europa advertiu as autoridades britânicas de que devem melhorar o tratamento dos presos, em particular dos indivíduos pertencentes as outras culturas que foram submetidos a prazos dilatados de prisão preventiva.Num relatório publicado na quinta-feira, 10, são...

Negociar a solução

Milhares de pessoas manifestaram-se no domingo, 13, em São Sebastião, sob o lema « Euskal Herria [País Basco] tem a palavra e a decisão», exigindo o início das negociações do processo de paz.

Günter Grass revela ter integrado as SS

O escritor alemão Günter Grass revelou ao jornal Frankfurt Allgemeine que integrou como voluntário as Waffen SS, as forças de elite do regime nazi, em 1944/45, e não foi apenas um soldado nas baterias anti-aéreas, como até agora tinha feito crer.Em entrevista publicada no sábado, dia 12, o autor, de 78 anos, premiado com...

Convergência ou concorrência?

Estão em fase de discussão o Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e os diversos programas operacionais referentes aos Fundos Estruturais e de Coesão para o período de 2007 a 2013. Aliás, sem a devida participação, como, por exemplo, tem sido denunciado por numerosas autarquias locais.O Regulamento Geral dos...