Opel na Azambuja

PCP quer ouvir ministro da Economia

O grupo parlamentar do PCP requereu a presença do ministro da Economia, Manuel Pinho, na Assembleia da República para prestar esclarecimentos sobre as diligências que o Governo tem em curso com vista à manutenção da fábrica da Opel na Azambuja.
O pedido foi formalizado no dia 16 pelos deputados Agostinho Lopes e José Soeiro em carta ao presidente da Comissão dos Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento Regional. Sublinhadas na missiva são as «graves repercussões» que resultariam do possível encerramento da fábrica quer para os seus cerca de 1200 trabalhadores, quer para um conjunto significativo de empresas fornecedoras de componentes e respectivos trabalhadores, quer ainda para a economia nacional.
«Esta é uma das fábricas mais produtivas do grupo General Motors, pelo que não há nenhuma razão para encerrar», afirmou o líder parlamentar comunista, Bernardino Soares, que nesse mesmo dia se deslocou àquela unidade fabril para manifestar a sua solidariedade com a luta dos trabalhadores pela defesa dos postos de trabalho.
Bernardino Soares insurgiu-se na ocasião contra «a impunidade das empresas que recebem vastíssimos apoios públicos e depois se vão embora sem prestar contas» e reafirmou a convicção de que no caso da Azambuja há condições para a fábrica continuar a laborar.


Mais artigos de: Assembleia da República

Graves incorrecções e legalidades

São milhares os docentes lesados no concurso nacional de colocação de professores e educadores. O Governo apressou-se a cantar loas, afirmando que tudo estava a decorrer de «forma exemplar», mas os factos desmentem-no de forma inapelável.

A inexplicável pressa por uma má solução

Em matéria de política ambiental e de saúde pública o PS parece apostado em andar para trás. É o que resulta da sua obstinada teimosia em prosseguir o processo de co-incineração.

Defender os postos de trabalho

Os cerca de 50 trabalhadores da Irmal, instalada nas Caldas da Rainha, prosseguem a luta em defesa da empresa e dos postos de trabalho, acreditando na viabilidade económica desta empresa de metalomecânica.

Direitos reduzidos

A nova legislação sobre seguro automóvel redunda em prejuízo do segurado e em favor das seguradoras. A esta conclusão chegou o Grupo Parlamentar do PCP, tendo, por isso, requerido a apreciação parlamentar (ratificação) do diploma governamental.

Atrasos nos subsídios de reintegração

O Grupo Parlamentar do PCP está preocupado com os atrasos no pagamento dos subsídios de reintegração aos contratados do exército que cessaram funções.

Acabar com a discriminação

Os trabalhadores dos serviços gerais em funções nos hospitais e estabelecimentos de saúde dependentes do Ministério da Defesa Nacional estão a ser vítimas de uma grave discriminação que, entre outros planos, tem assumido repercussões muito negativas ao nível salarial.