Estudo Eurostat

Maioria dos europeus sem acesso à Internet

Em média, quase metade dos lares europeus (48 %) tem acesso à Internet, segundo um estudo do Eurostat publicado no início deste mês. Contudo, a realidade concreta de cada país mostra grandes disparidades.
Na Lituânia, por exemplo, apenas 16 por cento das famílias tem uma ligação à Internet, ao passo que, na Holanda, o número sobe para os 78 por cento. Quanto a Portugal, apenas 31 por cento das habitações familiares estão ligada à Internet, ou seja, cerca de um terço.
De resto, todos os novos países membros apresentam taxas de penetração da Internet inferiores à média dos Vinte e Cinco. A mesma tendência se verifica quando se trata dos acessos de banda larga. Os holandeses, com 54 por cento, estão no topo da lista; a maioria dos antigos Quinze está acima da média europeia e a maior parte dos Dez novos estados está abaixo. Todavia, na Grécia, apenas um por cento dos lares tem um acesso internet de banda larga.
O relatório dá ainda conta que 43 por cento dos cidadãos europeus nunca utilizaram a internet. No caso das mulheres, o número sobe para os 47 por cento.
Portugal está muito abaixo da média, com 63 por cento dos indivíduos e entre os 16 e os 74 anos que nunca utilizaram a internet.


Mais artigos de: Europa

Os chacais da tortura

O ex-embaixador britânico no Uzbequistão, Craig Murray, acusou, perante deputados do Parlamento Europeu, os governos do Reino Unido e dos EUA de utilizarem conscientemente informações obtidas sob tortura em território uzbeque.

Proteger a floresta

A criação de um programa comunitário de protecção da floresta foi aprovada em comissão parlamentar, que reconheceu a justeza desta proposta apresentada pelos deputados do PCP.

Estado excedentário reduz direitos sociais

Poucos dias após o anúncio da liquidação total da dívida externa do país - algo não acontecia desde a Segunda Grande Guerra Mundial - o governo dinamarquês apresentou, no dia 4, um pacote de medidas sociais restritivas, onde se inclui o aumento da idade das pré-reforma e da reforma, respectivamente, dos 60 para os 63 anos e dos 65 para os 67 anos.

Metalúrgicos conseguem acordo salarial

O poderoso sindicato da metalurgia alemã, IG Metall, obteve um acordo salarial que deverá aplicar-se a cinco mil empresas do sector que empregam cerca de 3,4 milhões de trabalhadores.

Uma visita à RP da China

Escrevo este texto no final de uma visita à República Popular da China que realizei integrada numa delegação do Grupo da Esquerda Unitária Europeia de que fazem parte os deputados comunistas no Parlamento Europeu. Para mim e outros deputados do PE, que estiveram pela primeira vez na China, foi uma visita inesquecível que...