Defensor da agricultura e do mundo rural

Morreu Joaquim Casimiro

À beira de completar 60 anos, faleceu, segunda-feira, Joaquim Casimiro, lutador incansável, fundador e dirigente da CNA e militante comunista.
Foi «um homem bom, fraterno e um lutador incansável, que só a morte vergou», destaca, em nota dirigida aos órgãos de comunicação social, o Secretariado do Comité Central do PCP.
À frente da confederação dos pequenos e médios agricultores portugueses foi durante 28 anos um prestigiado dirigente associativo e um denodado lutador em defesa da agricultura portuguesa e do mundo rural.
O PCP, o seu partido de sempre, «orgulha-se da sua inestimável participação em tantos combates em defesa do campesinato português, da sua viva intervenção em defesa dos ideais libertadores do 25 de Abril e do regime democrático então conquistado».
Certo de interpretar o sentimento dos comunistas, o Secretariado do Comité Central do PCP, apresenta, por esta forma, à sua companheira, filhas e demais família «os mais sentidos pêsames e sentimentos de sincera amizade e à CNA toda a sua solidariedade». Jerónimo de Sousa esteve presente no velório do seu camarada, que se realizou na Casa Mortuária das Águas, Bairro do Areal, em Alenquer.
Neste momento de dor e pesar, a Direcção Nacional da CNA destacou, de igual forma, também em nota de imprensa, «o exemplo e o testemunho de firmeza e abnegação» dados por Joaquim Casimiro, «em defesa da nossa agricultura e do mundo rural português». Enquanto membro da Direcção Nacional da CNA, e apesar de gravemente doente há já alguns anos, Joaquim Casimiro permaneceu no seu posto até aos últimos dias da sua vida.
Enquanto membro da CNA, Joaquim Casimiro, fazia parte do Conselho Económico e Social e, em 2003, por ocasião dos 25 anos da CNA e no IV Congresso da confederação, foi agraciado pela Presidência da República com a Comenda da Ordem de Mérito Agrícola.


Mais artigos de: PCP

Há que cumpri-la!

Não é a Constituição mas o PS, PSD e CDS, com as políticas que aplicaram ao longo de mais de 30 anos, os responsáveis pela situação do País, afirmou, domingo, Jerónimo de Sousa, na sessão comemorativa dos 30 anos da Lei fundamental.

Os verdadeiros objectivos

Com a chamada «Lei da paridade», o PS não pretende de facto «a adopção de estratégias que contribuam de forma eficaz para o necessário aumento da participação das mulheres no exercício do poder político», acusa a Comissão Política do PCP.

Mais perto dos cidadãos?

O problema central da relação dos cidadãos e das empresas com a Administração Pública e o Estado não é apenas ou fundamentalmente o da forma de acesso ao serviço, mas o do tempo e do custo no acesso ao serviço», diz o Gabinete de Imprensa do PCP, a propósito do programa de «Simplificação dos procedimentos...

Travar a governamentalização

Comentando a demissão do director nacional da Polícia Judiciária, que considera uma «má decisão do Governo que prejudica o normal funcionamento dessa polícia e constitui mais um obstáculo no combate à criminalidade organizada», o PCP destaca que este desfecho «não surpreende». Em nota do seu Gabinete de Imprensa, emitido...

Ataque às funções do Estado

O Governo apresentou, no passado dia 30 de Março, o chamado Programa de Reestruturação da Administração do Estado (PRACE). Para o PCP esta é mais uma medida que vai dar continuidade às políticas de direita, constituindo mais um momento de grande aparato propagantistico. Em conferência de imprensa, realizada, ontem,...

Comunidade precisa de um PCP mais forte

Realizou-se, nos dias 25 e 26 de Março em Leverkusen, a Assembleia dos Comunistas Portugueses residentes na Alemanha. A assembleia contou com a presença de membros do PCP de todas as áreas consulares e de Manuela Pinto Ângelo do Secretariado do Comité Central.A Assembleia fez uma análise das características da comunidade...

Guimarães realizou Assembleia

A organização concelhia de Guimarães do PCP realizou, no dia 18, a sua décima Assembleia. Com a presença de Paulo Raimundo, membro da Comissão Política e responsável pela Organização Regional de Braga do Partido, os comunistas de Guimarães aprovaram um programa de acção que parte do princípio que o crescimento do Partido...

PCP recebeu SMMP…

O secretário-geral do PCP recebeu, no passado dia 31, uma delegação do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público. A delegação do Partido, chefiada por Jerónimo de Sousa, integrava ainda José Neto, da Comissão Política, e Américo Costa, do Comité Central. … o CNISDois dias antes, no dia 29, uma delegação do PCP que,...