Iraque

Celebração estragada

Um duplo atentado matou, segunda-feira, 28 polícias na academia de formação do ministério do Interior, em Bagdad. Outros 25 indivíduos ficaram feridos.
As explosões ocorreram quando as forças de segurança se encontravam reunidas numa parada para assinalar o 84.º aniversário da polícia iraquiana. Na cerimónia encontravam-se os responsáveis do Interior e da Defesa do governo do Iraque, os quais se fizeram acompanhar pelo embaixador norte-americano no país. Nenhum dos três resultou ferido na sequência do ataque, mas as explosões são um claro sinal de que os ocupantes são incapazes de controlar as operações de resistência à sua permanência.
No mesmo dia, em Kirkuk, o juiz Tahir al Bayati – conhecido pelo aplicação de condenações a supostos militantes da sublevação – foi executado na sua residência, e no dia anterior, em Tal Afar, a queda de um helicóptero dos EUA matou 12 soldados.
Ainda em Bagdad, o domingo ficou marcado por uma suposta operação de resgate dos norte-americanos numa mesquita sunita. Os soldados alegaram andar à procura da jornalista Jill Carroll, mas na ausência desta resolveram levar um membro do Comité de Muçulmanos Sunitas e cinco guardas do templo.

Ex-detido confirma tortura

Segundo informações divulgadas no sítio www.antiimperialista.org , Jabbar al Kubaysi, secretário-geral da Aliança Patriótica Iraquiana, foi libertado ao fim de mais um ano de cárcere.
Jabbar confirmou ter sido torturado durante o período de detenção. Durante os primeiros dez dias foi mantido numa caixa com cerca de 70 centímetros, de pés e mãos atadas e olhos vendados, situação que se repetiu nos cinco meses seguintes. O dirigente revelou ainda que durante o isolamento perdeu mais de vinte quilos e que nos interrogatórios os norte-americanos o acusavam de ter mobilizado a opinião pública mundial contra a invasão do país.


Mais artigos de: Internacional

CIA usou base na Roménia como prisão

Serviços secretos suíços interceptaram uma mensagem sobre a existência de prisões secretas da CIA na Europa, revelou no dia 9 o diário SonntagsBlick.

Pyongyang exige fim das sanções

A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) exigiu esta segunda-feira aos EUA o levantamento das sanções financeiras impostas ao país, como condição para o reatamento das conversações multilaterais sobre a questão nuclear.«Os EUA devem levantar as sanções, que constituem um obstáculo às negociações a seis, se...

Votos de unidade para 2006

Saudando todos os colombianos pela entrada em 2006, as FARC apelam à unidade popular para que o novo ano traga a paz e a justiça social ao país.

Comunistas assassinados

Nos meses de Dezembro e Janeiro, dois militantes comunistas foram assassinados pelos paramilitares agora legalizados por Álvaro Uribe.Carlos Arturo Diaz, de Tolima, e Carlos Arciniegas, de Puerto Wilches, foram as duas últimas vítimas da onda de repressão que se abate sobre o Partido Comunista Colombiano.Reagindo ao...

Tensão envolve campanha

Mahmoud Abbas confirmou, segunda-feira, que as eleições palestinianas não serão adiadas, isto apesar da tensão e da incerteza que rodeiam a campanha.

Pesquisa nuclear recomeça

O Irão retomou, no início desta semana, os trabalhos de investigação sobre energia atómica, isto apesar das ameaçadas feitas pelos EUA e pela UE ao país caso este levasse por diante o seu programa nuclear.

<em>Sob a lei da selva </em>

Os efeitos dos furacões Katrina e Rita no sudeste dos EUA trouxeram à superfície, aos olhos dos EUA e do mundo, a violência das divisões económicas coincidentes com clivagens étnicas. Enquanto as camadas mais favorecidas obtiveram assistência para evacuar as regiões atingidas, as camadas mais desfavorecidas eram...