CDU dá cartas na cultura

Almada tem novo teatro

A Câmara de Almada inaugurou, domingo passado, o novo teatro municipal. O Presidente da República assistiu à cerimónia e elogiou a obra que tem a segunda maior boca de palco do País.

Nova residência da Companhia de Teatro de Almada

Na inauguração do mais recente equipamento cultural do Município de maioria CDU – que para além de Jorge Sampaio, contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Mário de Carvalho - a presidente da autarquia, Maria Emília Sousa, afirmou, perante 500 almadenses presentes na iniciativa, que a nova infraestrutura «não é resultado de qualquer modismo, mas antes um recurso que desempenha um importante papel num contexto de modelo de desenvolvimento local, em que a educação e a cultura são preocupações centrais que têm permitido um enorme crescimento e qualificação das práticas artísticas nos seus vários domínios: dança, música, expressão plástica, expressão dramática».

Uma obra exemplar

Com 446 lugares, a boca de palco do novo auditório tem 30 metros de altura, tamanho apenas superado pela boca do palco central do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
A obra custou 10,6 milhões de euros – 2,5 do Governo e 8,1 da autarquia -, e levou cerca de quatro anos a concluir, devido a reformulações do projecto e do orçamento, e à complexidade dos trabalhos.
O espaço, propriedade da Câmara, vai ser gerido pela Companhia de Teatro de Almada que ali terá a sua residência permanente.
Projectado pelos arquitectos Graça Dias e Egas Vieira, o imóvel de grande valor arquitectónico pretende acolher produções nacionais e o festival internacional de teatro de Almada que terminou a sua edição, este ano, com o espectáculo que inaugurou o novo espaço: um recital de poemas de Cesário Verde.
Com cerca de oito mil metros quadrados, o edifício conta ainda com uma sala experimental, uma sala de ensaios, camarins, uma galeria de exposições, café-concertos, livraria, ludoteca, sala de vídeo, cafetaria e alojamentos.


Mais artigos de: Nacional

Conferência revela o artista Cunhal

Numa conferência realizada na passada segunda-feira, em Lisboa, o pintor Rogério Ribeiro revelou algumas facetas de Álvaro Cunhal enquanto artista e escritor, tema da conferência. Perante uma sala cheia – de militantes comunistas, amigos, familiares de Álvaro Cunhal e vários dirigentes do PCP –, o ilustrador de Até...

CDU impugna hasta pública dos terrenos da Feira Popular

A CDU vai interpor um recurso no Tribunal de Contas sobre a permuta dos terrenos da Feira Popular e participar da Câmara Municipal de Lisboa por gestão danosa ao Ministério Público. O objectivo é evitar «um verdadeiro esbulho do património municipal de forma aberta e descarada».A decisão foi anunciada anteontem, depois...

Militares rejeitam medidas do Governo

Oficiais, sargentos e praças dos três ramos das Forças Armadas reuniram-se em Almada e concluíram que as medidas que o Governo pretende implementar são más para os profissionais e para a instituição.

Gestão de Vendas Novas serve a população

Os candidatos da CDU aos órgãos autárquicos de Vendas Novas foram apresentados no sábado num jantar, num total de cem nomes. José Rodrigues Figueira é o cabeça de lista à Câmara Municipal e José Filipe à Assembleia Municipal.O jantar contou com a participação de Jerónimo de Sousa, que salientou que o concelho de Vendas...

Bons candidatos para desenvolver o distrito

A CDU/Bragança apresentou no dia 3 os candidatos aos doze concelhos e às assembleias municipais do distrito, «com a determinação de quem já provou que, mesmo em minoria, são uma voz indispensável que dá corpo a causas e aspirações locais e assegura uma presença crítica, exigente e construtiva na defesa dos interesses das...

Defender as indústrias da Covilhã

Jorge Fael e Carlos Gil são os cabeças de lista da CDU à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal da Covilhã respectivamente. A apresentação pública foi feita num jantar com Jerónimo de Sousa, realizado na sexta-feira. Na iniciativa, o líder do PCP falou sobre o acelerado processo de desindustrialização que o País está...