7.ª Assembleia Concelhia da Amadora

Construir a alternativa

A Organização Concelhia da Amadora do PCP realizou, no sábado passado, a sua 7.ª Assembleia de Organização.

O PCP propõe-se ser alternativa ao PS na Câmara da Amadora

A Assembleia, que teve a participação de Rosa Rabiais, membro da Comissão Política, que encerrou os trabalhos, depois de analisar o projecto de Resolução Política, aprovada por unanimidade, elegeu, com uma abstenção, a nova Comissão Concelhia, agora constituída por 60 elementos, 46% dos quais integram-na pela primeira vez.
Depois da intervenção de abertura dos trabalhos, feita por Manuel Gouveia, membro do Comité Central e responsável pela organização da Amadora, a Assembleia deu início à discussão da Resolução Política, que foi acompanhada pelos cerca de 200 delegados e convidados presentes da sala.
A Resolução Política incorpora fundamentalmente as conclusões resultantes da profunda análise feita na organização à actividade desenvolvida pelo Partido desde a última Assembleia, bem como uma crítica lúcida às insuficiências, erros e desvios que a acompanharam.
Uma avaliação sintética à política do actual Governo de direita e às consequências extremamente negativas dela resultantes constituiu o pontapé de partida para a discussão das tarefas que se impõem aos comunistas nos tempos mais próximos e a definição de linhas de trabalho adequadas.
A concretização dessas tarefas é, contudo, «indissociável do reforço da organização partidária, particularmente no seio da classe operária e dos trabalhadores e do combate em defesa da unidade do Partido».

Organização é fundamental

Nesse sentido, a Assembleia apontou algumas empresas prioritárias para o trabalho do PCP: empresas industriais mais importantes, grandes superfícies, Câmara Municipal da Amadora e Hospital Fernando Fonseca.
A dinamização da luta das populações e o reforço do movimento popular foram outros aspectos analisados pelos delegados presentes, que definiram também algumas linhas de trabalho para a intervenção da organização junto de camadas específicas da população.
O trabalho junto da juventude mereceu, porém, atenção particular da Assembleia, que considerou fundamental para o reforço do trabalho junto dos jovens - com problemas muito específicos e a viver grandes dificuldades -, a melhoria da articulação do trabalho com a JCP, vanguarda política da juventude.
Outras questão a que a Assembleia deu grande importância foi ao trabalho autárquico, uma vez que o PS, nos últimos cinco anos à frente do município, apenas tem «desgovernado a cidade», o que impõe, desde logo, a necessidade de contrapor ao seu projecto «um projecto alternativo e mobilizador» que só a CDU protagoniza. Assim, a Assembleia definiu como objectivo eleitoral a conquista da Câmara Municipal e o essencial das Juntas de Freguesia do concelho nas próximas eleições autárquicas.
O PCP, principal força integrante da CDU, propõe-se, assim, tornar Amadora uma cidade de emprego, que promova a defesa e requalificação das Zonas Industriais, com destaque para a da Venda Nova/Falagueira, especialmente ameaçada pela especulação imobiliária e financeira. Mais, uma cidade que garanta e promova o acesso universal aos serviços básicos, a qualidade de vida e o ambiente, uma cidade com vida própria, que fomente a cultura e valorize os tempos livres.
Entretanto, considerando que «não é possível levar à prática qualquer orientação, por mais correcta que seja, sem organização», os delegados aprovaram um conjunto de medidas de reforço orgânico, dando especial destaque à campanha de contacto com todos os membros do Partido e à elevação da participação dos militantes, bem como ao recrutamento, «determinante para o rejuvenescimento e reforço da organização».


Mais artigos de: PCP

PCP reafirma posições

Os comunistas não ficaram indiferentes aos desenvolvimentos ocorridos em questões como o pacote laboral ou os processos judiciais em curso.

Reforçar o Partido nos locais de trabalho

A 6.ª Assembleia da Organização Regional de Leiria do PCP, que se realizou, no sábado passado, em Leiria, constituiu um momento de reflexão privilegiado sobre a actividade do Partido na região.

Organizar os trabalhadores

Sob o lema «Reforçar e afirmar o Partido, unir e organizar os trabalhadores para a acção», os trabalhadores comunistas dos Seguros de Lisboa realizaram no dia 24 a sua sétima Assembleia de Organização.A situação social e económica do sector foi um dos temas discutidos pelos delegados. Lembrando que apenas um dos seis...

Em defesa do emprego

O aumento do desemprego tem que ser travado, com uma mudança de política que só pode ser obtida com o protesto e a luta dos trabalhadores. «Trabalho é direito fundamental, desemprego não é solução» é o lema da campanha de esclarecimento que a Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP está a levar a cabo nos...

Mentiras contra o passe

Manuela Ferreira Leite «deixa perfeitamente claro que, para avançar com as privatizações, vale tudo», acusa a Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP, denunciando o ataque contra o passe social intermodal.

PCP recusa «lições» do BE

«O PCP e a CDU não aceitam nem precisam das lições do BE para se demarcarem da política do PSD/PP na Câmara do Porto», considera a direcção regional, num comunicado emitido na passada sexta-feira. A DORP reagia assim à conferência de imprensa realizada no dia anterior por aquela força partidária, na qual responsabilizava...

Deputados comunistas pelo País

O deputado comunista Vicente Merendas visitou, no passado domingo, duas das principais empresas do concelho de Ovar, a Phillips e a Yazaki Saltano. O parlamentar comunista reuniu, da parte da manhã, com a administração e a Comissão de Trabalhadores da Phillips, tendo ambos os encontros confirmado as preocupações do PCP...

Barreiro contra o desemprego

A Comissão Concelhia do Barreiro do PCP vai avançar com uma campanha concelhia contra o desemprego e pelo emprego com direitos, que decorrerá entre os dias 9 e 27 de Junho.Para os comunistas do Barreiro, a política dos sucessivos governos do PSD, PS e agora PSD/PP tem «desvalorizado a qualidade, a capacidade...

Pagar quotas pelo Multibanco

A partir de 1 de Junho é possível pagar as quotas por Multibanco. Para tal, basta seleccionar a opção «Pagamentos», seguida de «Pagamento de Compras». Depois, basta introduzir os dados pedidos. Na entidade insere-se o número 20471 e na referência o número de militante do Partido, seguido de 333. Nas organizações e...

Oliveira do Douro

Trinta militantes participaram na Assembleia de Organização da Freguesia de Oliveira do Douro, concelho de Vila Nova de Gaia. Na reunião, discutiram-se assuntos relacionados com o trabalho do Partido na freguesia, tendo por base o projecto de resolução política apresentado e discutido pelos militantes. Apesar do nível de...

Valorizar a democracia cultural

Carlos Carvalhas participou, no passado dia 22, na inauguração de uma exposição de artes plásticas, promovida pela DORL e pelo Sector Intelectual de Lisboa do PCP. A iniciativa contou com a presença de dezenas de pessoas que, para além de testemunharem um valioso conjunto de obras de arte, ouviram ainda as intervenções...