Garcia de Orta está saturado

Utentes exigem hospital público

Os utentes de saúde do concelho do Seixal vão entregar a 5 de Abril, ao primeiro-ministro, 65 mil assinaturas exigindo a construção de um hospital público no município, complementar à saturada unidade de Almada.

Colmatar as insuficiências de capacidade de resposta do Garcia de Orta

O abaixo-assinado, que será entregue por representantes das seis comissões de utentes do concelho na residência oficial de José Sócrates, em Lisboa, começou a circular em meados do ano passado. Mas os seus promotores preferiram esperar pela formação do novo Governo para proceder à sua entrega, uma vez que o anterior Executivo se mantinha apenas em funções de gestão.
Em declarações à Lusa, Manuel José Soares, membro da Comissão de Utentes de Saúde da Freguesia de Corroios, explicou que os subscritores do documento querem «uma decisão política» sobre a construção do hospital, que foi adiada por sucessivos governos.
Atrasos nas cirurgias e consultas da especialidade e sub-dimensionamento do serviço de urgência têm sido algumas das deficiências apontadas pelas comissões de utentes ao Hospital Garcia de Orta, que abrange os concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra.
«O Garcia de Orta foi projectado para 180 mil habitantes, mas está a servir quase 400 mil. Perspectiva-se um crescimento populacional em Almada, Seixal e Sesimbra que implicará, dentro de dez a 15 anos, mais 150 mil a 200 mil pessoas na Margem Sul», vaticinou Manuel José Soares.
Já um estudo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) de Junho de 2002 defendia a construção de um hospital no Seixal, «para colmatar as insuficiências de capacidade de resposta» do Garcia de Orta.
Segundo a proposta da ARSLVT para discussão pública do Plano Director Regional do Equipamento de Saúde, a unidade de Almada tem «uma significativa carência de camas hospitalares para dar resposta adequada às necessidades da prestação de cuidados de saúde».
O mesmo organismo adverte que a ampliação das instalações do Garcia de Orta é mais cara do que a construção de um novo hospital.
A Câmara do Seixal, que tem apoiado a reivindicação dos utentes de saúde, já mostrou disponibilidade para ceder um terreno junto ao nó viário do Fogueteiro destinado à construção da nova unidade hospitalar.


Mais artigos de: Nacional

Por um mundo melhor!

Dois anos após a invasão do Iraque, a data foi assinalada, este fim-de-semana, em Portugal com a Sessão Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque e com manifestações simultâneas em Lisboa e Porto.

Um concelho com futuro!

A Câmara de Vendas Novas vai promover, nos dias 7 e 8 de Abril, uma conferência sobre o tema «Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Um Desafio para o Século XXI».

Moita debate ambiente

A temática do ambiente foi debatida, recentemente, por eleitos e activistas da CDU da Moita que avaliaram diversas áreas e intervenções da Câmara Municipal.A escolha desta área como tema desta avaliação foi explicada por João Lobo, presidente da Câmara Municipal da Moita, eleito pela CDU, pelo facto de ser uma área de...

Portugal com a Revolução Bolivariana

É natural que a firmeza e a combatitividade das grandes massas venezuelanas estejam a suscitar um amplo movimento de apoio na América Latina. Hoje, em diferentes países da região, tomaram já forma organizações de solidariedade com a Revolução Bolivariana. Porque os últimos acontecimentos na Venezuela transcendem o quadro...

«Gestão ruinosa» na CML

Na Câmara de Lisboa, a direita tem feito uma péssima gestão da Cidade e em particular dos dinheiros públicos. As finanças da CML vão muito mal. Já ninguém pode esconder essa realidade. A verdade veio mais uma vez ao de cima. Falando apenas das dívidas relativas a serviços prestados, as chamadas «dívidas a fornecedores»...

Bascos reclamam liberdade

Uma delegação do partido independentista basco Batasuna esteve em Lisboa, durante a semana passada, para se encontrar com partidos, organizações de esquerda e personalidades da vida política nacional.A estadia em Portugal do mais representativo partido da esquerda abertzale, dinamizada pela Associação de Solidariedade...