Vendas Novas

Um concelho com futuro!

A Câmara de Vendas Novas vai promover, nos dias 7 e 8 de Abril, uma conferência sobre o tema «Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Um Desafio para o Século XXI».

Vendas Novas possui um riquís­simo pa­tri­mónio na­tural

Traduzindo os valores e princípios que são inerentes ao Poder Local democrático, a Câmara Municipal de Vendas Novas tomou em suas mãos a iniciativa de organizar, nos dias 7 e 8 de Abril, no Auditório Municipal, uma conferência sobre «Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Um Desafio para o Século XXI».
Esta iniciativa está estruturada num conjunto de painéis temáticos, com o objectivo de fazer uma abordagem das principais áreas que estão actualmente na ordem do dia em matéria de ambiente e desenvolvimento sustentável. «A Nova Geração de PDM´s e Modelo de Cidade», «Planeamento para o Ambiente», «Fiscalidade Ambiental», «Água e Solo», «Energias Renováveis», «Ambiente e Desenvolvimento Sustentável» e «Contributos Locais», serão os temas a discutir.
«Esta conferência, para além da oportunidade da sua realização, se tivermos em conta as adversidades climatéricas com que nos debatemos, a “seca”, que afecta particularmente as regiões do interior do País, com consequência no abastecimento de água às populações, na agricultura e na vida animal, surge também como muito actual, tendo em consideração, o seu tema central e os painéis que estarão em debate», afirmou, sexta-feira, José Barradas, presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, na apresentação da iniciativa, que se realizou na Casa do Alentejo, em Lisboa.
A conferência, segundo relatou o autarca do PCP, aos poucos jornalistas que se fizeram representar, surge na continuidade de um trabalho estratégico planeado que o município tem vindo a realizar, que tem sido articulado em diversos instrumentos de planeamento, mas e também porque, o concelho de Vendas Novas possui um riquíssimo património natural (mais de 60 por cento do território está classificado como REN e RAN e pela presença de inúmeros habitates prioritários) e está localizada numa das principais reservas estratégicas hidrológicas do nosso País (Bacias do Tejo e Sado).
«Isto, a par de um crescimento económico e demográfico assinalável (11,2 por cento entre 1991 e 2001), que pretendemos se continue a fazer em harmonia com a natureza e numa perspectiva de desenvolvimento sustentável», reforçou José Barradas, assinalando que a conferência, para além de constituir um desafio para o século XXI, «vai permitir juntar especialistas académicos, entidades públicas e privadas, associações ambientalistas e outros agentes com responsabilidades no domínio do “Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, no sentido de procurar estabelecer consensos ou assumir compromissos perante regras e princípios ecológicos e ambientais estabelecidos nas normas constitucionais, legais, comunitárias e internacionais, independentemente e salvaguardando à partida, o pluralismo de opiniões, a liberdade de expressão e pensamento que todos prezamos».
Para além do presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, José Barradas, na apresentação da conferência, estiveram presentes José Figueira, vice-presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas, Fernando Travassos, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, João Farinha, professor na Universidade Nova de Lisboa e membro da Rede Civitas, e Hélder Spínola, presidente da Direcção Nacional da Quercus.
Os interessados em participar nesta iniciativa poderão saber mais informações através do site www.cm-vn.pt .


Mais artigos de: Nacional

Por um mundo melhor!

Dois anos após a invasão do Iraque, a data foi assinalada, este fim-de-semana, em Portugal com a Sessão Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque e com manifestações simultâneas em Lisboa e Porto.

Utentes exigem hospital público

Os utentes de saúde do concelho do Seixal vão entregar a 5 de Abril, ao primeiro-ministro, 65 mil assinaturas exigindo a construção de um hospital público no município, complementar à saturada unidade de Almada.

Moita debate ambiente

A temática do ambiente foi debatida, recentemente, por eleitos e activistas da CDU da Moita que avaliaram diversas áreas e intervenções da Câmara Municipal.A escolha desta área como tema desta avaliação foi explicada por João Lobo, presidente da Câmara Municipal da Moita, eleito pela CDU, pelo facto de ser uma área de...

Portugal com a Revolução Bolivariana

É natural que a firmeza e a combatitividade das grandes massas venezuelanas estejam a suscitar um amplo movimento de apoio na América Latina. Hoje, em diferentes países da região, tomaram já forma organizações de solidariedade com a Revolução Bolivariana. Porque os últimos acontecimentos na Venezuela transcendem o quadro...

«Gestão ruinosa» na CML

Na Câmara de Lisboa, a direita tem feito uma péssima gestão da Cidade e em particular dos dinheiros públicos. As finanças da CML vão muito mal. Já ninguém pode esconder essa realidade. A verdade veio mais uma vez ao de cima. Falando apenas das dívidas relativas a serviços prestados, as chamadas «dívidas a fornecedores»...

Bascos reclamam liberdade

Uma delegação do partido independentista basco Batasuna esteve em Lisboa, durante a semana passada, para se encontrar com partidos, organizações de esquerda e personalidades da vida política nacional.A estadia em Portugal do mais representativo partido da esquerda abertzale, dinamizada pela Associação de Solidariedade...