Túnel do Marquês vai ser fiscalizado pelo TC

O Tribunal de Contas (TC) vai fiscalizar a construção do Túnel do Marquês, de acordo com uma resolução publicada em Dezembro no «Diário da República», uma intervenção que já tinha sido pedida pela CDU de Lisboa.
Em comunicado, a CDU considera que «as dúvidas que o PCP levantou oportunamente mereceram acolhimento nesta deliberação do Tribunal de Contas».
Segundo a resolução número 2/2004, publicada no mês passado, o Tribunal de Contas deliberou realizar uma «fiscalização concomitante ao acompanhamento da execução do contrato de empreitada de concepção/construção do desnivelamento da Avenida Duarte Pacheco, Rua Joaquim António de Aguiar e Avenida Fontes Pereira de Melo».
A entidade fiscalizada pelo Tribunal de Contas é a Câmara Municipal de Lisboa, dona da obra.
Esta intervenção do TC tinha sido requisitada há cerca de um ano pelos vereadores do PCP, que apresentaram ao tribunal uma exposição «considerando que houve alterações substanciais ao caderno de encargos que impossibilitavam o ajuste directo (sem concurso público)».

Vitória na Picheleira

Este mês, foi por diversas vezes noticiado o perigo de fechamento do acesso da Picheleira às Olaias, com inconvenientes e prejuízos para todos, excepto para os loteadores autorizados pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) a fechar o acesso.
Desde o primeiro instante, a CDU opôs-se a esta medida e, juntamente com os moradores e a Junta de Freguesia do Beato, de presidência PCP, não cruzaram os braços e lutaram pelos seus direitos. Entretanto, o presidente da CML efectuou, recentemente, uma reunião com a autarquia comunista e comprometeu-se a manter aberto o acesso ao Largo Honório Barreto, na Rotunda das Olaias.
Hoje, quinta-feira, será efectuado um plenário em sessão de Junta de Freguesia para se fazer um ponto de situação e manter atenta a população ameaçada pelo «emparedamento». Esta sessão terá lugar na sede do Vitório Clube de Lisboa, Rua Silveiro Peixoto, Letras PAC, às 21 horas.


Mais artigos de: Nacional

«Publicidade enganosa!»

A CDU não aceita que a Câmara de Gondomar se desfaça do seu património para se libertar das suas obrigações e para equilibrar o orçamento municipal que é extremamente deficitário.

Incompetência e parcialidade

A Câmara de Loures no seu Orçamento para 2005, recentemente aprovado em Assembleia Municipal, destinou à Freguesia de S. João da Talha a verba de 35 mil euros para investimentos a realizar este ano em curso.

«Os Verdes» desafiam PS

O cabeça de lista por Lisboa do Partido Ecologista «Os Verdes», José Luís Ferreira, lançou, sexta-feira, em Lisboa, um desafio ao líder do PS, José Sócrates, para colocar de lado a ideia de regressar à co-incineração.«O engenheiro José Sócrates que esclareça os portugueses onde pretende proceder à queima dos resíduos...

Literatura para crianças e jovens

Nos dias 24 e 25 de Fevereiro realiza-se, em Beja, o 7.º Encontro sobre Literatura para Crianças e Jovens. Com a colaboração da Editorial Caminho e da Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil, esta iniciativa - intitulada «No Branco do Sul, as Cores do Livros» - terá lugar na Escola Superior de...

36 mil óbitos evitáveis em Portugal

Portugal é dos países europeus com mais mortes evitáveis, de acordo com uma investigação que refere que em 2001 podiam ter sido evitados 36 mil óbitos. Segundo o estudo, elaborado por uma investigadora da Universidade de Coimbra, 35 por cento da mortalidade precoce (antes dos 65 anos) em Portugal poderia ter sido evitada...

Salvador ou o mágico?

Já se sabia da linha populista e demagógica das intervenções de Portas, mas as últimas aparições públicas excedem os limites do razoável. Pretender induzir, por exemplo, que há menos mortes em acidentes de viação por acção do PP, não lembra ao diabo mas lembrou a Portas.Mas além desta linha do «outro mundo» há uma...