Neo-nazis formam aliança

O Partido Nacionalista (NPD) anunciou no fim-de-semana a intenção de apresentar uma lista conjunta com a União do Povo Alemão (DVU) para as eleições gerais de 2006, com vista a elegerem deputados para o parlamento federal.
Nas eleições regionais realizadas na Saxónia, em 19 de Setembro, o NPD obteve 9,2 por cento dos votos e, pela primeira vez desde 1968, obteve assento num parlamento regional.
A União do Povo Alemão (DVU), por sua vez, obteve 6,1 por cento nas eleições de Brandeburgo, tendo conseguido, assim, revalidar a sua presença no parlamento regional pela segunda legislatura consecutiva.
Reagindo a esta aliança dos neo-nazis, o secretário-geral do Partido Social-Democrata (SPD), Klaus-Uwe Benneter, considerou que a democracia alemã é suficientemente estável para poder lidar com formações da extrema-direita, mas reconheceu se deve levar «muito a sério» o crescente apoio que estes partidos registam.
Também o vice-presidente do grupo parlamentar do Partido Democrata-Cristão, Wolfgang Bosbach, classificou como preocupante a situação, mostrando-se todavia confiante na «recuperação» dos «partidos democráticos».
Uma sondagem realizada após as eleições de Setembro indicou que dois terços dos votantes nos partidos neo-nazis fizeram-no não por convicção, mas em sinal de protesto contra as políticas governamentais.
Contudo, a presidente dos Verdes, partido que integra a coligação governamental, Cláudia Roth, notou que a aliança das duas forças de extrema-direita constitui uma nova situação que não deve ser subestimada.


Mais artigos de: Europa

Conflito agrava-se na VW

Enquanto se mantém o impasse negocial entre sindicatos e administração, dezenas de milhares de operários alemães da Volkswagen prosseguiram, na terça-feira, paragens limitadas na produção.

Ingerência inaceitável

O Parlamento Europeu mostrou uma vez mais dualidade de critérios ao declarar ilegítimos os resultados das recentes eleições na Bielorússia.

Exclusão bancária afecta 10% da população

Um relatório do Instituto Mundial de Caixas de Poupança (World Savings Banks Institute – WSBI) conclui que apenas 20 por cento da população da maioria dos países em desenvolvimento têm acesso a serviços financeiros.Nos países industrializados, a percentagem de excluídos é muito inferior mas, ainda assim, atinge dez por...

Tribunal francês condena Michelin

O tribunal de Rennes condenou o fabricante de pneumáticos Michelin a pagar uma indemnização de 95 mil euros, acrescidos de juros, a um trabalhador da fábrica de Cholet (Maine-et-Loire), vítima de discriminação sindical.O trabalhador, um operário qualificado e antigo delegado sindical, teve o seu salário congelado durante...

O Sim, o Não e o Nim

O referendo sobre a dita «Constituição Europeia» está na agenda política em Portugal e na União Europeia (UE). Na sexta-feira, 29, o tratado constitucional foi assinado em Roma pelos Estados-membros, os quais têm agora dois anos para o ratificar, por via parlamentar e/ou referendo.Para o PSD (e CDS/PP) e o PS, unidos no...