Discriminação sindical

Tribunal francês condena Michelin

O tribunal de Rennes condenou o fabricante de pneumáticos Michelin a pagar uma indemnização de 95 mil euros, acrescidos de juros, a um trabalhador da fábrica de Cholet (Maine-et-Loire), vítima de discriminação sindical.
O trabalhador, um operário qualificado e antigo delegado sindical, teve o seu salário congelado durante 18 anos, entre 1972 e 1989, na sequência de uma greve em que participou.
A sentença, divulgada na passada semana, considerou que a Michelin foi «incapaz de justificar com objectividade a manutenção do assalariado no mesmo nível desde 1972, com um salário muito próximo do mínimo legal», declarando-a «culpada dos factos de discriminação sindical por ter bloqueado o nível salarial e a sua evolução profissional».
Já em Julho de 2003, um tribunal de Nantes tinha dado razão à queixa deste trabalhador, mas a empresa recorreu da decisão. Outros três processos semelhantes, relativos à fábrica de Cholet, estão actualmente em curso nos tribunais franceses.


Mais artigos de: Europa

Conflito agrava-se na VW

Enquanto se mantém o impasse negocial entre sindicatos e administração, dezenas de milhares de operários alemães da Volkswagen prosseguiram, na terça-feira, paragens limitadas na produção.

Ingerência inaceitável

O Parlamento Europeu mostrou uma vez mais dualidade de critérios ao declarar ilegítimos os resultados das recentes eleições na Bielorússia.

Exclusão bancária afecta 10% da população

Um relatório do Instituto Mundial de Caixas de Poupança (World Savings Banks Institute – WSBI) conclui que apenas 20 por cento da população da maioria dos países em desenvolvimento têm acesso a serviços financeiros.Nos países industrializados, a percentagem de excluídos é muito inferior mas, ainda assim, atinge dez por...

Neo-nazis formam aliança

O Partido Nacionalista (NPD) anunciou no fim-de-semana a intenção de apresentar uma lista conjunta com a União do Povo Alemão (DVU) para as eleições gerais de 2006, com vista a elegerem deputados para o parlamento federal.Nas eleições regionais realizadas na Saxónia, em 19 de Setembro, o NPD obteve 9,2 por cento dos...

O Sim, o Não e o Nim

O referendo sobre a dita «Constituição Europeia» está na agenda política em Portugal e na União Europeia (UE). Na sexta-feira, 29, o tratado constitucional foi assinado em Roma pelos Estados-membros, os quais têm agora dois anos para o ratificar, por via parlamentar e/ou referendo.Para o PSD (e CDS/PP) e o PS, unidos no...