CDU visita Quinta do Conde

Governo prejudica população

A CDU de Sesimbra realizou na passada semana uma visita à freguesia da Quinta do Conde para se inteirar dos problemas existentes naquela vila. Esta iniciativa contou com a participação dos vereadores do PCP na Câmara Municipal e dos eleitos comunistas na Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia local.
A visita começou com a distribuição, no mercado municipal, de um comunicado onde se valoriza o papel dos comunistas na defesa da ligação ferroviária entre Lisboa a Setúbal. No entanto, segundo uma nota enviada ao Avante!, para que a população da Quinta do Conde venha de facto a usufruir deste benefício, é urgente que a proposta do vereador do PCP, Augusto Pólvora, aprovada por unanimidade e remetida em Maio de 2004, se concretize o mais rapidamente possível, ou seja, «que a REFER construa a Rotunda na Zona de Vila Alegre, com o objectivo de melhorar a fluidez do trânsito na estrada do Grilo/Coina, bem como a ligação da Rua Luís de Camões (Quinta do Conde) à estrada do Marco do Grilo/Coina».
A par destas obras urgentes, «há ainda que assegurar uma perfeita complementaridade de transportes rodoviários, criar ou adequar os actuais interfaces e terminais multi-modais, sem esquecer que no plano de mobilidade a construção da 3.ª travessia do Tejo (Barreiro/Chelas) assume grande importância», sublinham, no documento, os eleitos do PCP.
Na parte da manhã, a delegação comunista constatou ainda que existem na freguesia vários terrenos destinados a equipamentos públicos, como é o caso do centro de saúde, da nova escola básica integrada, do quartel para a GNR, entre outros, e que, por culpa do Governo, ainda não se edificaram. «Constata-se assim que na Quinta do Conde a construção de um vasto conjunto de equipamentos para serviço público tem merecido a maior indiferença do Governo, contrastando com a frenética actividade do PSD local, que com uma lupa procura atribuir responsabilidades à Câmara Municipal, esquecendo-se que é o seu o seu Governo que cabe essa competência e que os seus deputados, com a maioria do Parlamento, tem impedido a sua concretização», denunciam os autarcas.
Da parte da tarde, os eleitos comunistas discutiram e apreciaram o resultado da auscultação pública do Plano de Urbanização da Quinta do Conde, que decorreu entre Abril e Maio, da responsabilidade do pelouro do vereador comunista, Augusto Pólvora.


Mais artigos de: Nacional

Utentes prometem lutar

Com a presença de mais de 80 participantes, em representação de 50 comissões ou associações, teve lugar no sábado, na Cooperativa de Habitação Bem Vinda a Liberdade, no Faralhão, freguesia do Sado, o IV Encontro Nacional do Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos.

Insuficiente e inaceitável, acusa CCP

O Secretariado da Sessão Local de França do CCP rejeita a proposta de orçamento para 2005, apresentada pelo Governo, considerando-a um acto político atentador da salvaguarda dos interesses da comunidade e do conselho.

Governo adia obras de acessibilidades em Sintra

A CDU de Sintra acusou, quinta-feira da passada semana, o Governo de estar a adiar a melhoria das acessibilidades no concelho, em particular o alargamento do IC-19. Em comunicado, a CDU reage ao anúncio feito recentemente pela Secretaria de Estado das Obras Públicas sobre a adjudicação das obras de reformulação dos nós...

2.º Aniversário do Núcleo do MDM no Laranjeiro

O Núcleo do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) no Laranjeiro organizou, este mês, uma iniciativa para comemorar o seu 2.º aniversário, nas instalações do Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro. A efeméride foi assinalada com a exposição dos trabalhos das alunas dos ateliers de artes deste núcleo, um debate sobre...

«A pobreza e a exclusão social – duas visões distintas»

Nos últimos dias, a pobreza e a exclusão social em Portugal, foram notícia em diferentes órgãos de comunicação social, trazendo à tona dados de uma dura e cruel realidade, que atinge em Portugal, 23% da sua população, mais de dois milhões de portugueses, sendo eles homens e mulheres, crianças, jovens ou idosos.São...

Mais um julgamento por aborto hoje

Em Lisboa, uma mulher enfrenta hoje o tribunal, acusada de ter ingerido uma substância abortiva. A denúncia partiu de um enfermeiro do Hospital Amadora- Sintra. O julgamento tem lugar no Tribunal Criminal (Rua Pinheiro Chagas, 20, às Picoas).Uma delegação do PCP, composta por Bernardino Soares, Fernanda Mateus e Odete...