Berlim

Milhares contra reformas de Schröder

O centro de Berlim foi palco, no sábado, do primeiro dia de uma acção de protesto que durou 48 horas contra a redução do subsídio de desemprego, o denominado pacote «Hartz IV».
Os manifestantes, exigindo a demissão do chanceler e criticando o conjunto das reforma sociais incluídas na «Agenda 2000», desfilaram pelas ruas até à Alexanderplatz, o coração da antiga Berlim-oriental.
Esta primeira jornada de âmbito nacional prosseguiu no domingo, 3, 14.º aniversário da reunificação alemã.
Apesar das manifestações, Gerhard Schröder não pretende ceder, tendo afirmado em entrevista, publicada no sábado, que «a aplicação das minhas reformas está no centro do meu trabalho. E nenhuma manifestação alterará esse facto».


Mais artigos de: Europa

Ruptura social

Os holandeses quebraram o verniz saindo para a rua na maior manifestação das últimas duas décadas, contra as reformas sociais apresentadas pela coligação de direita.

CE aperta laço

A Comissão Europeia prorrogou o prazo de 12 de Outubro até ao final do ano para o governo espanhol apresente uma solução para os estaleiros navais do grupo estatal IZAR.

Mega-operação contra a ETA

Entre 16 e 21 pessoas foram detidas no domingo, 3, no decorrer de uma operação de grande envergadura que envolveu centena e meia de efectivos da polícia francesa e da guarda civil espanhola. Mikel Albisu Iriarte, conhecido como «Mikel Antza», e a sua companheira, Soledad Iparaguirre, dita «Anboto», identificados como...

Responsáveis em julgamento

Dez meses após o escândalo financeiro na Parmalat, iniciou-se, na terça-feira em Milão, o julgamento de 29 pessoas, em que se contam os principais responsáveis do grupo agro-alimentar italiano, designadamente o fundador Calisto Tanzi, os antigos directores financeiros, membros do antigo conselho de administração e dos...

O «não» que lhes dói!

Os governos de direita «assumida» e os sociais-democratas (vulgo «socialistas») dos 25 países que integram a União Europeia preparam a assinatura de um novo Tratado – dito «constituição europeia» –, no próximo dia 29 de Outubro, em Roma.A assinatura deste novo Tratado por Schroeder (Alemanha), Chirac (França), Blair...