País Basco francês

Mega-operação contra a ETA

Entre 16 e 21 pessoas foram detidas no domingo, 3, no decorrer de uma operação de grande envergadura que envolveu centena e meia de efectivos da polícia francesa e da guarda civil espanhola.
Mikel Albisu Iriarte, conhecido como «Mikel Antza», e a sua companheira, Soledad Iparaguirre, dita «Anboto», identificados como altos dirigentes da Organização separatista basca (ETA), foram presos na localidade francesa de Salis-de-Béarn.
Na operação, segundo o jornal basco Gara, terão sido também detidos figuras conhecidas, como o compositor e intérprete da canção basca, Peio Serbielle, e um ex-eleito local de Hendaia, Robert Arranbide.
O Ministério do Interior francês revelou que nas buscas feitas pela polícia foram apreendidas armas de guerra, documentação e importantes somas em dinheiro pertencentes à ETA.
As investigações que levaram também à descoberta de sete depósitos de armas e munições, incluindo 400 quilos de dinamite, temporizadores, mais de mil detonadores, pelo menos 40 mil cartuchos de calibre diverso, armas, granadas e lança-granadas.
Na terça-feira, as autoridades francesas anunciaram ter encontrado um míssil terra-ar num dos esconderijos da organização clandestina.
De acordo com dados do comité de apoio aos presos políticos bascos, Akatasuna, 704 pessoas estão encarceradas sob acusação de pertencerem à ETA, das quais 144 em território francês e as restantes nas prisões espanholas.


Mais artigos de: Europa

Ruptura social

Os holandeses quebraram o verniz saindo para a rua na maior manifestação das últimas duas décadas, contra as reformas sociais apresentadas pela coligação de direita.

CE aperta laço

A Comissão Europeia prorrogou o prazo de 12 de Outubro até ao final do ano para o governo espanhol apresente uma solução para os estaleiros navais do grupo estatal IZAR.

Milhares contra reformas de Schröder

O centro de Berlim foi palco, no sábado, do primeiro dia de uma acção de protesto que durou 48 horas contra a redução do subsídio de desemprego, o denominado pacote «Hartz IV».Os manifestantes, exigindo a demissão do chanceler e criticando o conjunto das reforma sociais incluídas na «Agenda 2000», desfilaram pelas ruas...

Responsáveis em julgamento

Dez meses após o escândalo financeiro na Parmalat, iniciou-se, na terça-feira em Milão, o julgamento de 29 pessoas, em que se contam os principais responsáveis do grupo agro-alimentar italiano, designadamente o fundador Calisto Tanzi, os antigos directores financeiros, membros do antigo conselho de administração e dos...

O «não» que lhes dói!

Os governos de direita «assumida» e os sociais-democratas (vulgo «socialistas») dos 25 países que integram a União Europeia preparam a assinatura de um novo Tratado – dito «constituição europeia» –, no próximo dia 29 de Outubro, em Roma.A assinatura deste novo Tratado por Schroeder (Alemanha), Chirac (França), Blair...