A «Central» da manipulação

Carlos Gonçalves
Um traço da situação actual – no rescaldo da crise política que resultou da recente derrota eleitoral da direita – é o peso ainda maior que, no domínio de classe imposto à democracia portuguesa, vem assumindo o «4º poder», tal qual existe – «complexo empresarial mediático» de grandes interesses, que decidem nos media dominantes e em áreas conexas de produção ideológica, marketing, publicidade e especáculo.
Em síntese, o seu objectivo são os «dividendos», os directos e os indirectos - que se repercutem nas inúmeras conexões dos interesses, no lobing e nos grandes negócios, a médio/longo prazo.
Um dos seus instrumentos mais evidentes é a emergência de «lideranças de plástico», feitas de encomenda pelo «4º poder», com suporte na telegenia, no telepopulismo e na sujeição «radical» da política ao especáculo mediático. Aqui e agora, os resultados são claros – os parceiros mediáticos S.Lopes, Primeiro Ministro, e J.Sócrates, vencedor pré-anunciado da luta pela liderança do PS.
E um novo passo significativo é a «Central de Informação» do Governo, esboçada antes da «remodelação» e agora em instalação pela mão do Ministro M.Sarmento.
São seus objectivos assumidos: «optmizar a recolha e tratamento da informação sobre o Executivo», «gerir os timings e conteúdos políticos e as estratégias de acção», «coordenar os gabinetes de imprensa dos ministérios» e «elaborar sondagens».
Trata-se portanto de fazer da «Central» o «Estado Maior» do governo. Claro que ao serviço dos seus interesses de classe, mas visando sempre a projecão de imagem, a mediatização e a manipulação dos timings, conteúdos e estratégias, numa «campanha permanente», cujo critério é o sucesso da mistificação produzida, em benefício de interesses pré-determinados, previsivelmente da próxima manobra de S.Lopes, como fez o «núcleo duro da Central» pela «carreira europeia» de D.Barroso.
O resto são tretas e mistificações. Não haverá qualquer poupança em o Governo contratar, provavelmente tão bem pagos como os «spin doctors» (doutores em manipulação) de P.Portas, uns vinte(!) especialistas duma empresa de marketing que, «por coincidência», tem bons contratos em áreas sob tutela de M.Sarmento e ligações às campanhas eleitorais da direita.
É com a derrota urgente deste Governo e da sua «Central» de manipulação que o país, os trabalhadores e o povo têm muito a ganhar.


Mais artigos de: Opinião

Alemanha – A luta continua

Há cerca de uma década e meia que se iniciou o processo que conduziu à anexação e liquidação da República Democrática da Alemanha. Parafraseando Marx, em termos históricos quinze anos é um espaço de tempo relactivamente curto, cerca de um dia e meio de vivência da humanidade. Mas, a experiência vivida desde então pelo...

Carlos Paredes, o PCP e os intelectuais

Lembro-me de Carlos Paredes com admiração e amizade. Trabalhei com ele após o 25 de Abril no Sector Intelectual de Lisboa onde se organizavam muitos de destacados nomes da arte e da cultura portuguesa, como era o caso de Carlos Paredes, membro do PCP desde 1958.

Acto de caridade

Ouvidos pelo «Público» (6/8) num inquérito sobre seis assuntos, os três candidatos à liderança do PS, em sinal dos tempos ou das tácticas, brindaram-nos com certas reservas aos processos de privatização.De facto, João Soares sublinhou que o Estado «não pode prescindir de alguns sectores que são estratégicos, que têm que...

O reino da felicidade

Eis que Agosto se cobre de nuvens e logo os acidentes disparam nas estradas escorregadias. Em dia de trabalho, não sabe mal esta baixa de temperatura a sugerir uma frescura que afinal não há. O ar está pesado e, à entrada da cidade, o fedor de uma ETAR ensombra o começo do dia. Mas que raio de ideia terem colocado uma...

De todas as lutas

Na Festa do Portugal de Abril, milhares de mulheres, homens e jovens de todas as regiões, crenças, credos e convicções religiosas e políticas progressistas de esquerda dão um pouco do seu tempo livre – alguns, parte das suas férias – para contribuírem, com o seu empenho, para uma realização política e cultural sem...