Australianos querem investigação sobre Guantanamo

Os partidos da oposição da Austrália exigiram ao Governo, na quinta-feira, que investigue se os dois cidadãos australianos detidos pelo exército norte-americano na base de Guantanamo são vítimas de abusos e humilhações.
Este pedido surge no seguimento da publicação de um documento elaborado pelos advogados de três ex-detidos britânicos que referem que os australianos sofrem precárias condições mentais e físicas na base americana.
De acordo com o texto, um dos detidos, Mamdouh Habib, «sangrava pelo nariz, boca e orelhas enquanto dormia» e encontra-se num estado mental muito frágil. Apesar disso, os responsáveis pelos interrogatórios negam-lhe o direito de receber ajuda médica. Habib, taxista em Sidney, foi preso no Paquistão em Outubro de 2001, onde afirma ter apenas procurado uma escola islâmica para os filhos. Actualmente ainda não foi acusado de nenhum crime.
O advogado de Habib na Austrália, Stephen Hopper, acusou Canberra de comportar-se «como o governo nazi». Garantindo que as repetidas denúncias sobre violações de direitos humanos por parte das autoridades americanos em Guantanamo não se baseiam em factos inventados pelos detidos, Hooper lembra que as informações procedem de fontes muito diversas e de ex-detidos de países e idiomas diferentes, sendo por isso é impossível que estes inventassem algo comum.


Mais artigos de: Internacional

EUA concentram tropas no Iraque

Enquanto os confrontos no Iraque prosseguem e o número de mortos aumenta, os EUA aumentaram o orçamento para a Defesa e transferiram equipamento da Coreia do Sul.

Venezuelanos apoiam Chávez

A uma semana do referendo, os venezuelanos manifestaram o seu apoio a Hugo Chávez e à revolução bolivariana. As sondagens dão a vitória ao presidente.

Investigação a Pinochet em perigo

Um grupo de advogados chilenos entregou um apelo ao presidente Ricardo Lagos para não permitir a paralisação das investigações sobre as contas bancárias de Augusto Pinochet, como foi pedido pela Corte Suprema. Este órgão pretende utilizar o recurso judicial do reordenamento para que o juiz encarregue do caso se concentre...

Porto-riquenhos detidos por visitarem Cuba

Mais de 70 cidadãos de Porto Rico foram presos quando regressavam ao país após uma visita a Cuba. A detenção insere-se na restrição imposta pelos Estados Unidos aos cidadãos norte-americanos e cubanos radicados nos EUA que visitem a ilha, sendo alargada aos porto-riquenhos por o país possuir o estatuto de Estado Livre...

Dois e dois são quatro?

É sabido que as estatísticas não deviam dar para tudo, mas dão quando falta seriedade a quem as trata. Hoje apresentamos dois casos de manipulação de números, quando – pobres deles! – caem nas mãos de gente sem escrúpulos. No primeiro, a manipulação é feita por quem está no governo, no segundo por quem quer estar.Peru:...

Presos palestinianos em greve da fome

Cerca de 4 mil palestinianos presos em Israel iniciaram uma greve da fome, na sexta-feira, em protesto contra as condições em que se encontram detidos e o «pouco zelo» da Autoridade Palestiniana em obter a sua libertação. Destes, 600 presos foram condenados a prisão perpétua. Existem 7500 palestinianos detidos em Israel.