PC da Boémia e Morávia realiza congresso

Realizou-se nos passados dias 15 e 16 de Maio, na cidade de Ceské Budejocvice, na República Checa, o VI Congresso do Partido Comunista da Boémia e Morávia (PCBM).
Cerca de três centenas e meia de delegados reuniram-se para discutir e aprovar a resolução política, o novo projecto de estatutos, a constituição do Comité Central e confirmar Miroslav Grebenicek como presidente do partido que, desta forma, se mantém na liderança do PCBM.
A reunião magna dos comunistas checos teve lugar no contexto da adesão daquele país à UE, tendo as eleições para o Parlamento Europeu (PE), no próximo dia 13 de Junho, pesado significativamente no decurso dos trabalhos.
Fazer corresponder a eleição de deputados para o PE à força e influência social do PCBM é um dos principais objectivos imediatos, sucesso para o qual poderá contribuir a forte expressão eleitoral dos comunistas ao nível legislativo e local.
Combater a política de privatizações do governo e a alienação do património de direitos dos trabalhadores checos é outra das linhas de orientação aprovadas pelos congressistas, os quais condenaram com igual veemência as vias da guerra imperialista, do militarismo e do terrorismo que ensombram a conjuntura internacional.
Entre as 37 delegações de todos os continentes presentes no Congresso do PCBM esteve o PCP, que se fez representar por Jorge Cordeiro, membro da Comissão Política e do Secretariado do Partido.


Mais artigos de: Internacional

Massacre de Rafah

Enquanto Ariel Sharon encena a retirada da Faixa de Gaza a coberto de um plano apresentado ao governo que lidera, o exército israelita bombardeou uma manifestação pacífica matando pelo menos 24 pessoas.

Ocupação vai continuar

A resolução aprovada no Conselho de Segurança da ONU prevê a transferência de poder em Junho mas, na prática, legitima a ocupação militar do Iraque.

Senadores contra embargo

Um grupo de senadores, democratas e republicanos, dos EUA, apresentaram, quinta-feira da semana passada, dia em que se assinalou o aniversário da independência de Cuba, um projecto de lei que visava o levantamento do embargo económico à ilha, imposto pelos norte-americanos em 1960.A proposta tinha igualmente em conta o...

Povo contesta ALCA e TLC

Milhares de pessoas saíram à rua na cidade de Cartagena, na Colômbia, quinta-feira da semana passada, para contestar o Tratado de Livre Comércio (TLC) entre os EUA e os governos da Colômbia, Equador e Peru.O protesto fechou o Encontro Andino de Organizações Sociais contra o TLC e a ALCA, que decorreu nos dias 16 e 17 em...

«Paracos» colombianos na Venezuela

Numa propriedade rural situada na periferia de Caracas foram detidas várias dezenas de paramilitares colombianos – «paracos»– contratados para realizar actos terroristas, entre eles o assassínio de Hugo Chávez. A herdade pertence ao cubano-venezuelano Robert Alonso, anticastrista ligado aos gusanos de Miami, e um dos...