Senadores contra embargo

Um grupo de senadores, democratas e republicanos, dos EUA, apresentaram, quinta-feira da semana passada, dia em que se assinalou o aniversário da independência de Cuba, um projecto de lei que visava o levantamento do embargo económico à ilha, imposto pelos norte-americanos em 1960.
A proposta tinha igualmente em conta o fim das restrições às viagens a Cuba, motivo pelo qual muitos cidadãos norte-americanos têm sido multados ou ameaçados com pena de prisão.
O endurecimento das medidas contra Cuba, recente aprovadas pela administração Bush, também mereceu fortes críticas da parte dos senadores, que realizaram uma conferência de imprensa para denunciar as consequências nefastas das medidas aplicadas.
No encontro com os jornalistas os senadores apresentaram ainda dois médicos americanos multados por terem distribuído medicamentos na ilha e um paraplégico impedido, pelos EUA, de se deslocar a Cuba para realizar um programa desportivo para pessoas incapacitadas.


Mais artigos de: Internacional

Massacre de Rafah

Enquanto Ariel Sharon encena a retirada da Faixa de Gaza a coberto de um plano apresentado ao governo que lidera, o exército israelita bombardeou uma manifestação pacífica matando pelo menos 24 pessoas.

Ocupação vai continuar

A resolução aprovada no Conselho de Segurança da ONU prevê a transferência de poder em Junho mas, na prática, legitima a ocupação militar do Iraque.

Povo contesta ALCA e TLC

Milhares de pessoas saíram à rua na cidade de Cartagena, na Colômbia, quinta-feira da semana passada, para contestar o Tratado de Livre Comércio (TLC) entre os EUA e os governos da Colômbia, Equador e Peru.O protesto fechou o Encontro Andino de Organizações Sociais contra o TLC e a ALCA, que decorreu nos dias 16 e 17 em...

PC da Boémia e Morávia realiza congresso

Realizou-se nos passados dias 15 e 16 de Maio, na cidade de Ceské Budejocvice, na República Checa, o VI Congresso do Partido Comunista da Boémia e Morávia (PCBM).Cerca de três centenas e meia de delegados reuniram-se para discutir e aprovar a resolução política, o novo projecto de estatutos, a constituição do Comité...

«Paracos» colombianos na Venezuela

Numa propriedade rural situada na periferia de Caracas foram detidas várias dezenas de paramilitares colombianos – «paracos»– contratados para realizar actos terroristas, entre eles o assassínio de Hugo Chávez. A herdade pertence ao cubano-venezuelano Robert Alonso, anticastrista ligado aos gusanos de Miami, e um dos...