Protesto na RTP
No dia da inauguração oficial das novas instalações, em Chelas, os trabalhadores da Rádio e Televisão de Portugal vão realizar um protesto público, ao qual se apresentarão vestidos de luto.
A decisão foi tomada em plenário geral, no dia 17, onde foi analisado o processo de revisão do Acordo de Empresa. O plenário – refere um comunicado do Sindicato dos Jornalistas, uma das estruturas presentes na reunião – considerou que se impõem formas de luta para forçar a RTP a iniciar as negociações.
Além do protesto público de 31 de Março, junto às novas instalações da estação televisiva, os trabalhadores resolveram também não comparecer à festa de pré-inauguração, marcada para este sábado, dia 15. Vão ainda elaborar um abaixo-assinado que dê conta das razões da luta e estabeleça um prazo para que comecem as reuniões com a administração.
Ameaçados com o encerramento, os trabalhadores decidiram, em plenário no dia 18, dar início a uma greve por tempo indeterminado e ocupar as instalações.
Os 183 delegados ao 8.º Congresso da Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública analisaram em profundidade os problemas vividos no sector.
Seja numa manifestação de toda a Administração Pública, seja numa greve em período de exames, os cerca de 900 delegados ao Congresso Nacional dos Professores afirmaram a disponibilidade para a luta por outra política.
Para amanhã, no Porto, e terça-feira, em Lisboa, estão convocados plenários gerais de trabalhadores da Portugal Telecom. A sua realização foi decidida numa reunião da CT e de doze organizações sindicais, que no dia 17 emitiram um comunicado conjunto exigindo que a empresa garanta, no plano de saída de efectivos de 2004,...
Os trabalhadores da Metalsines aprovaram, em plenário de dia 18, uma declaração de greve para o próximo dia 29, a partir das 14 horas.Com salários em atraso desde Fevereiro, responsabilizaram a administração da empresa e o BANIF pela situação. Segundo uma nota do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e...
À espera de indemnização desde a falência da empresa, em 1999, cerca de cem trabalhadores da Casa Hipólito, sediada em Torres Vedras, enviaram para tribunal uma moção que apela à banca para não receber as verbas da venda dos bens móveis da empresa – carros e maquinaria - antes do pagamento dos salários em atraso.O...
A Lista A, unitária, recolheu a maioria dos votos, nas eleições de dia 17, para a Comissão de Trabalhadores da Soflusa. Dos 234 funcionários com direito de voto, foram às urnas 130; 64 votaram na Lista A, que elegeu 3 membros da CT, e 52 escolheram a Lista B, que fica com 2 lugares na estrutura. Em nota enviada à nossa...