«Lusitânea» em Almada

A comemorar 10 anos, a companhia Teatro Extremo estreia sábado, em Almada, «Lusitânea», terceira peça de uma penteologia dedicada à História de Portugal, que aborda a escravatura, o poder, o sexo e o amor no feminino.
Criação colectiva para cinco actrizes, com excertos de textos de Aristófanes, Catulo, Brecht e Fernando Pessoas, «Lusitânea» é um policial cómico rocambolesco que começa numa grande cidade como Nova Iorque, onde um grupo de mulheres da «socialite» se perde em frivolidades numa festa espera uma parapsicóloga.
Uma cantora lírica, uma política, uma lojista de modas, uma promotora de eventos e uma artista de TV, acabam, ao consultar o oráculo, por reencarnar o papel de escravas na «villa» romana de Conímbriga.
Já na actualidade, Fernanda, Carolina, Wanda, Maria de Fátima e Sandra, sequiosas de dinheiro, disputam entre si uma herança que, afinal, terão de partilhar com a sua parapsicóloga.
«Lusitânea» é a terceira do conjunto de cinco peças «Sem Rei nem Roque» que conta, sempre num registo cómico e numa relação com o presente, passagens da história de Portugal a partir de figuras anónimas do povo.


Mais artigos de: Nacional

Agricultura em crise

Agricultores e criadores de gado do distrito de Viseu entregaram, quarta-feira, ao presidente da Assembleia da República, uma petição pela reabertura do Matadouro da região.

Uma só voz no Alentejo

Os presidentes comunistas das câmaras municipais de Sines, Santiago do Cacém e Alcácer do Sal defendem a criação de uma Grande Área Metropolitana do Alentejo, envolvendo os 47 concelhos da região.

Educação em discussão nos Açores

A CDU de Santa Maria reuniu, na passada semana, com a Associação de Jovens da Ilha de Santa Maria (AJISM) e com a Associação de Estudantes da Escola Básica Integrada, aquando da deslocação de Lurdes Branco, membro do Concelho Regional do PCP e responsável pela acompanhamento da ilha.As reuniões foram pedidas no âmbito do...

Ex-emigrantes apresentam queixa

A Associação de Reencontro dos Emigrantes entregou, sexta-feira, uma queixa ao Provedor da Justiça por continuar por resolver a questão do acesso dos cerca de seis mil ex-emigrantes na Suíça ao Sistema Nacional de Saúde (SNS).Recorde-se que na semana anterior, a ARE entregou uma reclamação no Ministério da Saúde, onde...

Um ano depois do início da guerra

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) exigiu, sexta-feira, a verdade por parte do Governo em matéria de segurança e considerou que a preocupação existente em Portugal quanto a eventuais atentados resulta do apoio português à guerra no Iraque.«Se Portugal não tivesse estado envolvido na guerra do Iraque certamente o...

Faltam máscaras de oxigénio

Os Bombeiros de Setúbal e Palmela acusaram, este mês, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de não fazer a reposição de máscaras de oxigénio para as ambulâncias atribuídas às duas corporações desde Maio de 2003.Segundo o comandante dos Bombeiros Sapadores de Setúbal, Mário Macedo, «a Câmara Municipal tem-se...