Um ano depois do início da guerra

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) exigiu, sexta-feira, a verdade por parte do Governo em matéria de segurança e considerou que a preocupação existente em Portugal quanto a eventuais atentados resulta do apoio português à guerra no Iraque.
«Se Portugal não tivesse estado envolvido na guerra do Iraque certamente o nosso grau de preocupação não seria tão elevado, especialmente depois do que aconteceu em Madrid, no dia 11 de Março», lê-se no comunicado do PEV, após uma reunião com o presidente da República.
O documento dos ecologistas reafirma ainda «que o combate ao terrorismo não se faz com mais belicismo e com mais violência, mas sim com combate às suas causas, a miséria, a opressão, a discriminação, e pela via inteligente do diálogo e da diplomacia».
Durante o encontro, a deputada Heloísa Apolónia comunicou a Jorge Sampaio que a cultura de segurança, necessária em Portugal, só se pode transmitir e concretizar por via da verdade.
«Aos portugueses foi dito que a cimeira dos Açores era uma oportunidade para a paz, afinal era uma declaração de guerra», acusam, sublinhando a importância de adoptar medidas de segurança, «não apenas nos grandes eventos, mas também na vida quotidiana dos cidadãos, nomeadamente em locais de grande concentração de pessoas, mas assegurando seriamente o limite e a defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos».


Mais artigos de: Nacional

Agricultura em crise

Agricultores e criadores de gado do distrito de Viseu entregaram, quarta-feira, ao presidente da Assembleia da República, uma petição pela reabertura do Matadouro da região.

Uma só voz no Alentejo

Os presidentes comunistas das câmaras municipais de Sines, Santiago do Cacém e Alcácer do Sal defendem a criação de uma Grande Área Metropolitana do Alentejo, envolvendo os 47 concelhos da região.

Educação em discussão nos Açores

A CDU de Santa Maria reuniu, na passada semana, com a Associação de Jovens da Ilha de Santa Maria (AJISM) e com a Associação de Estudantes da Escola Básica Integrada, aquando da deslocação de Lurdes Branco, membro do Concelho Regional do PCP e responsável pela acompanhamento da ilha.As reuniões foram pedidas no âmbito do...

Ex-emigrantes apresentam queixa

A Associação de Reencontro dos Emigrantes entregou, sexta-feira, uma queixa ao Provedor da Justiça por continuar por resolver a questão do acesso dos cerca de seis mil ex-emigrantes na Suíça ao Sistema Nacional de Saúde (SNS).Recorde-se que na semana anterior, a ARE entregou uma reclamação no Ministério da Saúde, onde...

Faltam máscaras de oxigénio

Os Bombeiros de Setúbal e Palmela acusaram, este mês, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de não fazer a reposição de máscaras de oxigénio para as ambulâncias atribuídas às duas corporações desde Maio de 2003.Segundo o comandante dos Bombeiros Sapadores de Setúbal, Mário Macedo, «a Câmara Municipal tem-se...

«Lusitânea» em Almada

A comemorar 10 anos, a companhia Teatro Extremo estreia sábado, em Almada, «Lusitânea», terceira peça de uma penteologia dedicada à História de Portugal, que aborda a escravatura, o poder, o sexo e o amor no feminino. Criação colectiva para cinco actrizes, com excertos de textos de Aristófanes, Catulo, Brecht e Fernando...